quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Bolo de Pêra


Bom dia, boa tarde, boa noite meus amores!!!

Peço desculpa a quem eu ontem nao visitei, mas o tempo foi curto, como o maridao está de ferias aproveitamos para sair e fomos ao cinema com as crianças ver o "Madagascar 3", quem tem crianças e ainda nao foi ver, aconselho vivamente a que o façam, o filme é hilariante, e tb uma grande liçao de amizade, adoramos todos, e depois ja que estava no "shopping" (olha aí a consumista falando), aproveitei para comprar uns trapos para a minha pessoa!!!

 Agora respondendo a uns comentarios que me foram feitos, eheheheeh, nao vou puxar orelhas publicamente nao... quando quero dizer algo e ja com varias pessoas aconteceu, eu mando um comentario e peço para nao publicarem!!!
Anabela do Blog "Ideias cá de casa" podes vir comer os crepes quando quiseres a minha casa, estás á vontade, só tens que me dizer que vens cá e terei o maior prazer em te receber, alias terei o maior prazer em receber qualquer uma das amigas que conheci aqui neste cantinho, tive o previlegio de fazer amizades que mesmo ainda nao nos conhecendo pessoalmente ja passaram para alem do virtual, outras em breve (espero daqui a 2 dias) deixarem de ser virtuais e passarem para a realidade! Eu moro numa zona muito bonita do país, é certo que muito longe do progresso e de todas as comodidades, eu costumo falar que moro atras do sol posto, onde o diabo perdeu as botas, mas se calhar isso até é uma bençao, morar longe do consumo excessivo, poder criar os meus filhos mexendo na terra, convivendo com os "patudinhos", nao sei... o tempo o dirá!!! Mas mais uma vez reforço o convite, podem aparecer quando quiserem!

Segundo ponto, minha querida e amada amiga desse lado do Atlantico, sabe vc que está zangada comigo desde ontem, ja sabe com quem estou falando, é vc mesma Josy... a BC era de paises que gostavamos de visitar, nao paises onde queremos ir viver, tem uma grande diferença, eu quero muito ir viver no Brasil, e os que eu falei sao só para ferias, portanto pára lá com esses nomes todos feios que me chamaste(olha eu falando portugues de portugal com um super acentuado sotaque e te chamando de "tu"), e volte a me chamar de Portuleira. Nao sei até quando, pois da forma que as coisas estao por aqui, se Portugal nao afundar teremos muita sorte... hihihihihihi!!!!!

Bom, as pereiras lá da quinta esse ano foram muito generosas e deram bastantes pêras, umas estao de compota, outras de conserva, congelamos algumas e outras deixamos para comer, havia ainda as que estavam bichosas e que eu tive que aproveitar no mesmo dia em que elas vieram para casa... aí gente tive que colocar minha imaginaçao para trabalhar.

 O que eu poderia fazer com elas???

Fui ao movel dos bolos (hihihihihihi, local onde eu guardo as formas e todos os meus utensilios dessa vertente culinaria) e olhei para uma das minhas aquisiçoes mais recentes, a minha forma de silicone grande ainda com a etiqueta de compra á espera de uma oportunidade de ser usada! trouxe-a para cima da mesa, mas entre pudins (que eu sabia que nao iriam agradar a todos), mousse de pêra, peras assadas com especiarias, etc... etc... faltava aquela receita chave para todos, mas as ideias continuavam sem surgir, estava complicado, olhava para as peras, para a forma e ambas olhavam para mim.

De repente senti que estava a ser observada por mais alguma coisa, nao sei, sabem aquela sensaçao de estar a ser observada??? Pois, comigo estava literalmente a acontecer... Olhei para todos os lados para ver se conseguia descobrir de onde vinha... e lá descobri, em cima da bancada dos robot´s  a Bimby olhava e sorria para mim... Hummmm precisava ser usada, confesso que ela tem estado bastante paradita. 

De repente pensei, porque nao experimentar um bolo de pera??? confesso que nunca tinha feito, e nem sequer sabia se iria ficar bem, mas nao custa nada tentar nao é??? 

A mais a mais tinha o fogao de lenha aceso... nem pensei 2x, peguei nos ovos, na farinha, na aveia, fermento, canela... coloquei tudo em  cima da mesa,... foi tudo á molhada para dentro da bimby eheheheh se vissem a felicidade dela por ir trabalhar... confesso que ela tem feito uns sumitos e ate ja bimbou uns geladitos, mas de resto tem estado quietinha ali no canto, quando descobriu que ia bimbar um bolo... foi a alegria total!!!

Bora lá para a cozinha fazer um bolo de pêra, que apesar de ter sido inventado á pressao, só vos posso dizer que nem um dia durou, fica sensacional!!!

A primeira coisa que eu fiz foi a calda com que o molhei. Para uma frigideira cortei 3 peras em cubos, 100gr de açucar (podem usar mais, eu queria a calda pouco doce) 1 colher de sobremesa de açucar gelificante e 2 paus de canela. 

Levei ao lume e deixei cozinhar até obter o ponto de fio forte. 

Reservei.


*5 ovos
*200 gr de açucar
*500 ml de natas
*4 peras cortadas em cubos
*1 pitada de gengibre em pó
*1 pitada de canela
*1 colher de sopa de fermento em pó
*65 gr de flocos de aveia
*225 gr de farinha

Colocar no copo da Bimby os ovos, o açucar e as natas programar 3min/vel4 
Numa tigela bater os ovos e o açucar ate dobrar de volume, adicionar as natas.

Adicionar os restantes ingredientes programar 15seg/Vel3
Adicionar o gengibre, a canela, a farinha e  os flocos de aveia misturar tudo delicadamente, por ultimo adicionar as peras em cubos e o fermento, envolver delicadamente.

Verter para uma forma previamente untada (usei de silicone nao untei, polvilhei com um pouco de canela) e polvilhada com canela (chamem-me doida, mas eu adoro canela).

Levei ao forno pré aquecido a 180º cerca de 40 minutos, ou ate fazer o teste do palito e este sair seco. Desenformei e reguei com a calda. Decorei com fios de casca de pera, mas podem decorar ao vosso gosto.


Uma ideia maluca mas que resultou num bolo simplesmente maravilhoso, aconselho-vos a experimentarem, principalmente quem gosta de pera e canela!!!

Sirvam o bolo bem fresquinho!

Beijocas


26 comentários:

belinha disse...

Deve ser bastante bom
Margarida, podes-me por favor informar exactamente qual a mensagem do antivirus quando acedes ao meu blog?
Obrigada
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

Guloso e Saudável disse...

Olá Margarida,
Comungo de sua ideia de ser um privilégio criar seus filhos longe do consumismo desenfreado, mas educando-os para saber conviver com ele.
Caso queira conhecer Fortaleza teremos imenso prazer em recebê-la.
Adoro bolo de frutas, já postei um bolo de peras, sem a bimby, mais modesto mas igualmente delicioso.
Beijo,
Vânia

Mayara disse...

Margarida, pêra é uma das frutas que mais gosto. Detesto maça. Eu não vi o filme, e nem tenho crianças. Rs.. Mas já ouvi dizer que é legal. Vc tirou foto no cartaz do 'Enfia a peruca''? kkkk Beijos

Lenita disse...

Bom dia Margarida,
eu também ia contigo...para o Brasil!
Todas aquelas frutas e flores tropicais... a carne fantástica, claro o clima, as praias... eu ai, se pudesse levar a casa às costas como o caracol!
Imagino que vives num sitio lindo, entre verde e montanhas... que sorte têm os teus filhotes crescer a brincar ao ar livre.
Bimba bimba, que este bolo ficou esplêndido, e com a calda...que bem ficava agora no pequeno almoço!
Bjs


Miminhos da Mito disse...

Olá

Para primeira vez fico um rico bolinho eu gostei e devia estar delicioso :D

Bjs

Cozinha de Mulher disse...

Bom diaaaaa!!!
Eita que eu nunca experimentei mas imagino que o sabor seja delicioso..
Adoro pera... srsr
Apesar de ser uma frutinha um tanto carinha né? srs
Ai que chique tê-las assim no quintal..
Ai que tudo amiga...
Acho que ficaria horas sentadinha na sombra dela degustando essas delícias. srsr
Amei... amei.. amei..
Beijokas no coração e um dia mais que lindo pra você..
Sheila

luci disse...

Que delícia eu quero um pedaço eu nunca experimentei bolo com pera adorei beijos

A arte em ser mulher disse...

Margarida eu amei sua invenção, vc usou ingredientes muito bons como o gengibre e a pêra resultando numa combinação maravilhosa.
Sua casa deve ter ficado muito perfumada com esse bolo.
Um grande abraço.
Camila Marinho.

Patricia Galis disse...

Que diferente nunca tinha visto nenhuma receita de bolo de pera, já anotei rs.

Cris disse...

Olaaaa!!!!!!
Confesso que também nunca fiz bolo de pêra, mas parece-me muito bem!!!
Beijocas ;))
Ps.: ta quase ... !!! E ja tenho a encomenda :P

Maísa disse...

Coisa boa demais da conta Margarida! Fiquei deslumbrada com essa delícia...beijão

Ratatuis disse...

Olá Margarida!
Já há algum tempo que não a visitava e fiquei agradavelmente surpreendida com a quantidade de coisinhas deliciosas que tem saido dessa cozinha...
Também gostei dos trevosinhos a cairem pelo blog (só que ficou mais lento a abrir :(
Também eu adorava conhecê-la (antes de ir p'ró Brasil). Quem sabe nas minhas férias de inverno...
Beijinhos gorduchos

Paula Vieira disse...

Tá zangadinha comigo??

Não estejas, é só para a malta se divertir.

Que bolinho tão tão.... bonito e delicioso.
A Bimbinha deve ter dado pulos de contente, já se estava a sentir deveras, abandonada, tadinha, isso não se faz...

Beijoquinha
Paula

Ana Claudia na Cozinha disse...

Ahá, hj sou eu que quero saber qual o comentário da Josy para você..rsrs...
Amiga que bolo é esse, adorei. deve ficar uma delícia, tb ando sumidinha das casinhas das amigas, meu resfriado não me deixa, não tenho coragem, nem vontade de fazer nada.
A tortilla de patatas está um espetáculo...igualzinha a minha....rssrs...
Beijinhos,
Aninha

Sabor no Prato disse...

Deve ser bem gostoso!

Abraços, Fabiana.

Josy disse...

Minha querida PORTULEIRA claro que me zanguei contigo, mas quando gostamos de uma pessoa a zanga vai logo embora, especialmente depois dessa explicação toda, que espero que um dia seja realidade e vc venha pra cá e morar de vez, assim abrimos nossa Doceria hehehe. Amiga, adorei esse bolo de pera, pera e canela é uma combinação perfeita e deliciosa. Gostei viu? Bjos amiga.

Fê Dayrell disse...

Margarida nunca comi, mas parecem deliciosos, gostei da receita, vou levar comigo quando fizer te conto.
bjo

Duxa disse...

Olá Margarida, digo eu que falo pelos cotovelos, oh, oh..., há mais gente a falar pelos cotovelos, ou seja a escrever pelos cotovelos:)))
Adorei o teu bolo, cheio de combinações deliciosas, deveria estar muito saboroso!
Beijocas, obrigada pela tua simpatia.

ANDRÉA disse...

Oi Minha Amiga,
A Minha Mãe adora Pera, e eu também!
Suas Receitas são Maravilhosas!!!

Beijos sabor Chocolate.
Andrea

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Olá Margarida, gosto bem deste teu cantinho, sempre animado :) o teu bolo ficou muito bonito e com certeza delicioso!!

beijinhos!

Belocas disse...

Um bolinho muito original. Deve ter um perfume suberbo.
Bjs

Joana disse...

Margarida está com óptimo aspecto!!! É uma ideia bastante inovadora, mas tem aspecto de estar muito bom! :)
Quanto ao filme, já vi os outros!!! Embora não tenha crianças adoro estes filmes!
Um beijinho grande!!!

Andréa disse...

Minha amiga,
passando pra lhe deixar um beijinho, hoje não tive tempo de
visitar as amigas, amanhã volto com calma.
Um grande beijos fica com Deus!

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,adorei a sua criação, o sabor de pera e canela e tudo de bom bjs

Artes da Mel disse...

Oi Margarida! Eh um prazer trazer pra vida real nossos amigos virtuais. Essa semana conheci pessoalmente a querida Aninha e adorei, ela eh uma querida, e ela nao esqueceu de dizer que vc me mandou um beijo, obrigada!
Adorei essa receita, deve ter ficado deliciosa!
Bjss
Mel

Gracita disse...

Olá Margarida. Adoro ler seus posts. Eu saboreio com deleite. Depois desta incrível descrição só poderia mesmo fazer um bolo que me parece divino. Adorei a dica. Beijos com meu carinho
Gracita