sábado, 4 de agosto de 2012

Donuts


 Bom dia, bom dia gente linda!!!


Fazia tanto tempo que eu nao postava um docito aqui no meu cantinho... Nao postava porque tb nao tenho feito doces aqui em casa, mas ontem, bom ontem foi um caso á parte, é o dia que o maridao sai mais cedo do trabalho e eu com os filhotes andamos a passar uma revista aos meus recortes.


Dei de caras com um recorte, penso que seria de um pacote de farinha pelo aspeto, mas também nao sei dizer que farinha era porque só guardei mesmo a parte onde tinha a receita, onde trazia a receita de uns donuts, os filhotes adoram donuts de compra, mas eu nunca tinha experimentado fazer em casa... Porque nao arriscar?


Fizemos uma conferencia entre os 3, tinha o azar de so ter mesmo a receita, é que nem uma foto tinha para ver como ficavam, deliberamos os prós e os contra, pusemos na mesa todos os pontos que o esquisito mor aqui da casa poderia  colocar de forma negativa, mas como era doce, achamos que ele nao iria de forma alguma reclamar... ihihihihihihih.... Aqui em casa conquista-se os "homens" (filhos e marido) pelos doces, desde que seja doce huuuu lala marcha tudo!!!

 Colocadas as questoes todas, bastava ver se a despensa estava apetrechada com tudo o que era preciso para a elaboraçao dos ditos, por acaso havia de tudo...



Eu confesso que ainda estava um pouco renitente no sentido de serem fritos, mas nao queria correr o risco de ir acender o forno e depois as coisas nao calharem bem, e fritos quanto menos melhor, pois ja tinhamos ha hora do almoço comido uns pasteis de risotto tb eles fritos (para aproveitar umas sobras de risotto de frango que tinha sobrado do jantar, receita a postar brevemente), e mais fritos ao lanche, foi o que me fez ponderar mais a decisao.



Mas depois pensei... " pohhhhh, estamos de ferias, cometemos uns erros de vez em quando, mas quando retornarmos ao trabalho vai ser novamente o stress deixa-me aproveitar agora... Eu ja olho para a data e ja lá vao 4 dias de ferias, o tempo passa depressa demais, vou aproveitar ao maximo, pois o amanha a Deus pertençe!!!


Bora lá comigo para a cozinha fazer uns donuts que ate ficaram fera de tao bons que sao!!




*30 gr de fermento biologico fresco (eu usei fermipan, 1 colher de sopa)

*75 gr de leite (1/2 xicara de cha de leite)

*240 gr de farinha de trigo (2 xicaras de cha de farinha de trigo)

*80 gr de açucar (1/2 xicara de cha de açucar)

*2 colheres de sopa de manteiga (usei margarina)

*1 ovo + 1 gema

*1 pitada de sal

Se usarem o fermento biologico fresco dissolvam-no no leite e depois acrescentem os restantes ingredientes, eu como usei o fermento seco, numa taça, coloquei a farinha, fiz um buraco no meio e adicionei os restantes ingredientes, sovei a massa muito bem, ate obter uma mistura lisa e sem se colar nas maos.

Deixei descansar por 1 hora, e depois soveia por mais 2 minutinhos.

Podem estender a massa com o rolo deixando uma grossura de 1 cm e depois cortam circulos mais ou menos de 6cm, e um mais pequeno no centro, eu fiz diferente, dividi a massa em pequenas bolinhas, espalmei e com o dedo fiz um buraco, depois rodei em cima de papel manteiga com o dedo no centro do donuts ate o buraco ter a largura desejada.

Coloquei em cima de papel manteiga, tapei com um pano e deixei descansar por mais meia hora.

Nesse tempo derreti em banho maria um barra de chocolate ao leite e reservei.

Aqueci o oleo, nao muito quente (eu usei oleo de amendoim, do mal o menos), e fui fritando lentamente os donuts , deixando ficar douradinhos de ambos os lados.

Deixei escorrer bem em folha absorvente e depois passei-os para uma folha de papel manteiga.

Quando ja estavam mornos (foi rapido) com a ajuda de uma colher de sopa coloquei o chocolate derretido por cima e deixei que escorresse, enfeitei com confetis de chocolate e coloridos.

Bebemos com Ice Tea de maça/canela bem fresquinho!!!







19 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Oi Margarida,
Comerem eventualmente uma fritura com os devidos cuidados, sendo uns deliciosos donuts feitos pela mamãe julgo não ser tão perigoso, mas sempre é bom minimizar.
Beijo,
Vânia

M. disse...

Ai que donuts tão bons, hummmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!
Beijinhos e um excelente sábado!!!

Felismina disse...

Margarida uma vez, não são vezes...e sabem muito bem! Ficaram lindos :)

Bjs.

Miminhos da Mito disse...

Olá

Nhami Nhami tão bom e lindos que ficaram, os filhotes são a coisa boa e fazem sempre valer a sua opinião :D

Bjs

Sofia.Lopez disse...

Olá Margarida,
Que lindos donuts! Ficaram tão gulosos que eu já estou aqui cheia de vontade de comer uns quantos...!!
Maravilha!
Continuação de umas boas férias!
Beijinhos

luci disse...

Margarida fiquei com vontade de comer que delícia,aqui tem um mercado que vende donuts mas não é muito gostoso,agora vou fazer adorei a receita,bom sabado beijos

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

ficaram muito bonitos,aproveite bem as férias bjs

Paula Vieira disse...

Bem deliciosos, devem eles ter ficado, e pronto! Dias não são dias.... vai um frito de quando em vez, acontece aos melhores.

Beijocas

paula

Mayara disse...

Margarida, donut para mim era igual churros. EU via e pensava logo, deve ser difícil. Depois fiz os churros e foi fácil. Agora vendo a sua receita, crio coragem para fazer. E com essa cobertura, deve estar divino. Beijos e bom fim de semana..

Mãos de prata disse...

Margarida: sabe tão bem fazer estes "disparates" nas férias. Ficaram com ótimo aspeto e toda a família deve ter-se deliciado ( é o que importa).
Bj
Márcia

são33 disse...

Nunca me deu para fazer, os teus ficaram lindos e bem gulosos.
Bom fim de semana
bjs

Lenita disse...

Olá Margarida,
assim mesmo sem culpas, verão é verão e férias são férias...fritos, fazem mal a gente sabe, mas sabem tão bem!
Olha ninguém diria que é a 1.ª vez que fazes, que lindos ficaram esses donuts! Eu nunca fiz e fiquei tentada...
Bjs

Cristiana urbano disse...

Ai fiquei rendida não parece muito dificil a minha princesa deliciava-se tenho que pensar nisso :) beijinhos

anapaulaml disse...

Olá Margarida,

Estes bolos são um pedaço de mau caminho. Eu aqui a fazer dieta e tu mostras-me isto? Olha para mim podem ser dois por favor.

beijinhos e bom fim de semana

Flávio Mesquita disse...

muito boa esta receita, humm que aspeto! :D

Eu e a bia vamos ter que experimentar

marijose disse...

OLA MARGARIDA, QUE BIEN TE HAN SALIDO ESOS DONUTS, ME GUSTARIA COMERME UN PAR DE ELLOS AHORA MISMO, BESOS

piteis da dinha disse...

Olá Margarida, vim conhecer teu blog e me apaixonei , que delícia de receita, vou levando p/ fazer rapidinho.

Gostei tanto do teu blog, que já estou te seguindo.

Bjssssssssss e sucesso.
Se quiser me visitar, será muito bem vinda.

Cozinha de Mulher disse...

Hummmm amiga que delícia..
Eita que essas férias estão demais em??
Ficaram lindo... dá vontade de esticar a mão e pegar um..
Com certeza fez sucesso com os meninos em?
Adorei a receita.. nunca comi acredita??
Mas que bateu a vontade agora bateu..
Um beijo carinhoso e o desejo de um domingo lindo..
Beijo dessa amiga que te adora de montão..
Sheila

belinha disse...

Ficaram muito bons.
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/