sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sandwich de Courguette


Bom dia, bom dia gente linda!!!!

Mais um dia que promete ser solarengo, pelo menos ás 6:30 da madrugada, ja os seus raios entravam pelo meu quarto dentro dando-me umas beijocas de bons dias... Epaaa afinal nao eram os raios de sol carambas, era a felinagem toda em cima de mim aos beijinhos com aquelas linguas asperas... eheheeheh!!

Antes de passar ao post de hoje, vou atender a um pedido da Mel...

Mel, esta é a minha labradora, tem 6 anos, nega e linda como o seu.. é a minha companheira de caminhadas, todos os dias fazemos mais de 2km a pé, esteja chuva, neve, geada, sol... lá vamos as duas e temos longas conversas pelo caminho...


Quando me sente chegar junto dela, vai buscar a trela para eu lha pôr, eu gostava que ela caminhasse do meu lado sem trela, mas corro o risco de encontrar algum gato desconhecido, porque os da casa ate dormem com ela, mas os de fora... é melhor nem se aproximarem!!!


Na parte das plantas que está fechada para ela, fica toda tristinha e empoleira-se no portao... estes olhinhos pedinchoes... mas estragou-me mais de 15 orquideas... escavou, roeu... enfim foi uma chacina de orquideas!!!


Quando veio cá para casa, foi um stress, roeu o roda pe todo, pois é em madeira, tivemos que substituir novamente o dito...


Quando ralhamos com ela e a coisa nao lhe interessa, finge que nao ouve... mas as palavras magicas sao tudo... "Belita toma..." nao ha amuo que resista... ja sabe que vai ter direito a um belo biscoitinho!!!

Esta é a minha menina, bem educada agora, faz o que lhe mandamos, mas ainda nao pode estar junto de plantas nem na quinta, porque é certo e sabido que escava e estraga-nos os vegetais todos...!!!


Eu tenho varias fotos dela no rio, com os meus filhos, em varios sitios, estas foram tiradas ontem enquanto eu andava de volta do jardim das aromaticas (e claro que ela para aí nao vai) e o meu marido achou-lhe piada porque ela estava tristinha comigo, queria tb ir para lá... entao andou a tirar-lhe fotos... e ainda bem, pois sao as unicas que tenho de moento no computador, senao tinha que ir scanar as ditas!!!! Força minha amiga... eu ainda nao sei o que é perder um patudinho, mas acredito que seja como perder uma pessoa de familia!!!!

A minha proposta para hoje é algo que saiu do nada!!!
Pohhhh, ando pouco inspirada para fazer comer, e depois como estamos em plena safra de vegetais e legumes, tenho a ardua tarefa de ter de os acondicionar de varias maneiras para aguentarem o inverno, ele é a secagem do tomate, é a secagem da beringela e abobrinha verde, daqui a 1 mes começa a safra das compotas porque as frutas lá da quinta ja estao a ficar maduras... é um sem numero de coisas para fazer...


Ontem foi um daqueles dias em que olhava para tudo e nao me apetecia fazer nada... parecia uma barata tonta a abrir portas, fechar portas, congelador, arca, frigorifico... ate que numa das vezes que abri a porta do frigorifico a dona abobrinha verde nao se fez rogada... deu-me uma trolitada na cabeça, que eu dei duas voltas e caí durinha de "rabo" no chao... 

"Alevantei-me" com tal furia, que peguei numa faca e cortei a dita em rodelas bem fininhas... depois dela cortada pensei: " o que vou fazer contigo?"... Abre-se a tampa da caixinha do queijo e do fiambre e fez-se luz no frigorifico... umas sandwich's de abobrinha... será que é bom???

Nao... minhas amigas... é delicioso, aconselho-vos vivamente a experimentar...

Bora lá comigo para a cozinha que eu vou mostrar-vos como se faz estas magnificas sandwich's

Vamos precisar de:
*2ou 3 abobrinhas
*3 ovos
*300 gr de farinha
*1 pacote de natas
*salsa e sal a gosto
*queijo e fiambre Q.B.
* 1 beringela
*1 pacote de sopa de cebola
*500 gr arroz arboreo
*azeite e oleo

Começamos por fazer o polme, adicinando numa tigela, as natas, os ovos, a salsa e sal a gosto e a farinha, mistura-se tudo muito bem, se virem que esta muito grosso colocam mais 1 ovo, se estiver muito liquido colocam mais farinha. Reservem.

Corta-se as abobrinhas em rodelas bem fininhas e recheiam-se com queijo e fiambre, fecham-se com 4 palitos, envolvem-se no polme e levam-se a fritar em oleo bem quente, retirando-se nessa altura os palitos, ate estarem douradinhas, colocam-se sobre papel absorvente. repete-se a operaçao ate acabar a abobrinha.

Enquanto isso, vai-se fazendo um risotto de beringela...

Coloquei agua num tacho, desfiz a sopa de cebola e adicionei, deixei levantar fervura. Cortei a beringela  em pedaços pequenos, e juntei-a na agua a ferver, temperei com um fio de azeite e sal e eixei cozinhar por 10 minutos. Findo esse tempo adicionei o arroz arboreo, e deixei cozer ate estar brilhante e com um molhinho bem gostoso!!

Servi as sandwich's de courguette com o risotto de beringela, e olhem que soube mesmo bem.... uma refeiçao a repetir muitas vezes!!!



Espero que gostem da sugestao... eu tenho que ver se arranjo inspiraçao para a cozinha!!!

Beijocas



22 comentários:

Cris disse...

Olha que sugestão deliciosa!!!
Vou sem dúvida experimentar!

Beijinho e bom fim de semana :)

Felismina disse...

Não me parece nada mal!

Bjs.

saboracasa disse...

por aqui (porto)o dia começou com sol, mas as nuvens apareceram e até parece que vai chuver ... :(

lindo negrinho... é casa cheia de alegrias

bom petisco esta tua sugestão , beijocas

Sandra Batista disse...

Olá Margarida, adorei estas sandwiches de legumes...vez-me lembrar numa ida que fiz à pouco tempo a Monsanto, parei numa esplanada e resolvi experimentar umas tostas de legumes que havia na ementa e amgia, eram tão boasssss...acho que nunca tinha comido umas tostas tão especiais recheadas de legumes...que vontade de dar uma dentadinha nessa sandwich...e o risotto...maravilhoso!!
Adorei ver as fotos da tua belita, tem um olhar tão terno e meigo!!
Beijinho e bom fim de semana!

Ana Claudia disse...

Amiga, sua Belita é linda, os patudos são muito mais companheiros que alguns seres humanos, bem sei disso.
Sei exatamente o que a Mel sentiu ao perder seu patudo, perdi o pai dos meus patudinhos há oito meses, ainda sofro muito. Ele me deixou com 16 anos, foi muito tempo de convivência, só o tempo vai amenizar a saudade.
Amiga, que interessante cozinhar a berinjela na sopa de cebola, gostei da ideia, sabes que é uma forma de maridão comer berinjela, esse é o unico legume que ele torce as vezes o nariz para comer. No risoto acho que ele não comeria...rsrs... Um maravilhoso final de semana, e bora trabalhar pq amanhã tem arraiá em casa e adoro festa!!!! Beijos
Ana Claudia

Flávio Mesquita disse...

olha onde vejo aquela cena do post coletivo do dia 21?

Cozinha de Mulher disse...

Bom dia minha amiga..
Adoro entrar aqui, porque além das receitas apetitosas sempre tem uma história que me faz sorrir..
E fico aqui em minha sala sorrindo sozinha, parecendo uma louca.. srsrsrs
Gente Belita é mesmo bela.. e esses olhinhos pidões??
Fofa umas horas.. imagino as artes.. e as caminhadas.. srsrrss

Risotos.. pra mim Margarida é um prato muito do chique... mas eu não tenho mão para risoto... o meu fica um desastre.... e sempre que tento me decepciono.. rssrsr
Mas não desisti ainda não.. qualquer hora dessas vai me ver postar uma receitinha rssrsrs

E sobre esse sanduíche de abobrinha hummmmm.. que coisa mais linda.. e deve ser tão gostoso..

Eita que falei mais que tudo agora.. srsrsrsr
Um beijo e um dia lindo pra você.. para o João.. para o Diogo.. para Belita.. Miau.. e a família toda de felinos... srsrsrs

luci disse...

Que delícia Margarida eu adoro lanche rápido vou fazer,que fofa a Belita.
Bom final de semana beijos

Andréa disse...

QUERIDA MARGARIDA,
SÓ TIVE UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO NA MINHA VIDA FOI UM PAPAGAIO ELE ERA TÃO ARTEIRO QUE ACABEI DANDO P/ O MEU TIO.
OS MEUS 6 IRMÃOS SEMPRE TIVEREM CÃES, DESDE QUE ERAMOS SOLTEIROS, ELES CRIAVAM NA CASA DOS MEUS PAIS E HOJE TODOS SÃO CASADOS E TEM BICHINHOS DE ESTIMAÇÃO, ATÉ COELHOS.
O TEU PRATO FICOU BOM DEMAIS, FELIZ DE QUEM O COMEU!
OBRIGADA PELA DICA, EU CONSERTEI AS MEDIDAS NO MEU BLOG, A MEDIDA DA LATA AQUI NO BRASIL E 395G E A GINJA ME PASSOU 370 E 397, A MESA MEDIDA QUE VC PASSOU, AQUI TBM TEMOS LEITE CONDENSADO NA CAIXINHA DE 190G.
BOM FINAL!
BJS ♥

Érica disse...

Hummm! Ficou bem apetitoso.
Um ótimo fim de semana.
bjs

Patricia Galis disse...

Hummm bom demais.

Formiguinha disse...

Olá Dona Guidita:)

Por aqui chove, minha querida.
Tens uma bela cadela e é muito fotogénica:)
Aí está uma sandwich diferente mas acredito que super deliciosa. Boa para piqueniques e praia, se o tempo permitisse:)

Bom fim-de-semana!
Beijinhos

Guloso e Saudável disse...

Oi Margarida,
A Belita é muito simpática, uma super companheira.
O sanduíche de abobrinha embora tenha saído do nada é uma boa sugestão, uma ótima refeição leve rápida e nutritiva.
Beijo, bom final de semana,
Vânia

arte da sadhia disse...

hummm que sanduiche bom quertida amei e ja fiz hoje a receita com ovomaltine ..parabens npela sua receita bjokas boa sexta feira

Romy Almeida disse...

Margarida... que delicia de receita :)
Gostei mesmo muito... deve ser otima :D

Bjokas

Sofia.Lopez disse...

Olha vês, Margarida, eu que "sou toda courgette" ainda não tinha-me lembrado de comê-la em sandwich eheheh gostei mesmo da receita e do resultado!! Deve ter ficado uma maravilha!!

A tua Belita é um amor!! Obrigada por partilhares, eles passam a ser da família :)

Beijinhos e bom fim de semana madrugadora! ;)

Fê Dayrell disse...

Simplesmente delicioso, adorei a receita, estou levando comigo e vou fazer com toda certeza.
Cachorro é realmente tudo de bom, viram pessoas da família com toda certeza.
bjo

Maísa disse...

Margá
Adorei esse super lanche... que maravilha de receitinha!!Delícia!
Agora lindinha mesmo é a Belita, que fofa, cuida bem dela, esses animaizinhos são bem especiais mesmo!beijão

Josy disse...

Ai que linda sua neguinha Belitta, que arzinho triste ela ficou por não poder te acompanhar, que mal há ela cavocar tudo, deixe-a kkkkkkk. Ela é linda amiga, uma companheira fiel e amiga dos gatitos da casa, linda. Adorei essa abobrinha empanada que te levou ao chã, fica de fato deliciosa, acompanhada com o risoto. Bela refeição minha querida, gostei muito. Um excelente final de semana a tods. Bjinhos

anapaulaml disse...

Olá Margarida,

Adorei esta proposta, muito original.

beijinhos

Debora disse...

Minha querida, vim te dar os parabéns por mais essa delícia e te desejar um maravilhoso fim de semana.
Beijos!!

Artes da Mel disse...

Margarida querida que post mais lindo!!!! Eu já tinha visto a Belita lá no face!! Esses patudinhos são fofos demais e os labradores são muitos especiais! Quando o Zack era pequeno eu o levei para adestrar, pois era muito agitado na rua, mas ele nunca foi de fazer artes em casa, não estragou plantas, não cavocava o jardim, não roeu os móvies...ele era muuiiiittttoooo bonzinho!!!! Mas também me pedia para passear todos os dias, e ficava todo tristonho quando eu não passeava com ele!! Obrigada por vc ter mostrado a Belita, gostei muito....preciso muito arrumar outro amigo patudinho!!!! Um otimo domingo pra vc!!!
Bjsss
Mel