terça-feira, 28 de agosto de 2012

Batatas com frango de churrasco/ Omelete de abobrinha no forno


Bom dia, boa tarde ou boa noite gente linda!!!

Antes de mais vou pedir desculpa publicamente á Sheilinha do blog "Cozinha de Mulher"por estar a falhar a BC, mas isto em Agosto com a familia a passar ferias, a ultima quinzena é complicado, pois eu quase nao como em minha casa... Sheilinha, para a semana espero que esteja tudo normalizado tá???
 Hoje é o segundo dia da postagem mais saudavel, escusado será dizer que acabo sempre por ter de fazer duas comidas diferentes, pois o meu maridao recusa-se a comer comida saudavel, por enquanto,... Daí todos os dias eu terei 2 pratos para colocar aqui! Engane-se quem pensa que, quem opta por uma comidinha mais saudavel nao come bem... pelo contrario, alias eu como uso e abuso de ervas aromaticas, estou a adorar simplesmente este desafio, e confesso que ja me abasteci de revistas com vista a receitas bem mais saudaveis e baixas em calorias, o essencial para uma vida mais saudavel é o conseguir beber 2L de agua (bebo bem mais), exercico fisico (neste momento faço em casa step e bike) a sopa sempre no inicio da refeiçao (3 conchas de sopa) e força de vontade, que EU ESPERO SINCERAMENTE TER NESTE PROXIMO ANO!!!!
Bom, passemos entao ao primeiro prato... isto mais parece um casamento eheheheheh...

Tinha uns restos de frango de churrasco no congelador e nao sabia muito bem o que havia de fazer com eles... Pois bem, pensei de um lado, pensei do outro... e como o tempo ate arrefeceu um pouquinho decidi acender o meu fogao de lenha, olhei para as batatas e elas olharam para mim e enamoraram-se do meu marido (eheheheheehhe, adora batatas ele), ok... tachinho com elas, ha pois é... fiz umas batatinhas assadas ás rodelas que mais pareciam fritas e encheram de alegria os meus filhotes, porque se convenceram mesmo que estavam na presença das tao desejadas...
 Bora lá fazer umas batatinhas coradas no forno para aproveitar o frango de churrasco?? Nao vamos perder mais tempo!!!

Entao, descasquei e lavei 10 batatas, cortei-as ás rodelas para dentro de um tacho de barro, adicionei 1 cebola grande em meias-luas, laminei 4 dentes de alho, juntei 1 ramo de cheiro verde a gosto, 1 colher de cha de preparado da Margao de canela, tamara e damasco, 1 fio de azeite, 1 pitada de sal e por fim reguei com 1 copo de agua.
Levei ao forno bem quente, e de vez em quando ia mexendo as batatas para corarem todas por igual. Quando as batatas estavam assadas e bem coradinhas coloquei por cima os pedaços de frango descongelado, de forma a aquecer, deixei ficar mais ou menos 5 minutitos!! Servi acompanhado de uma bela saladinha de tomate e pepino.
Esta é a primeira sugestao,nao quer dizer que comer as batatas assadas no forno nao seja saudavel, é sim um pouco mais calorica que a minha proxima sugestao!

OMELETE DE FORNO DE COURGETTE (ABOBRINHA VERDE)

 Passemos entao á proxima sugestao, digamos que a mim, quer tivesse muitas ou  poucas calorias iria sempre agradar-me uma vez que eu adoro courguettes (abobrinha verde)!
A abobora é um fruto, um legume com um baixo teor calorico, só para vcs terem uma ideia, 100 gr de courgette tem qualquer coisa como 17 calorias... Ahhhhhhh pois é!!!
Eu desde ontem que ando a fazer um estudo intensivo de calorias e a colocar numa tabela para ter a noçao exata do que estou a fazer (tem a ver com o desafio leterario tb eheheeh) e o que estou a comer, nao vou como ja vos disse ontem, retirar as carnes brancas (frango, pato, peru e coelho) da minha alimentaçao, mas vou restringir o uso das carnes vermelhas (porco e vaca), quanto aos peixes, pois irei consumir mais á base da pescada, do peixe espada, salmao, todos os peixes que sao considerados de carnes magras, mas ao longo do ano ainda se vao cansar de ver por aqui so comidas saudaveis.
E apesar de ser uma dieta saudavel, nao quer dizer que eu nao post um docito aquém e alem... afinal apesar de nao se poder abusar muito, um dia nao sao dias!!! 
Ora entao vamos lá á omelete de forno, ora eu vi esta proposta lá no blog da Aninha "Ana Claudia na Cozinha" que por sua vez tinha visto no da Josy "Cozinhando com a Josy",  e eu trouxe para o tachos, a Aninha ja tinha alterado algumas coisas, e eu ainda mais devo ter alterado eheheheh... da receita original devem vir so os ovos e a courgette!!! Mas eu vou explicar-vos como fiz e o que usei:
Parti 1/2 courgette  em rodelas finas (com casca) para dentro da minha frigideira de barro, adicionei 1/2 cebola em meias-luas e 2 queijinhos (pequeninos do lidl) frescos magros cortados em rodelas. Numa tigela, deitei 3 ovos, bati bem, adicionei 1 raminho de salsa picada, 1 pitada de sal, 1,5 dl de leite (magro ou meio gordo) 2 colheres de sopa de azeite (nao adicionem outra gordura, prefiram sempre o azeite). Verti para cima do preparado anterior e levei ao forno bem quentinho, cerca de 1h ou um pouco mais, uma vez que adicionei leite nos ovos demora mais a fazer! 
Antes disso nao esqueçam de comer a sopa (nao posto porque ainda tinha a de abobora) e depois esta omelete de forno que dava perfeitamente para 2-3 pessoas (nao comi nem metade) e devo no total nem ter ingerido 400 calorias!!!
A Marijose do Blog "Una Mariposa em mi Cocina" passou-me este belo selinho para o meu blog, este selo tem um desafio, tenho que falar 7 coisas sobre mim... Tarefa bem dificil esta agora, afinal vcs ja sabem tudo da minha pessoa né?

Mas vamos lá:

*Sou aquariana de gema, o prototipo mesmo do que é ser do signo aquario, sonhadora, sem os pés assentes na terra, gosto de chocar os outros pela originalidade.

*Eterna apaixonada por artes, pintura, costura, colagens,... Gosto de ter um toque pessoal meu em cada peça que coloco em minha casa.

*Luto pelos meus ideais e objetivos e a prova disso sao os meus filhos que estao cá, passei por muito para os ter, mas consegui!

*Adoro desafios, quanto mais dificeis para mim melhor, e nao desisto facilmente.

*Sou muito amiga do meu amigo, mas tb tenho um defeito muito grande, é que quem me faz mal uma vez nao volta a fazer, eu até posso ficar a falar com a pessoa, mas para mim ela/ele ja nao existe, a ponto de ver essa pessoa precisar de ajuda e eu pensar 2x se hei-de ajudar ou virar as costas (é um grande defeito eu sei)

*Sou casada quase há 20 anos, e como qualquer relacionamento temos os nossos altos e baixos, temos os nossos arrufos, mas vamos tocando a relaçao para a frente, se houver alguem que seja 100% feliz, por favor de-me a formula!!! :D

* E por ultimo, sou uma apaixonada pela culinaria, se eu pudesse largava o meu emprego mandava os anos que lá perdi para o ar e dedicava-me em exclusivo ao cake designer e a um salao de cha gourmett!

Bom tenho que passar isto a 15 blogs eheheheeh, ok vamos ver se eu tenho 15 blogs para passar o selo e o desafio:

1 - Aninha - Ana Claudia na Cozinha

2 - Sheila - Cozinha de Mulher

3 - Cris - Salpicos Doces

4 - Catarina - A Cozinha da Kinhas

5 - Talitha - Fofura de Cupcake e companhia

6 - Mayara - Coraçao do Lar

7 - Paulinha - Doce Mais ou Menos

8 - Camila - Arte em Ser Mulher

9 - Flavio - Doces e Salgados

10 - Mito - Miminhos da Mito e etc...

11 - Rosinha - Cozinhaterapia vovoszinha

12 - Marcia - Maos de Prata

13 - Luci e Iris - Falando com as batatas

14 - Mel - Artes da Mel

15 - Romy - Receitas da Romy

Beijocas


31 comentários:

Kati Monteiro disse...

Oi Margarida!
A omelete de forno da Josy está fazendo o maior sucesso. De fato, parece deliciosa!
Muitas vezes as pessoas comem coisas saudáveis sem nem se darem conta que são leves em calorias! Alguns pratos são tão saboroso que nem parecem de dieta. Não precisa contar pro marido que é de dieta, ele vai comer feliz da vida!
Beijos

Guloso e Saudável disse...

Oi Margarida,
Que deliciosa refeição, seria deveras complicado escolher qual dos pratos saborear primeiro a abobrinha ou o frango, ambos deliciosos.
Gostei muito de conhecê-la um pouco melhor.
Beijo,
Vânia

Miminhos da Mito disse...

Olá

Querida amiga ficou super feliz que tenhas pensado em mim Obrigada :)
E esta nova cozinha é do melhor eu adoro comidinha assim e o frango com batatas também me faz feliz lol lol lol .

Bjs

luci disse...

Margarida que delícia de frango com batatas a omelete ficou divina,adorei o selinho obrigada beijos

Salsa Verde disse...

Olá Margarida,
Adorei as duas sugestões, pois ambas estão super apetitosas!
Beijinhos,
Lia.

O Cantinho da Sophia disse...

Que belo aspecto!
Beijinhos

Fofura de Cupcake & Cia disse...

Bom dia Margarida *-*
Hmmmm, essas receitas ficaram lindas, com um aspecto delicioso :9, e essas batatas com frango de churrasco ?! hmmmm hahahha.
Obrigada por me passar o desafio >< '
vou fazer sim ^^
2beijos :*

Andréa disse...

Minha amiga,
temos a mesma idade, temos 20 anos de casadas faço 21 em Dezembro e sou ótima como amiga, mas se deixo de falar com a pessoa que me faz mal ela deixa de existir perdoar eu perdoo mas não convivo mais, fica pra lá eu pra cá.
Temos várias coisas em comum, hehehe!
Amei os pratos, os dois ao meu gosto, delícias!
Aqui o polvilho azedo tem um cheiro e um gosto horríveis eu não sei se aí em Portugal tbm é assim, o polvilho doce ñ tem cheiro é neutro.

Beijinhos ♥

arte da sadhia disse...

que delicia amiga de receita esta de parabens ..viu amigameu pequeno davi ja é um pequeno mestre cuca kkkkk acho que esse vai seguir os passos da mamãe kkkk adoro ..amiga esta de parabens em suas receitas divinas bjokas e boa terça feira abençoada por Deus

Joana disse...

Agora o trabalho é a dobrar :)
Ambos os pratos ficaram uma delicia :) Numa fiz omelete com courgette, tenho que experimentar porque parece deliciosa :)
Um beijinho!

Cozinha de Mulher disse...

Bom dia minha querida amiga Margarida..
Primeiro quero agradecer o carinho que sempre tem com essa sua maninha caçula aqui.. srsr
E depois quero dizer que não tem nada que se desculpar amiga... sei muito bem que está a curtir essa família linda que tens aí.. e nada mais justo do que aproveitar ao máximo esses momentos..
Seu carinho por mim sei que vai muito além das participações.. e é isso que me deixa muito.. muito.. muito feliz...

Depois quero dizer que essas suas receitinhas estão maravilhosas..
Hummmmmmmmmmm esse franguinho com as batatas..
Eita lelê... que ficou tudo de bom...
O omelete eu já tinha babado na Josy.. depois babei na Aninha.. e agora to babando aqui..
Adoro omeletes.. apesar de ser um desatre na minha cozinha... minha última tentativa acabou como ovos mexidos rsrsrsrs
Mas a madame aqui precisa comprar uma frigideira.. porque eu nunca vi uma cozinha sem uma frigideira.. só lá em casa mesmo srsrrs

E o selinho?
Oh minha amiga.. obrigada por ter se lembrado de mim viu? Amei o carinho, e amei ler mais um pouquinho sobre você.. mesmo sabendo já muito de ti... como você mesma disse.. "conhecemos muito essa pessoa linda e guerreira que você é"
Vou postar na quinta..

Tá bom.. tá bom.. que já escrevi por demais.. srs
Sheila

são33 disse...

GOSTEI DE AMBAS AS SUGESTÔES,A OMELETE DE COURGETTE É BEM INTERESSANTE.
BJS

Sabor no Prato disse...

Olá Margarida! Este seu prato de hoje parece delicioso! E esta omelete já está famosa, rsrs. Que delícia!

Abraços, Fabiana.

marijose disse...

dos recetas estupendas Margarita, me han gustado mucho las dos, un beso

A arte em ser mulher disse...

Oi amiga muito obrigado pelo selinho é o meu primeiro e se eu entendi bem preciso postá-lo no meu blog e responder 7 coisas sobre mim é isso?
Se for farei em breve.
Bjocas sempre.
Camila.

M. disse...

Pois essa omeleta de courgette magrinha está um mimo!!!
Beijinhos

Formiguinha disse...

Olá Guidinha:)

A Formiguinha está voltando das férias... mas primeiro que tudo tenho que pôr os comentários em dia:)
Adorei as tuas sugestões! Cada uma boa de se provar...

Também sou aquariana como tu e temos algumas coisas em comum:)

Beijinhos

Margarida Abreu disse...

Oi Camila, é isso mesmo minha amiga, fala 7 coisas sobre vc e depois passa a 15 blogs!!!

Beijocas

Mayara disse...

Oi amiga, obrigada pelo selinho. Vou tentar seguir as regras. rs.. Beijos...

B. V. disse...

Frango hummm é sempre bom e esse ficou com um delicioso aspecto.
beijos

Catarina Sá - A Cozinha da Kinhas disse...

Olá Margarida!! Estava tão atenta a ler o teu post que quando vi lá o meu nome até tive que ler e reler para ter a certeza :) obrigada pelo desafio e já agora como coloco o selinho no meu blogue? é o primeiro que tenho por isso ainda não sei muito bem :) e as tuas comidinhas estão fantásticas, mas hoje eu preferia o prato do marido e dos filhotes ;)

beijinhos

Fê Dayrell disse...

Margarida querida muito força de vontade, vc vai conseguir.
Este omelete e abobrinha é mesmo muito bom, também vi a receita no blog e gostei muito.
Adorei conhecer mais um pouquinho de vc.
bjo

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

Essa omelete vou ter que fazer ficou me chamando amei!!
beijo

Josy disse...

Margarida minha portuguesinha danada, como consegue fazer dois pratos, tirar fotos, postar, e ainda sair esse franguinho dos deuses adorei seu franguito, a abobrinha adorei a sua versão, e das meninas, começamos com um jeito e cada um vai colocando seu jeitinho e está cada vez melhor essa omelete, a começar pela abobrinha nós apaixonadas por ela né? Seus pratos ficaram deliciosos. Lindo o selinho, a Maria Jose é uma querida. Parabéns pelo lindo selinho. Bjocas

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

oi Margarida,seus pratos estão lindos,parabéns pelo selo obrigada por ter colocado a cozinhaterapia na relação,estou levando o selo e vou postar sim bjs Rosinha

Claudia e Brigida disse...

Ficaram os 2 pratos com ótimo aspecto.
Beijinhos!
Brigida e Cláudia

Papoila disse...

Que belas receitas... Assim é dificil escolher...
Ando por cá há pouco tempo e gostei de te conhecer um pouco melhor. Obrigado por seres assim.
Bjs

cristina fonseca disse...

Olá!!
Antes de mais obrigada pelo selinho que vou trazer com muito carinho! Apesar de ser uma tarefa dificil!!! 7 coisas sobre mim ???? ehehehehe
Esses pratinho ficaram de babar !!!

Beijocas a todos e um beijo especial para ti :)

Artes da Mel disse...

hehehehehe ganhei um selinho e ADOREIIII!!! Muito obrigada pelo carinho Margarida, estou levando comigo esse selinho fofo!!!
Bjss
Mel

Romy Almeida disse...

Margarida,obrigada pelo selo :)
Temos o mesmo "defeito" em comum lol
Só que eu esqueço com facilidade o que me fazem ... isto se a pessoa mostrar mesmo que mudou pois caso contrário serei eternamente desconfiada lol
Temos de mudar este feitio eheh

Adorei a receita deste post, boa sugestão :)

Bjokas

Mãos de prata disse...

Querida Margarida: obrigada por te teres lembrado de mim ( ainda não tinha visto esta postagem pois ando um pouco afastada dos blogues).Como ainda sou "novata" nestas coisas,gostei de saber mais um pouco sobre ti, que não conhecia. A minha opinião não mudou: continuo a achar-te uma pessoa muito positiva ,sincera e simpática.
Bjs e tudo de bom para ti
Márcia