sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Jardineira de frango e maçã/frango assado no forno


Bom dia, boa tarde ou boa noite gente linda!!!

Hoje é o 5º dia, faltam precisamente 360 dias para o desafio terminar. 

Ontem fomos sair de tarde, fomos até Viseu ehehehe, a cidade das mil rotundas, apanhamos rotundas atras de rotundas. Nesta altura do ano costuma lá haver uma feira que é a Feira de S.Mateus e todos os anos é costume lá darmos uma voltita, e este ano nao foi exceçao... E querem saber uma coisas??? Portei-me super bem... pois sempre costumamos trazer um montao de farturas, este ano nem umazinha deixei comprar ( o marido veio aguado  ehehehehh) a unica coisa que eu confesso que pequei (mas tb so como uma vez no ano) foi com um sorbett daqueles que estao dentro de uma maquina, eu creio que é nos Açores que existe uma sorveteria com um montao dessas maquinas 
 que faz um enorme sucesso, e sao os unicos que me conseguem tirar do serio, nao entendo pq, mas aqueles gelados têm um sabor especial... confesso que nao sei o que é!!!

Ora bem... Adiante que se faz tarde, hoje trago uma jardineira... Pohhhh, pensam vcs, que tem de mais uma jardineira??? Nada... eu sei... mas vamos lá entao á receita:
1 bife (filé) de frango com cerca de 100-120gr, 1 cebola, rodelas de courgette (abobrinha), 3 tiras de pimento, 1 tomate, 1 raminho de salsa, 1 mãça, 1 colher de sopa de creme vegetal liquido Becel, 1 pitada de sal, 1 folha de louro, 3 dentes de alho.
Corta-se o bife de frango em tirinhas. Corta-se a cebola em meia lua, laminam-se os alhos, pica-se a salsa bem fininha, adiciona-se o pimento em quadradinhos bem como o tomate, as rodelas de courgette, a folha de louro, a maçã descascada, sem caroços e partida em pedaços pequenos, tempera-se com sal e o creme vegetal. leva-se ao lume até estar cozido, retificamdo-se os temperos se necessário, uma excelente refeiçao, com poucas calorias e que fica muito boa.

Laranja com canela


Como substitui os doces?? Tem dias que como simplesmente uma peça de fruta, tem dias que guardo a peça de fruta para comer a outra hora.. Mas naqueles dias em que marido e filhos comem gelados, porque nao tb uma sobremesa com algum requinte para nós? Vi esta ideia no blog da "Papoila", nao conhecem? Vale a pena a vossa visita ao "Come, Bebe, Sorri e Ama"



Uma laranja cortada em fatias, polvilhada com canela, sabe mesmo bem !


E fica visualmente apetitosa, para quem como eu gosta do sabor a canela, satisfaz tanto como um gelado, mas é mais benéfica para a nossa saúde!




Frango assado no forno

 A minha sogra deu-me um frango caseiro, e eu deixei-o a descongelar, este frango deu para 2 refeiçoes de 4 pessoas, se para mim fiz a jardineira de maçã, para os restantes tive que assar um franguinho no forno, que eles comeram e devoraram com o excesso de gordura das batatas fritas (ainda nao sei como vou tirar esse malfadado habito aqui de casa, mas vou ter que arranjar alternativas), sorte que o frango tb foi feito de uma forma saudavel e a gordura que ele apresenta é  natural.


Entao fiz assim: Num pirex, temperei o frango com 3 dentes de alho laminados, 1 cebola em meia lua, 1 tomate, 1 ramo de cheiro verde, 1 pitada de sal, 3 tiras de pimento, 1 fio de azeite, mexi tudo muito bem e levei ao forno onde virava e regava  com  o proprio molho de vez em quando! Deixei que assasse e fica-se bem coradinho!

Espero que gostem das sugestoes!!

Beijocas

30 comentários:

Kati Monteiro disse...

Oi Margarida!
Esta jardineira de legumes parece bem prática e gostosa. Vou testar qualquer dia desses.
Para substituir as batatas fritas, você já testou batatas temperadas no forno?
Beijos

Guloso e Saudável disse...

Olá Margarida,
Gostei de todas as receitas a jardineira de frango e maçã, as rodelas de laranja com canela, ambas muito interessantes, light embora o frango assado também é igualmente delicioso, acompanhado de batatas fritas no forno e salada.
Beijo, bom final de semana,
Vânia

B. V. disse...

Pois resistir aquilo que mais gostamos é difícil.
Quanto as batatas, experimenta, assa -las em palitos em vez de fritar, e para dar o sabor do óleo da batata frita, podes pincelar a batatas antes de assar com um pouco de óleo ( só um pouco mesmo, para dar um pouco de sabor)
Pode ser que gostem e é mais saudável.
beijo

Papoila disse...

Ola. Fico muito contente por gostares das minhas sugestões. Diz lá que essa laranja não fica incrivel com a canela? Essa jardinheira de frango e vegetais está um espanto. Adorei. Bom fim semana. Bjs

Andréa disse...

Querida Margarida,
eu gosto muito de feiras principalmente feiras que tem produtos artesanais.
Laranja com canela é novidade p/ mim gostei da sugestão.
Todas as recitas estão perfeitas!

Bom final de semana!
bjs ♥

Cozinha de Mulher disse...

Bom dia minha amiga linda..
Quantas receitas deliciosas...
Hummm amei a ideia da laranja com canela.. o sabor deve ser delicioso... adoro laranja.. e também canela.. então.. acho que vou amar a dica..
Quanto a esse franguinho... eita que o trem ficou lindo demais menina...
Eita.. eita.. eita..
Amei..
Já imaginei essa coxa aí com um tiquinho de arros.. uma saladinha.. eita que me fartava amiga rrsr

Um beijo carinhoso e uma sexta-feira daquelas lindas... lindas..
Beijokas
Sheila

luci disse...

Só tem comida gostosa que delícia adorei a laranja com canela,bom final de semana beijos

arte da sadhia disse...

hummmm amiga que delicia é essa ..amei ..esta sempred e parabens amiga ..queria ser sua vizinha ..ia comer todos os dias aí kkkkkk b jokas

Mãos de prata disse...

Margarida: estás a ser uma verdadeira fonte de inspiração com estas receitas alternativas,mais saudáveis e menos calóricas. Admiro a tua força de vontade,amiga. A minha anda "pelas ruas da amargura",eheh.
Bjs
Márcia

são33 disse...

UMA BELA JARDINEIRA HÁ MUITO QUE NÃO FAÇO.
ADORO FRANGO E O TEU FICOU UMA DELICIA.
BOM FIM DE SEMANA
´BJS

Cozinha de Mulher disse...

Eita Margarida.. era pra eu te homenagear hoje lá no meu cantinho... mas acabou que eu me emocionei ao ler seu comentário e quem se sentiu homenageada fui eu..
Fiquei sem palavras na hora..
Obrigada viu amiga... pelo carinho lindo que sempre tens por mim..
Você é uma pessoa muito querida que tem um cantinho especial aqui no meu coração..
Beijokas
Sheila

Mayara disse...

Magui, boa tarde. Vou te chamar assim tá? Viseu e qse terra do marido. Ele é de São Pedro do Sul, e qdo vamos a terra, passamos sempre por Viseu. E não posso deixar de visitar o Palácio do Gelo, há lá uns brigadeiros de me matar. Nunca fui na feira, mas marido já me falou muito dela. Adoro laranjas, mas com groselhas. Eu estou numa vida nada saudável, mas pronto. rs.. Receitinhas bem gostosas as que vc trouxe hoje. São receitas que eu ainda não tenho prática na cozinha para fazer, mas um dia chego lá. Beijos e bom findi.

A arte em ser mulher disse...

Oi amiga!
O peixe assado do post anterior ficou divino.
E gostei muito dessa dica de sobremesa usando fruta, eu acho bem saudável e saborosa.
E de vez em quando eu também peco comendo algo doce, vc foi light tomando um sorbett, eu faço é comer uma bela torta de chocolate mesmo rsrsrs.
Abraços e um exelente fim de semana.
Camila.

Salsa Verde disse...

Ola Margarida,
Está tudo com óptimo aspecto, mas o franguinho no forno, esse, está mesmo convidativo e a pedir umas trincadelas...
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.

Natércia disse...

Ola minha querida Flor Margarida!
Ficou tudo tão belo que dá vontade de não sair mais do teu cantinho que também está muito lindo...um beijinho e um bonito fim de semana para ti e os teus meninos todos:))

Josy disse...

Portuleirinha querida que jardineira mais gostosinha, nunca fiz com maçã preciso experimentar, deve ficar muito bom agora o que me deixou aguada mesmo foi esse franguito suuculento e apetitoso, ai que delicia to morrendo de fome que ainda não almoçei e vir aqui sem comer antes é uma perdição e um perigo. Dispenso o sorvete de máquina, mas comeria esse frango inteiro, só deixava os ossinhos hehehe. Bjocas miga ótimo final de semana

Debora disse...

Que tudo gostoso!!Um ótimo fim de semana amiga!!

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Deliciosas sugestões e esse franguinho caseiro, que pena que não sobrou....

beijinhos

Sabor no Prato disse...

Olá Margarida!! Que receitinha prática! Gostei. Este seu frango está com um aspecto ótimo.

Bom final de semana. Fabiana.

Claudia e Brigida disse...

Que pratos deliciosos...
Beijinhos
Brigida e Cláudia

Pitaco Gastronômico disse...

Que delícia Margarida! Deu vontade de provar de tudo, especiamente o franguinho! Assado coradinho desse jeito, heim?! Huuummmm.....
Beijos!
Camila.

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,parabéns pelas receitas com baixas calorias estão ótimas,continue firme amiga só falta 360 dias,aqui em casa nós usamos também polvilhar canela nas frutas.Bjs Rosinha

mariana/receitas para a felicidade disse...

Que aspecto delicioso tem aquele franguinho hummmm e a laranja com canela ui do melhor, optimas sugestões Margarida

beijinhos e bom fim de semana!

ANDRÉA disse...

Que Delicia Minha Amiga!!!
Ganhei um Selinho e gostaria muito de compartilhar com vc
Está na postagem do Manjar

Beijos no Coração e um Lindo final de semana
Andrea

Ana Paula Jerônimo disse...

Bom dia Margarida, adorei tudo, mas a ideia da laranja me chamou muito a atenção.


Vou experimentar ela gelada com canela. ( sempre perco laranjas )

bjuuuuu!!!!

Gabriela Palombo disse...

Que delicia!!

Artes da Mel disse...

Margarida eu adoro frango assado, fiquei com água na boca!!!
Bjs
Mel

ANDRÉA disse...

Oi Flor,
Um Beijo bem grande no seu Coração e uma Linda semana!
Andrea

Lenita disse...

Querida Margarida,
Viseu é lindo, que dia bem passado!
Um esse sorvete, ora uma vez por outra pode-se cair em tentação sim, faz muito bem à saúde!
Que mázinha não deixou seu marido comprar farturas!
Este ano ainda não comi, agora fiquei com mais vontade, ahahah!
Que maravilha de refeição, eu comia a sua versão com maça... aqui em casa não faço batatas fritas da forma convencional, prefiro fazer salteadas com um pouco de azeite, alho e ervas... o meu pessoal gosta bastante.
Obrigada minha amiga pelas suas palavras tão gentis que sempre de deixa.
Bjs

D Augusto disse...

Olá Margarida. Quantas delicias por aqui hein, muita coisa gostosa e muita coisa saudável também. Um grande beijo e estou te seguindo ;)