segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Empadas de frango com couve e palmito


 \0/ Bom dia \0/ Bom dia gente linda, mais uma semana que começa e mais um dia (ontem esteve um pouco triste o dia) que o sol brilha logo pela manha no seu alto explendor (eitaaaa oha só palavras caras numa segunda feira de manha)!! Bom dia alegria, quem me dera durante o tempo que estou a trabalhar acordar com este feitiozinho bem disposto de ferias hem??? acho que cada dia mais sinto o peso da PDI... Quê nao sabem o que é a PDI??? opssssss, eu nao posso dizer aqui palavra feia nao, como ficava depois?? eu ja uma vez fui queimada e denunciaram o meu blog como abusivo... ehehhehe mas ta bem... entao o P... è P..... da idade (PDI) hihihihihihi!!!
 Em Janeiro ja vou para os 39 anos, começo a ficar sem paciencia muitas vezes para aturar determinadas coisas que tenho de aturar no meu dia a dia, essa correria desenfreada que a vida moderna nos proporciona, essa falta de tempo para tudo e com tanto tempo muitas vezes mal aproveitado, sao contradiçoes que eu nao me lembro ter ou ver quando era pequena, eu lembro os meus avos terem tempo para tudo, inclusive a minha vó sentar-se a fazer renda, o meu vô sentar-se para fazer a sua sesta, mas ja dos meus pais nai posso dizer a mesma coisa, o meu pai tinha tudo menos horarios para descansar... Quê o meu pai senhor doutor?? nop... nada disso, o meu para era motorista de camioes, gente vcs nao imaginam o que eu conhecia quando era pequenina e ia com ele, as recordaçoes dos rebuçados de menta que ele me comprava lá nas aldeiazinhas perdidas na serra, as castanhas piladas que nao tem o mesmo sabor hoje em dia, as sandes de queijo caseiro.. Aiiii bons tempos... e tb bons sustos que passei com o meu pai por aqueles penhascos, por estradas de terra onde mal cabia um carro quanto mais cruzarem-se um camiao e um carro...
Mas se me perguntarem eu nessa altura era tao feliz... nao quero dizer que hoje nao seja, mas nada tem o gostinho de antigamente um gostinho com sabor de quero mais, nao havia determinados confortos de hoje em dia, mas existia o mais importante a FAMILIA, e hoje eu sinto que ha valores que se perderam, e nós ja nao estamos tanto aqui para os filhos como os meus pais estavam para mim!




Eu falo por mim atençao que venho muitas vezes numa correria do meu trabalho, ja farta de determinadas coisas, chego a casa, acendo o fogao, sento-me com os meus filhos a lanchar, coloco o comer a fazer, sento-me com os meus filhos a fazer os trabalhos de casa, ir espreitando o comer, atençao ao filho da primeira classe, atençao ao filho da segunda, manda-los para o duxe, acabar o jantar, chega o marido, dar atençao ao marido, jantar, arrumar a cozinha... deitar os filhos, falar um pouco com eles,,, mas sempre com o relogio amarrado a mim... é muito complicado!!!



Bem vamos lá deixar as minhas lamurias para o lado e falar da receita de hoje... hihihihihihi... uma das heranças que a minha mamy me deixou no andar para onde eu vou viver foram as suas receitas culinarias, revistas, livros.... gente... livros com mais de 50 anos que a minha mamy tem, verdadeiros tesouros que eu vou ler e experimentar as comidas desenfreadamente, sabem, livros daqueles tempos em que as comidas eram bem diferentes das de hoje, com o basico, mas que imagino deliciosas, portanto preparem-se para para nos proximos posts fazerem uma viagem de regresso ao passado, com o Michael J Fox (muitas de vcs nao devem saber quem era este ator mas fez filmes como o "regresso ao futuro")era ao futuro, comigo voltamos ao passado ehehehehe!!!

Num desses livros (nao tao antigo assim, esqueci de reparar qual era a ediçao) "O Pequeno Tesouro das Cozinheiras" devem ja ter ouvido falar e provavelmente muitas de vos até o têm ele foi escrito pela "Mirene" (Maria Irene Silva Teixeira)
 encontrei a receita destas empadas que me abriu o apetite de as fazer e tenho que vos dizer, sao simplesmente maravilhosas, a massa fica de uma textura tao macia, tao leve, que ao comermos elas derretem-se na boca.
O recheio, eu fiz de forma a aproveitar restos de frango que tinha no frio.

Confesso que adaptei a massa á bimby, mas como sempre eu coloco tb a forma tradicional de a fazer, no sabado quando as fiz... minha gente, eu ja nao aguentava bater mais nada á mao, depois de ter amassado 5 kg de broa, entao a bimby olhou para mim e pediu-me encarecidamente para eu lhe dar uso, tadinha ha 2 meses ou mais que estava ali paradinha na banca da cozinha sem ser utilizada, e eu como boa anfitriã fiz a vontade á minha visitante, dei-lhe uso e ela bateu-me a massa das empadas.

Bora lá comigo para a cozinha, que vou dar-vos a receita de umas empadas que eu achei simplesmente fantasticas:

*2 ovos
*100 gr de margarina
*2 colheres de sopa de azeite
*300 gr de farinha  (a mim levou um pouco mais)
*100 gr de agua morna
*1 pitada de sal

RECHEIO:

*Restos de frango assado de churrasco
*1 fraco de palmitos
*1/2 couve de corte (podem usar outra)
*1 cebola
*2 dentes de alho
*1 Ramo de cheiro verde
*1 fio de azeite
*1 pitada de sal
*1 folha de louro
*100 gr de vinho branco

Começei por preparar o recheio.

Na Bimby: coloquei o fio de azeite, a cebola cortada em pedaços, os dentes de alho, programei 17mim/Temp 100º/vel2. Ao inicio dei uns toques com o turbo para picar a cebola e os alhos, adicionei o ramos de cheiro verde e deixei cozinhar por 4 minutos, adicionei a couve cortada em juliana, reguei com o vinho e deixei cozer mais ou menos 10 minutos, depois adicionei os palmitos em rodelas e o frango desfiado, temperei com um pouco de sal e deixar terminar o programa. Verti para uma taça e começei a preparar a massa.

Tradicional: como disse aqui ha dias a Cris do "Salpicos Doces", a partir do momento em que se olhe para a bimby como uma panela, conseguimos trazer as suas receitas para o modo tradicional e vice-versa, entao começariamos pr colocar num tachinho o azeite, adicionavamos a cebola e os alhos picadinhos e deixavamos refogar ate que a cebola fique macia, adicionamos o ramo de cheiro verde, e a couve em juliana, regamos com o vinho e deixamos ferver lentamente com o tacho tapado, por ultimo adicionamos os palmitos e o frango deixamos levantar fervura e retificamos os temperos.

MASSA

Na Bimby: Coloca-se a agua, o azeite e a margarina, programa-se 6Min/Tem 37º/Vel3. Quando o programa acabar, deixa-se arrefecer um pouco e adicionamos a farinha, os ovos e o sal, programamos Vel Espiga/2 Min.
Acabando viramos a massa para uma superficie de trabalho enfarinhadas e trabalhamos um pouco esta, ate que se torne macia e elastica, tentem bate-la bem na mesa e vao adicionando farinha se acharem necessario.

Tradicional: Numa tigela bate-se muito bem os ovos com o sal. Num tacho leva-se ao lume a agua, o azeite e a margarina, deixa-se a margarina derreter e verte-se sobre os ovos (se estiver muito quente, esperei que fique morno). Incorpora-se a farinha e amassa-se bem ate que a massa se despegue do fundo da tigela, despejar sobre a mesa de trabalho e amassar e bater bem a massa.

Comum a ambas: Tapa-se com pelicula aderente por 30 minutos.

Faz-se bolinhas com a massa e começa-se a forrar as formas com estas esticando bem (eu nao precisei untar as formas). Coloca-se o recheio e fecham-se com pequenas tampinhas. Podem tb esticar a massa e cortar circulos tanto para forrar as formas como para as tapar.

Leva-se ao forno pré aquecido a 180º ate que estejam bem douradinhas.

Depois só tem que se deliciar!!!

 Bem e antes de ir embora, quero pedir-vos desculpa por ontem nao ter visitado os vossos cantinhos e agradecer os vossos comentarios, mas eu ja tinha deixado a mensagem programada, e a familia toda fomos sair, agora com as ferias aproveitamos para estar com os miudos e mostrar-lhes o pais onde vivemos, mas hoje de tarde eu regresso aos vossos cantinhos.  A minha mamy faz hoje anos e portanto o almoço é por conta dela e em casa dela eheehhehheh, só de tarde é que venho para a minha!!!



20 comentários:

Erva Doce e Canela disse...

Que empadas lindas! excelente aspecto!

Beijinhos

Ratolinha disse...

Olá Margarida!
Fizeste tu, com que eu regressasse um pouco também aos meus tempos de outroura... que bons que eram... acho que muitas de nós (perto dos 40...) terão saudades desses tempos. Eu tenho.
Quanto às empadas devem ser uma delícia. Existem verdadeira relíquias "antigas"
bjinhos

Guloso e Saudável disse...

Oi Margarida,
Entendi perfeitamente seu encanto nessas saídas com seu pai, também adoro viajar, com aventura...
Adorei a receita, linda prática e deliciosa.
Beijo, boa semana,
Vânia

Miminhos da Mito disse...

Olá

Querida eu tenho esse livro ja o tenho a anos, é precioso receitas simples e deliciosas como as tuas empadas ficaram lindas .
A idade não perdoa lol lol e o dia bem que podia ser um pouco mais longo :) .
Parabéns para a tua mãe.

Bjs

Natércia disse...

Margarida minha linda!
As tuas empadas ficaram de se comer e chorar por mais isso agora com a bimba é só bimbar e não custa nada...um beijinho e muitos parabéns para a tua mana:))

Andréa disse...

Olá minha querida!
Fazer 39 anos é um privilégio tem pessoas que não
chegam a nossa idade, morrem cedo, não é?
As suas empadas estão perfeitas, as fotos estão lindas parecendo de revista, arrasou!

Beijinhos e tenha uma semana cheia de bençãos!

luci disse...

Que maravilha de empada eu adorei e gostei muito do recheio,parabéns para a sua màe,boa semana beijos

Cozinha de Mulher disse...

Bom dia Margarida minha amiga..
Hummmmm que essas empadas estão maravilhosas..
Ai que delícia..

Olha que legal.. sua mãezinha e minha Formiguinha Ágatha fazem aniversário no mesmo dia...
Isso que dizer que hoje temos comemoração dupla. rsrsrs

Olha que esse mundo moderno nos mata né amiga... piscamos os olhos e lá se foram os dias... meses. Menina!! Quando penso que esses dias estava escolhendo o presente de natal das formiguinhas e daqui 4 meses já é natal de novo eu fico doida..
Quando eu era criança.. parece que o natal demorava milhões de anos... srsrrsr

Beijokas minha amiga e um dia adorável pra você..
Manda beijos carinhosos a sua mãezinha por mim..
Sheila

são33 disse...

MARGARIDA AS TUAS EMPADAS FICARAM LINDAS.
O RECHEIO AGRADOU-ME.
BOA SEMANA
BJS

Maria de Lourdes Ruiz disse...

Olá Margarida, quanto tempo que eu não passo por aqui. Minha vida virou de cabeça para baixo(problemas de enfermidades na família) e últimamente não tenho tido tempo de visitar os blogs amigos. Mas estou com saudades de ti, seu recadinho lá no meu blog já foi respondido e foi com muitas alegria que te vi por lá.
Um abraço bem afetuoso da sua sempre amiga brasileira.

Maria de Lourdes Ruiz disse...

Esqueci-me de dizer que estou levando esta receita que deve ser deliciosa.Aqui em casa todos nós gostamos desses salgadinhos para o lanche.

Bjs

Cris disse...

Ena!!! A dar uso à Bimby!!! ehehehehehe
Bom , sabes que os avós têm sempre tempo para tudo!
Pelo menos os meus tinham... e a minha avó materna continua a ter ! :)
É tão bom termos recordações boas da nossa infância... Reflecte-se na forma como somos no dia a dia e na forma como educamos os nossos filhotes :)
Essas empadas estão de se lhes tirar o chapéu!!!
Beijinho doce e boa semana :)

PS.: Parabéns para a tua mãe :)

Duxa disse...

Que delicia minha amiga, nunca provei palmito, pelo que sei é um pequeno luxo, pois é tão carote, tenho que ir ao Brasil:))) Ficaram lindas, tão perfeitinhas!
Vou procurar o chá;)
Beijocas, boa semana.

Ana Claudia disse...

Margarida querida, que delicia de empada amiga, sabe q nunca fiz!! rs...é uma vergonha!!!
Espero que o final de semana tenha sido ótimo, o nosso foi de acabar de tanto trabalhar...rsrs
Beijinhos e boa semana!!
Aninha

Artes da Mel disse...

Margarida suas empadas estão com uma aparência maravilhosa!!!
Bjsss e boa semana!
Mel

Patricia Galis disse...

kk preciso que coloque uma receita que eu não goste eu já anotei quase todas que vi aqui e tenho que fazer kkk, adoreiiii humm

Te adc com meu novo perfil pois o outro deu um problema não conseguia postar em blog algum.

anapaulaml disse...

Ola Margarida,

Fiquei com curiosidade de provar palmito, nem sei o que é, mas parece-me delicioso.

beijinhos

Josy disse...

Que lindas empadas Margarida querida, com tantos afazeres, ainda te sobra tempo pra fazer essas delicias, nós donas de casa não paramos mesmo, corre pra isso corre pra aquilo outro e assim vamos levando. O importante é estarmos ao lado das pessoas que amamos.
Parabéns á sua mãe, muitas feliidades e saúde. Bjocas ótima semana

Fê Dayrell disse...

Margarida parecem deliciosas, este recheio me deu água na boca.
bjo.
ah a maça de peito pode ser conhecida ai por peito de boi.

Cristiana urbano disse...

Margarida que delicia de empadas já guardei:)beijocas