quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Batatas recheadas com Bacalhau/ sumo de melancia e maracujá


Bom dia, bom dia gente linda!!!! 
Antes de mais hoje queria dar-vos a novidade, o meu primeiro livro já é oficialmente meu, ou seja está ja registado e fora de plagios ehehehhe, soube ontem essa novidade, foi a melhor coisa que aconteceu, senti uma felicidade tao grande, tao grande que ninguem faz ideia, agora quero ver se consigo lança-lo no dia 7 de Setembro, feriado camarario aqui no meu concelho, vamos ver como correm as coisas, porque até ao final do ano vou ter de lançar outro, mas que ja está a se alinhavado com a ajuda de pessoas incriveis que encontrei aqui nas cozinhas vizinhas!!! Obrigado a todas pelo vosso carinho para comigo, e acima de tudo pela vossa imensa AMIZADE!!!!...

 Bom, adiante que se faz tarde e eu sou uma "Melhere", como diz a minha querida amiga Madalena, muito ocupada ehehehe, nem nas ferias eu paro 5 minutos!!!
 Aqui em casa os sumos de fruta natural têm sido uma constante, quem nao tem a bimby pode fazer na mesma, basta ter um liquidificador, uma maquina de fazer sumo, ou ate mesmo uma varinha magica, é preciso é ter imaginaçao e vontade de beber sumos cheios de vitaminhas, e fresquinhos.
Eles acompanham-nos ao almoço, ao lanche e ao jantar, sempre com adiçao de novos sabores para nao ser sempre o mesmo, e tem dado muito resultado pois os meus filhos têm adorado cada sabor, e até ja dao sugestoes para diferentes sabores, hihihihihi, os espertinhos
 Mas vamos lá este que aqui apresento hoje, foi escolhido por eles. Nós aqui em casa nesta altura do ano se ha coisa que nao nos falta é melancia, todos gostamos imenso desta excelente fruto e entao está sempre fresquinha no frigorifico, e na fruteira estava uma extravagancia minha, uns maracujás, que vieram com ideia de uma mousse, mas que nunca foi feita, entao experimentamos a uniao entre estes dois frutos, e posso-vos garantir, saiu perfeita.

Precisamos de:

*2 fatias (grandes de malancia)
*6 maracujás (era o que havia)
*gelo a gosto.

Deita-se a melancia cortada em pedaços para dentro do copo da bimby, e junta-se a polpa do maracuja, adiciona-se uns cubos de gelo e da-se 3 toques de 5 segundos com o turbo.

Para ficar com uma apresentaçao mais bonita, coei o sumo todo com uma peneira de rede, levei ao frio até á hora de servir. Se acharem que está muito amargos podem sempre adoça-lo aqui em casa bebemos normal, sem adiçao de açucares!!!

 Ora e agora o prato principa!!!
A Vania do blog "Guloso e Saudavel" no inicio desta semana postou umas batatas recheadas com bacalhau que me deixaram a babar literalmente em frente ao ecrã do computador e isto as 8:00h da manha, pensei logo que tinha de fazer, pois ja tinha visto em alguns, recheadas com carne e com marisco, mas... ainda nao me tinha atrevido, na terça á noite lá sairam as amigas para o jantar, e só vos posso dizer, provadas e aprovadissimas aqui em casa, sao simplesmente magnificas!
Eu tb tenho a sorte das batatas que semeamos este ano serem extremamente saborosas, comem-se mesmo sem mais nada a acompanhar de tao boas que sao, entao recheadas com o bacalhau... foi o delirio total!
O meu marido quando viu o que eu estava a fazer para o jantar, torceu logo o nariz, até me admirava se ele nao o fizesse, os meus filhos estavam ansiosos por experimentar, e eu andava feito barata tonta de um lado para o outro.

Desculpem, é que eu estou tao empolgada com a historia do meu livro que perdi toda a minha inspiraçao para escrever e este post nao está a sair nada de jeito, e para culminar as coisas, eu levanto-me bem cedo para estar a escrever sozinha e sem barulho, hoje o meu filho mais velho decidiu que havia de acordar cedo tb... pode?? Nao havia de poder, mas ja nao o posso enfiar outra vez na cama, e quando eu me tento concentrar, lá dispara mais uma pergunta... Pohhhh, é complicado!!!

Bora lá comigo para a cozinha, vamos preparar umas batatas recheadas com bacalhau que sao tudo de bom!!!


 Claro está que eu nao ia postar a receita como a da Vania né?? Eu gosto desta interaçao entre os blogs, e o melhor de tudo é o fato de podermos tirar ideias de uma receita para depois a realizarmos á nossa maneira, e colocar o que um pouco de nós nela!

Vamos precisar de:

*1 embalagem de migas de bacalhau
*8 batatas grandes
*7 dentes de alho
*2 cebolas
*1 ramos de cheiro verde (grande)
*2 folhas de louro
* flor de sal
*1 fio de azeite
*1 embalagem de natas (usei de soja)
*1 copo de vinho branco
*2 tiras de pimento

Começei por cozer as batatas inteiras em agua temperada com uma folha de louro, metade do ramo de cheiro verde, 3 dentes de alho e sal.

Quando estas se encontravam cozidas, mas ainda inteiras, retirei e reservei.

Equanto isso coloquei numa frigideira um fio de azeite, piquei as cebolas bem fininhas, e laminei os restantes alhos, deixei cozinhar lentamente até que a cebola ficou macia, refresquei com o vinho, adicionei o ramo de cheiro verde, a folha de louro, o pimento e o bacalhau, deixei cozinhar cerca de 20 minutos.

Enquanto isso cortei uma tampa das batatas, podem reservar as tampas e voltar a tapar as batatas depois de recheadas, eu nao reservei, usei-as no puré.

Com uma colher de sobremesa e com todo o cuidado escavamos as batatas  e reservamos

Com um pisador (aqueles utensilios com furinhos com que se reduz as batatas a puré) reduzi as batatas a puré e adicionei as natas, incorporei tudo no preparado de bacalhau, envolvi bem, deixei engrossar e retirei do lume.

Com uma colher enchi as cavidades das batatas com o recheio e levei ao forno num refratario ate que estas ficassem douradinhas (no meu forno de lenha estiveram lá cerca de 45 minutos, mas eu nao o tinha muito quente).

Servi acompanhadas de uma salada de tomate!!!


Aqui ja pediram bis, o meu filho mais novo comeu 4 batatas, 4 batatas... eu fiquei doida!!!!

Espero que gostem a sugestao!!!



20 comentários:

Paula Vieira disse...

Bom dia, olha a esta hora da manh~~a, com o calor que está, já se bebia, um suminho desses bem fresquinho, e as batatas, podem vir para o almoço...

Grande Mulher, o 1ª livrinho já está, agora o 2ª está na manga, vocemecê, na pára mesmo.
Uma beijoca e aguardo novidades do livrinho

Paula

Guloso e Saudável disse...

Oi Margarida,
Que bom que fez e que as batatas foram a provadas, sendo que na terra do bom bacalhau, embora que o nosso seja de Portugal, e de boas batatas, agradeço também ter mencionado o Guloso e Saudável, obrigada.
Vou experimentar o suco, gostei da combinação.
Que boa noticia o próximo lançamento do livro, muitos parabéns.
Beijo,
Vânia

belinha disse...

ÓPtima sugestão
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

paty disse...

Parabéns pelo livro Margarida, que tenha muito sucesso :))Essas batatas abriram-me o apetite,eheheheh, devem ter ficado uma delícia, e esses sumos tão refrescantes sabem muito bem com o calor que tem estado.
Beijinhos e bom fim de semana!

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

olá Margarida bom dia,parabéns pelo livro sua sugestão tanto do suco como da batata excelente,bjs.

Miminhos da Mito disse...

Olá

Eu também adorei a ideia da vania e as tuas ficaram maravilhosas também , eu vou ter de fazer :)

Bjs

Andréa disse...

Querida Margarida,
parabéns por mais esta conquista em sua vida, escrever um livro é muito gratificante é como se
fosse um filho não é? Parabéns e sucessos!
As suas batatas ficaram perfeitas e o suco também!

Beijos ♥

luci disse...

Deve ter ficado divina as batatas e com esse suco delicioso adorei,parabéns amiga pelo seu livro beijos

Maísa disse...

Melancia com maracujá eu nunca tinha pensado...preciso fazer essa delícia!
Agora, essas batatas... ficaram um espetáculo de tão apetitosas!Beijão

saboracasa disse...

Boa sorte para o lançamento, com tanta energia positiva à tua volta vai correr tudo lindamente :)

Fico à espera do livro que acompanaheri com está tua sugestãobem fresquinha e colorida

Anouska disse...

Boa sorte para o livro!
As batatas parecem deliciosas, no forno a lenha então... até dá água na boca!

Érica disse...

A sua batata ficou chique demais, adoro batata recheada, mas assim com bacalhau nunca provei.
bjs

marijose disse...

Esas patatas tienen que estar de muerte amiga¡¡¡¡, anoto la receta porque seguro me encantaran, besos

Cris disse...

Antes de mais muitos parabéns!!!!! Já tinha visto pelo FB a novidade !!! Desejo-te as maiores felicidades e votos de muito sucesso!!!

Esse sumo fresquinho ... hummm Mariana, que delícia !!! E essas batatas ficaram-me debaixo e olho!!! Vou ter de fazer !
Beijinhos doces :)

arte da sadhia disse...

oi amiga querida ..que delicia de receita adoro todas que levam bacalhau ..é um peixe divino..adorei sua receita combina perfeitamente com o dia dos papais aqui no brasil
bjão amiga tudo de bom

Cris Henriques disse...

Olá Margarida!

Tudo bem?

Agradeço a visita ao meu blog. Muito obrigada.

Parabéns pelo livro. De que se trata?

Cozinha?

Espero que tenhas muito sucesso. O meu livro é de poemas de amor. Sinto-me mais à vontade em escrever poesia romântica.

Adorei as receitas, principalmente a do sumo de melancia. Pode-se juntar qualquer fruta, por exemplo, pêssego?

Um beijo,

Cris Henriques

http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com/

Margarida Abreu disse...

Olá Cris, o meu livro é um romance, pode ser baseado na historia de qualquer pessoa!!! Até Dezembro vou lançar outro e esse sim é de Culinaria, uma viagem pelo mundo dos blogs de culinaria,,,,

Quanto ao sumo de melancia pode experimentar com a fruta que quiser, ao seu gosto!!!

Beijocas e obrigado pelo carinho!!

Josy disse...

Maragarida minha amiga a essas alturas vc ja deve estar dormindo heheh aqui são 18.30hs e só agora que deu pra chegar na sua czonha, fiquei muito feliz pelo seu livro, vc merece minha amiga, merece sempre o melhor. E que delicia essas batatas recheadas com My God!!! bacalhau, vi na Vânia quase comi a tela do computador, agora vejo aqui vou ter um treco, preciso fazer. Acompanhando com esses sucos perfeito!Adorei a musica viu? bjocas

Fê Dayrell disse...

margarida esta batata recheado com bacalhau esta demais, hum.. (como vc disse até parece que combinamos).
Nunca experimentei a combinação de suco de melancia com maracujá, vou fazer.]bjo

Cozinha de Mulher disse...

Oi amiga.. boa noite..
Enfim consegui chegar por aqui.. pra te desejar uma linda noite e uma sexta-feira mais que especial... aqui são 00h02 então sá está quase amanhecendo por aí né?? rssr
Hummmmm que esses seus sucos são tudo de bom.... eu já tomei suco de melancia artificial, mas assim da fruta mesmo não, acho que está na hora de provar e se for com maracujá... Hummmmm acho melhor ainda...

As batatas acho que também comeria 04 rsrsrsrs ficaram lindas demais e o sabor deve estar delicioso demais da conta..

Agora estou ansiosa pra ler o livro estou curiosa por demais da conta..
Como fico feliz minha amiga.. sucesso viu??
Muito sucesso mesmo..

Um mega beijo no seu coração
Sheila