quinta-feira, 23 de agosto de 2012

o Trivial e sempre conhecido pao com chouriço


Bom dia, boa tarde ou boa noite, dependendo do fuso horário a que estejam a ler o meu post eheheheh... sabem que isto do fuso horário da-me que pensar e muito, eu quando viajo nem que seja até ali á vizinha Espanha (eu moro a pouco mais de 1h da fronteira com Espanha, portanto para mim fica ja ali ao lado) tenho que adiantar o relógio 1h, quando viajamos para países onde se tem que adiantar ou atrasar ainda mais eu fico completamente perdida nos primeiros dias, sofro imenso com o fuso horário!! Minhas queridas amigas desse lado do atlântico eu so vou viajar até aí quando o fuso que nos separa for de 2h ok??? ehehheheheh

 Adiante..

Sabem uma coisa que eu gostava de vos pedir?? Eu sigo um blog Brasileiro (nao sigo 1 sigo varios blogs brasileiros ehehehehehe) que é o:


 da Camila, e ela anda muito desgostosa porque tem poucos seguidores, entao, que tal irmos passar pelo blog da Camila??? Ela é uma Brasileirinha muito simpatica, o blog dela trata de varias temas mas o principal é a culinaria, e tem receitas muito boas, 
 vale mesmo a pena conferirem, e nao custa nada darem um click no linck e passarem lá!!! Amiguinhas desse lado de lá do Oceano, entao??? Vamos lá visitar a nossa vizinha ok??? Eu sei que poderia ter feito as coisas de outra forma, poderia ter feito uma receita da Camila e apresentar o blog, mas eu ando completamente sem tempo para nada, as minhas receitas para postar estao a acabar, pois tenho tido a familia cá e temos ido comer com eles.  Espero que para a semana as coisas ja retornem mais ou menos ao normal!!!
Eu nao ganho nada ao divulgar outros blogs, mas sinceramente quando eu começei nesta vidinha de blogar, (no meu antigo blog) tb tive uma pessoa que me deu uma força enorme e me ajudou divulgando o meu pequeno cantinho no blog dela, foi a Rita do blog "Bem Bons", ainda hoje lhe estou agradecida por isso, portanto nao custa nada retribuir a simpatia ajudando da mesma forma que eu tb ja fui ajudada!!!!

A receita de hoje sinceramente é a coisa mais basica e que todas vcs sabem fazer de olhos fechados, mas eu vou continuar a postar as minhas receitas basicas e do dia a dia, pois é sem duvida o que continuo a fazer aqui em casa. Os meus filhos continuam de ferias (quando chegar ao fim das minhas eu vou precisar de ferias novamente mas sem filhotes em casa, mesmo para descansar a minha cabeça eheheheehh), e os lanches tem dias em que eles gostam de variar e pedem coisas diferentes, pois o banal iogurte, o banal sumito com o paozinho com manteiga ou outra coisa ao gosto deles, os biscoitos ou as bolachas chegam a enjoar e entao lá vem uma pedinchisse e a mae claro lá vai encostar a "pança" no fogao e mimar mais um cadito os filhotes.
Houve um dia em que eles queriam porque queriam que eu lhes trouxesse da pastelaria do tio deles (eu tenho um cunhado que tem uma pastelaria aqui na minha terra) pao com chouriço, e eu disse-lhes que nao, pohhhh ralharam e barafustaram comigo, mas eu levei a minha vontade adiante, disse nao e foi nao até ao fim...
 Quando cheguei a casa meti as maos na massa:

-Que vais fazer mae??

-Vou amassar pao de mistura!

-Haaaaaaaaaa, vais fazer pao com chouriço
-Nao vou nao, eu ja vos disse que nao ha pao com chouriço!

-Ora mae, va lá!!

-Para onde?

-Nao te faças de espertinha, sabes bem que nao queremos que vas para lado nenhum, queremos pao com chouriço!

-Nao!

-Quem manda???

_ahahahahah, essa tinha muita graça, sou eu!! Sou vossa mae, exijo respeito, e acima de tudo sou mais velha e ja tenho muitos cabelos brancos!

-Sem dramas mae, ainda andas aí para as curvas!

-Vao mas é ver bonecos ou jogar PSP ou jogar computador, ou fazer uma copia, ou umas contas, ou estudar ingles ou...

-Estamos de ferias!!

-Eu tb, desamparem a loja, bora!!!!

Foram embora para a sala ver tv... mas depois desta conversa toda e do meu nao bem redondo (eles quando me pediram o pao com chouriço eu ja sabia que ia fazer em casa , mas como mazinha que eu sou fi-los sofrer ehehehehe), valeu a pena ver os olhinhos deles a brilharem e as carinhas de satisfaçao quando virao o pao com chouriço a chegar á mesa na hora do lanche!!!

Entao, bora la comigo para a cozinha amassar um pao que levou chouriço e ficou uma delicia que só!!!

Eu ja amasso o pao, um pouco a olhometro, mas vamos lá ver mais ou menos as quantidades:

*100 gr de farinha de milho
*50 gr de farinha de centeio
*50 gr de farinha de soja
*50 gr de flocos de aveia
*50 gr de ciabatta (farinha do lidl)
*500 gr de farinha de trigo
*agua tepida
*1 saqueta de fermento (usei fermipan)
*1 pitada de sal.

Numa gamela (eheheheh bacia de madeira, ja tenho uma ehehheh), misturei as farinhas todas, adicionei o fermento e misturei tudo muito bem, adicionei o sal e fui aos pouco adicionando a agua até que obtive uma massa homegenea, bati bem a massa para que os grumos desaparecessem e coloquei num local quente (nesta altura do ano nao é dificil) deixei que levedasse.

Enquanto isso deitei o fogo ao forno de lenha e deixei que aquecesse bem.

Tendi pequenas bolinhas que depois abri em forma de retangulo e recheei com chouriçao e queijo, fiz uma torta (rocambole) com elas e deixei que voltassem a levedar por mais ou menos meia hora ja nos tabuleiros forrados com papel vegetal!

Na hora de ir para o forno fiz-lhes uns cortes por cima com a tesoura e levei ao forno bem quente cerca de 15-20 minutos, nos electricos deve demorar um pouco mais.

Depois foi so servir e ver as carinhas maravilhadas dos meus filhos a comerem paozinho atras de paozinho.



O chouriço nao é uma comida nada saudavel, e eu tentei minimizar os maleficios usando varias misturas de fibras (farinhas), mas mesmo assim só muito de vez em quando esta receita poderá ser repetida!!!!

Espero que gostem!!

Beijocas


22 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Olá Margarida,
De ambos os lados terror psicológico, é por o pão valer a pena, é lindo e delicioso, é uma boa receita, ótima sugestão.
Já visitei o blog da Camila.
Beijo,
Vânia

Flávio Mesquita disse...

que aspecto, não um bocado para mim? rsrsr

Miminhos da Mito disse...

Olá

Eu adorei a tua receita e o que é bom pão com chouriço e para mais feito em forno de lenha aiiiiii querida margarida matas-me :)
Já passei la no blog dela e fiz me seguidora , a tua atitude é linda és uma querida :D

Bjs

Kati Monteiro disse...

Margarida, querida,
acredito que não é saudável se a gente só comer chouriço todos os dias. Uma vez ou outra não tem mal nenhum. Eu adorei estes pãezinhos...
Beijos

Paula Vieira disse...

Têm tão bom aspeto.
Tadinhos dos meninos, criança sofre...

Beijoca

Paula

A arte em ser mulher disse...

Amiga obrigado pelo carinho de sempre, pelas visitas, pelas palavras e por esse post tão lindo.
Eu nem me preocupo com tantas visitas assim no blog, porque as poucas visitas que recebo incluindo você me deixam imensamente feliz.
Esse pão está com um aspecto ótimo parece que ficou muito macio, eu só consigo fazer pão pela MFP (máquina de fazer pão) mas que sabe um dia eu me arrisco a fazer como vc assim na mão.
Abraços sempre.

Simplesmente Martha disse...

humm que deliciaaa amei a receita beijos

Mayara disse...

Margarida, obrigada pelas palavras. Obrigada pela simpatia de me emprestar os moldes. Nesse fim de semana, eu estarei um pouquinho longe de Lisboa, estarei em casa da minha mãe, que mora no Carregado. Mas até lá te falo alguma coisa tá??

Adoro pão com chouriço, mas tem que ser quentinho, acabadinho de fazer. Beijos

Papoila disse...

Ola. Vim retribuir a visita e fique fascinada. Já te sigo e voltarei muitas vezes. Obrigado por tão boas ideias. Bjs

Cris disse...

Mariana ... Estou aqui a salivar ... :D um pão com chouriço cai sempre tãooooo bemmm :P
Por acaso qd faço não uso farinha de milho , mas da proxima vou por!!!
Qto à ajuda , vou já espreitar :))

Beijocas bem docinhas para ti amiga ;))

Sabor no Prato disse...

Olá Margarida! Esta sua receita com certeza é deliciosa :)

Abraços, Fabiana.

Érica disse...

Adorei a receitinha, me parece ótima, e vou lá conhecer o blog que você indicou.
bjs

Joana disse...

Óptimo :)
E que bem que sabiam na queima das fitas no fim de uma noite!
Certamente que caseirinhos ainda sabem meLHOR :)
Um beijinho

luci disse...

Margarida que delícia fiquei com muita vontade de experimentar o pão ,já fui até pesquisar o que é chouriço,já anotei a receita beijos

Ana Claudia disse...

Amiga, esse pão tão nutritivo é até perdoado pelo chouriço...hehehe..imagino a carinha dos 2 de alegria de ver que a minha tinha feito o gosto!!!
hehehe
beijinhos
Aninha

Fofura de Cupcake & Cia disse...

Oi Margarida *-*
Hmm, parece estar delicioso.. está lindo *-*
haha, 2beijos e um ótimo dia ^^

Josy disse...

Amiga adoro quando voce coloca aqui a conversa que vc tem com seus pequenitos, é muito engraçado, eles te dobram facinho. O que não fazemos por esses pimpolhos não é? L[ogico que eles gostaram da surpresa, ficou um pão boniot e muito fofo. Gostei muito. E vc como sempre ajudando sempre as pessoas que estão iniciando, tens um coração de ouro, porisso que todas nós gostamos muito de ti, vou la prestigiar a Camila.
Também estou com saudades das nossas prosas,cansei de ir no msn e vc nunca esta on line ora bolas...Beijinhos

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,eu amo pão e esses estão divinos,Bjs Rosinha

já passei lá na Cris

Claudia e Brigida disse...

Ficou delicioso,um pão com chouriço cai sempre bem.
Beijinhos!
Brigida e Cláudia

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Olá Margarida!!! tenho que te dizer que me delicio a ler os teus textos!! farto-me de rir e sorrir :) e claro está este pão com chouriço chama por mim!!! faz-me lembrar os meus 20 anos (ainda só tenho 28 lol) em que depois da borga o pão com chouriço era o manjar indispensável!!

beijinhos

Andréa disse...

Amiguinha,
hoje o meu dia foi curto e corrido mas não poderia deixar de
passar por aqui, o seu pão ficou super apetitoso, a sua família passa
bem com suas delícias e ñ podem reclamar.

Beijinhos ♥

Cozinha de Mulher disse...

Boa noite minha amiga... Ufa!Ufa!! Mil vezes Ufa!!
Demorei mas enfim consegui chegar!! rsr
Imagino essa prosa entre você e os meninos.. deve ser uma graça rssr
Nossos filhotes nos dobram fácil né amiga?
Como resistir a esses olhinhos pidões? rrs
Essa delícia deve ter ganhado muitos "Hummmmm" por aí né?
Adorei

Que lindo amiga.. que coraçãozinho mais fofo..
Já fui correndo lá visitar a Camila..
O cantinho dela é mesmo lindo..
Por isso é assim tão querida.. porque és uma pessoa maravilhosa..

Beijokas grandes..
Sheila