sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Bolo de chocolate e café


Bom dia, boa tarde ou boa noite gente linda!!

Hoje... estou sem inspiraçao nenhuma para escrever o que quer que seja, tenho estado para aqui a olhar para as fotos do bolo e a engonhar, foi-se a inspiraçao embora!!!

 Ora bem, este bolo a receita foi tirada da revista "Cozinha Maravilha" de Novembro de 2009, e foi postado no meu antigo blog no dia 7 de Fevereiro de 2011... Pouco tempo antes de eu desistir dele por forças superiores a mim :S!!!
Eu juro que nunca me aconteceu estar aqui tanto tempo para fazer um post, e pensa-se de um lado... olha-se para o outro e nao sei mais que dizer, olho para o bolo, retorno ao ex-blog, olho para o que eu escrevi nesse dia, mas nesse dia fazia sentido o que lá estava escrito, hoje nao faz sentido eu reescrever as mesmas palavras que lá estao!!!
 Sempre poderia tb falar do tempo... ufaaaaaaaa finalmente as temperaturas "cairam", e ao longe parece que vem um cheirinho a chuva, calma nao me julguem ja em "praça publica", bem sei que a maioria de vcs gosta e muito do verao, eu tb gosto do verao, eu tb gosto, gosto de andar com a chinela no pé, de vestir roupa mais fresca, de vestir as minhas saias compridas (eheheheh quase a arrastar o chao) as minhas t-shirts de alças, gosto de ir para a piscina com os filhotes, ou de ir á praia!
Mas quando vêm as ondas de calor... isso mata-me completamente, se calhar por isso um dos meus destinos de sonho seja a Finlandia, gosto de ondas mas é no mar, logo hoje quando levantei e abri as janelas da asa ..... hummmm.... senti aquele cheirinho da chuva a chegar... 
 E senti-me feliz tb porque está a chegar uma epoca do ano que eu amo de paixao... pelas cores, pelo aconchego que está para vir, os dias com um pouco de vento, a ansiedade de acender a lareira (se bem que a minha casa nova nao tem lareira, tem outro tipo de aquecimento :8), poder acender o fogao de lenha e nao ter de sair de junto dele pelo excesso de calor.... ou seja adoro o Outono, para mim é a estaçao mais bonita do ano!!!
Ok.... se eu vos disser que estive 1h 29m e nao sei quantos segundos para escrever estas linhas, nao estou a mentir de forma nenhuma,,, juro, juro,juro... isto nunca me aconteceu!!! :((((

Bora lá, vamos para a cozinha preparar um bolo de chocolate e café que é de comer e ainda pedir mais de tao bom que fica!!!

*250 de açucar

*100 gr de margarina

*3 colheres de sobremesa bem cheias de café soluvel ( eu usei nespresso gold)

*6 ovos

*4 colheres de sopa de leite

*250 gr de farinha

*1 colher de cha de fermento

COBERTURA:

*50 gr de açucar (nao usei)

*2 dl de natas

*1 tablete de chocolate

Ligue o forno a 180º.

Numa tigela bata os 250 gr de açucar com a margarina ate obter um creme fofo. Junte o café soluvel e as gemas, bata bem, adicione o leite e bata ate que fique uma mistura homogenea.

Noutra tigela misture a farinha e o fermento e peneire para o preparado anterior, batendo sempre.

Por fim bata as claras em castelo e misture-as cuidadosamente na mistura.

Verta para uma forma de chamine e leve ao forno cerca de 45 minutos, faça o teste do palito, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.

Entretanto prepare a cobertura: Num tacho pequeno junte o açucar e as natas leve ao lume ate ferver, retire do lume e adicione o chocolate em pedaços e mexa ate um creme liso, deixe amornar mexendo de vez em quando ate começar a ficar mais espesso.

Regue o bolo com o molho de chocolate e sirva decorado a gosto.


O bolo é mto façil de fazer, tem uma textura mto macia e fica com uma apresentaçao interessante!!

Beijocas


31 comentários:

Kati Monteiro disse...

Margarida, então estes floquinhos escuros que vemos no bolo é o café?
Hum...ideia interessante! Parece chocolate!
Querida, quando a inspiração para escrever não aparecer, basta olhar para este bolo! Acho que não precisa dizer mais nada.... ele ficou tão apetitoso com esta calda brilhante de chocolate. Adorei!
Beijos

Natércia disse...

Olá querida Margarida!
O teu bolo ficou uma autentica obra de arte e certamente uma grande delicia...um beijinho.

Felismina disse...

Margarida, essa fatia ficou cá com um aspecto...

Bjs.

M. disse...

Olha que coisa tão boa esse bolo!!! Não conheço essa revista!
Beijinhos e boa sexta!
Madalena

Guloso e Saudável disse...

Olá Margarida,
Eu não posso falar muito de calor, senão só falo desse assunto, mas se falar do frio, fico calada pois inexiste por estas bandas.
Já o bolo de chocolate tem aprovação mundial, gostamos muito, quem não gosta? rsrs.
Beijo, bom final de semana,
Vânia

Papinha Doce disse...

Chocolate e café, a combinação perfeita.
Beijinho e Bom fim de semana.

Papoila disse...

Ora aqui está uma boa ideia para o fim de semana.
Aqui promete ser mais fresco e sim, eu também prefiro temperaturas amenas sem excesso de calor. Bom fim semana

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

Bom dia Margarida,esse bolo está lindoooo e maravilhoso.Eu já fiz o café para combinar com o bolo só estou no aguardo de uma fatia rsrsrsr Bjs Rosinha

Cozinha de Mulher disse...

Amiga mais que linda..
Adorei o post... como sempre!!
Aliás.. você sempre nos encanta com essas suas prosas.. e com seus contos..
O bolo está com uma aparência maravilhosa.. essa fatia que cortou aí já é minha e não deixa ninguém pegar viu? rsr
Imaginei o perfume delicioso que deixa pela casa.. depois imaginei ele sobre a mesa com uma deliciosa xícara de café quentinho...
Ai que minha imaginação hoje tá que tá.. rsrs
Imagino também que aqui em casa teria muitos "Hummm"

Amiga um beijo carinhoso e um dia mais que lindo pra você e os meninos..
E pra família inteira de patudos..
Saudade das fotos e das histórias divertidas..

Beijoka
Sheila

A arte em ser mulher disse...

Querida amiga o que posso te dizer é que tem dias que simplesmente estamos assim, sem muita vontade de escrever ou falar queremos apenas ficar quietinha no nosso canto olhando o tempo. Eu te entendo porque isso acontece muito comigo.
E quanto à temperatura mais fria eu a invejo porque onde moro faz muito calor, nunca faz frio e sinto muita falta da minha terra natal que fazia frio, gosto muito do frio.
Esse bolo está divino, próprio para um dia frio com um cafézinho vai muito bem.
Uma excelente sexta-feira para você.
E lembre-se sempre: ''A alegria no Senhor é a nossa força''. Quando estamos desanimados o Senhor é quem nos dá força.
Abraços.
Camila Marinho.

Andréa disse...

Querida Margaria,
aqui em BH o frio continua e com muita ventania.
Esse seu bolo ficou perfeito, tanto por dentro e por fora, arrasou!

Bom final de semana junto a sua família!
Beijos

Miminhos da Mito disse...

Olá

Querida Margarida há dias assim , todos já nos sentimos assim amanha será melhor :)
Este teu bolo ficou uma maravilha e devia estar delicioso :)

Bjs

arte da sadhia disse...

que delicia amiga sabe meu namorado adora bolos assim e o seu esta divino parabens amiga ......eu amei ...esta maravilhoso ....amanha faço algo de chocolate para o amor também kkkkkk bjinhos amiga boa sexta feira

Ana Claudia disse...

Amiga, Que bolo, fiquei babando no teclado...hehehe...amei!!
Vc sem inspiração é de me preocupar...rsrs.
Se fosse comigo, tudo bem...
Brincadeirinha, isso acontece.
Fica tranquila.
Beijinhos, bom final de semana.
Aninha

luci disse...

O bolo ficou divino amiga eu adorei ,bom final de semana beijos

marijose disse...

Uffff amiguita, ese bizcocho te quedo simplemente espectacular¡¡¡, besos

Patricia Galis disse...

Como disse a Finlândia deve ser linda, imagina tomando café e esse bolo? Perfeito rs adorei.

Sabor no Prato disse...

Olá Margarida! Seu bolo ficou muito bonito!!

Bom final de semana. Fabiana.

Mãos de prata disse...

Olá Margarida: este bolo é uma autentica tentação. Esta calda de chocolate está mesmo a pedir que a devorem e eu fazia-lhe já a vontade.
Bj
Márcia

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Olá Margarida, o teu bolo tem tudo para ser bom!! Todas nós temos dias assim, em que a inspiração nos falta, mas nós damos sempre a volta ;)

beijinhos

Josy disse...

Bolos a base de café são muito apreciados aqui em casa Margaridinha amiga, adorei sua receita e o interior desse ficou lindo e delicado, a cobertura está de babar. Gostei tanto! Beijinhos ótimo final de semana amiga

Maísa disse...

Que maravilha de bolo Margarida! Imagino o sabor dessa gostosura com essa cobertura de babar...beijão

Artes da Mel disse...

Margarida certamente esse bolo deve ter ficado delicioso!!! Adorei a receita!!!
Bjss
Mel

Léia disse...

Oi Margarida, fiz um cupcake com café solúvel e não mexi o suficiente para diluir o café.Quando comia o cupcake sentia o crocante do café.Achei delicioso.Seu bolo deve ter ficado divino.Adorei.Beijos e tudo de bom.

Mayara disse...

Margarida, tentei comentar hoje de manha no seu blogue e não consegui. Obrigada pelas palavras.

Seu bolo está com uma cara ótima. Aprendi a fazer um bolo bem facinho de chocolate. Vou postar não tarda. Beijos..

Rita disse...

Olá bom dia!!!
Nesse sábado vim desejar a vc um
bom final de semana, elogiar seu post
que é sempre o melhor, dizer que ter sua
amizade é muito importante, pois amigos
deixa sempre uma palavra que agrada nosso
dia.
Uma postagem de dar água na boca
Abraços
Rita!!!!

Amanhã tem um belo almoço já estou convidando rsrssr

Viviane Alves disse...

Oi Margarida vim retribuir sua visitinha e já estou te seguindo
Parabéns pelo blog e pela receita de hj. Esse bolo parece delicioso
seja sempre bem vinda em meu cantinho
bjs e ótimo domingo
Vivi
www.viviass.blogspot.com.br

ANDRÉA disse...

Menina!!! Esse Bolo é Simplesmente Maravilhoso!!!
Se eu pudesse comer um pedacinho agora rsrsrsrs
Obrigada pelas palavras carinhosas, fiquei emocionada

Um Beijo Enorme
Andrea

B. V. disse...

Hummm delicia.
Resto de um bom domingo e boa semana :)
beijos

Portal de blogs Teia disse...

Oi.
Gostei muito do seu blog,parabéns.
Sabia que agora tem um "Portal" só de blogs de qualidade,assim como o seu?
Isso mesmo,é o "Portal Teia",que divulga todo tipo de blog,não só os grandes.
Passa lá e pede uma divulgação,é grátis rápido e não precisa cadastro.
Até mais

Josy disse...

Margarida querida, que lindo esse bolo, ficou lindo o interior, e sendo de chocolate agrada a todos. Ficou de lamber os beiços hehe. Gostei muito amiga e como vc adoro o Outono, Verão é muito calor, Frio é muito frio, tem coisa melhor que Outono? Beijinhos ótima semana amiga