sexta-feira, 27 de julho de 2012

Polpetone recheado com muzzarela e abrobrinhas assadas


Ora entao muito bom dia, chegamos ao final de mais uma semana, sexta feira!!

Eu ando em contagem decrescente para as minhas ferias... Dia 1 de Agosto lá vai deixar de haver relogio para mim, nem quero sequer ver as horas passarem, simplesmente quero estar com os meus filhos a 100%, com a familia, passear, conhecer novos sitios... etc.. etc... etc..

Supostamente este ano a ultima semana de Agosto merecia uma viagem á Madeira, para a 18ª lua de mel, mas as passagens sao muito caras, haver vamos ainda. Odilia, calma amiga, eu juro que nao está esquecido, mas agora sao 4 passagens ehehehehehehe!!!


Bom, ontem no blog da minha querida Aninha, é Aninha tou falando de vc amiga, acredite sim, a receita de hoje foi inspirada aí no seu blog "Ana Claudia na Cozinha", ... 

Nao conhecem???, Nao digam uma coisa dessas, uma Brasileirinha super simpatica, muito querida, mais uma amiga para a vida né?? Olha, eu estou esperando vc e o Junior viu??? Nao esquece tá???

Bem continuando, eu tal como a Aninha tinha visto lá no blog da Josy a receita do polpetone, mas confesso pensei... nossa que requinte, que paladar, que delicia deve ser, mas e os "esquisitoides" de serviço??? como vai ser com eles?? 

Ontem fiquei KO pois a Aninha postou novamente o bendito do polpetone, nao resisti, mandei tudo para o ar e disse: "Eu vou fazer, nao vou morrer burra por causa deles, se nao quiserem comer, que encostem a pança no fogo, ou entao que vao a um restaurante" (coisa que nao falta aqui na minha terra é restaurantes e cafes, porta sim, porta sim eis um restaurante e eis um café). 

E ontem lá saiu o polpetone, ... Gente que delicia é essa?? Nossa é muito gostoso sim, eu adorei, e eles?? Eles tb ehehehheehe!!!


Tb sabem já que eu tenho que ir á origem de tudo, e achei que o nome me suava a Italiano, vcs sabem que estava completamente enganada??? Nao é uma receita italiana nao, e apos algumas pesquisas eis que a resposta que mais me agradou foi esta de um anonimo lá no "orkut":

"Origem do Polpetone
Muita gente acha que o tradicional polpettone, 

aquele bolo de carne recheado de queijo e 

mergulhado em molho de tomate, é receita italiana. 

Esse prato é, na verdade, invenção de restaurantes 

paulistanos.

Quando os imigrantes italianos desembarcaram em São Paulo, trouxeram na bagagem, entre outras receitas, um tradicional bolo de carne, o polpettone. Mas a versão que ficou mais conhecida por aqui, com queijo e muito molho, saiu da cozinha da cantina Jardim de Napoli, propriedade de Antonio Buonerba, na década de 70. No começo, era feito de pontas de filé mignon descartadas. Depois de batida, a carne era recheada com mussarela, empanada e frita. A receita de hoje é diferente, secretíssima, e já foi até patenteada."

O nome em si realmente é Italiano, mas inventada em SP, em parte minhas suspeitas estavam corretas. 



Eu nao fiz exatamente como elas, ate porque havia ingredientes que  eu nao tinha em casa, aí usei o que tinha, mas se quiserem ver a receita na integra, Aninha ou Josy, basta clicarem!!

Depois ainda veio a questao do acompanhamento, as minhas abobrinhas estao carregadas e todos os dias apanhanamos 2,3 abobrinhas, algumas estao no frio esperando eu ter um pouco de tempo para as organizar, outras ja estao consevadas de varias formas.. mas isso é um assunto aí mais para a frente.

Bora lá comigo para a cozinha preparar um polpetone recheado, e umas abobrinhas assadas que sao de deixar qualquer um KO.


Comecemos pelas abobrinhas, pois foram as primeiras a ser colocadas no forno:

*2 a 3 abobrinhas, depende do tamanho e da quantidade de gente a comer
*mix de temperos para carne grelhada a gosto
*flor de sal a gosto
*5 dentes de alho picadinhos
*1 fio de azeite

Cortamos as abobrinhas em rodelas para dentro de um pirex (claro que nao é preciso estar a dizer que primeiro as lavei né???), por cima espalhei os alhos picadinhos, o mix e o sal, reguei com um fio de azeite e foram para o forno que ja estava quente (nao sei a quanto pois fiz em forno de lenha), de vez em quando ia mexendo para envonver os temperos e tb para que as abobrinhas assassem todas da mesma forma.


Polpetone usei:

*600 gr de carne de porco (febra) moida
*600 gr de peito de frango moido
*300 gr de queijo muzzarella
*louro em po
*canela em po
*flor de sal
*50 gr de flocos de aveia
*1/2 pacote de pao ralado (farinha de rosca no Brasil)
*6 alhos picadinhos
*1 ovo
*1 ramo de cheiro verde
*piripiri
*noz moscada

Coloquei as carnes numa tigela e envolvi bem as duas, adicionei todos os temperos, os flocos de aveia o pao ralado e o ovo, mexi bem ate que estive tudo bem ligado. 

Dividi a massa em duas e numa frigideira( eu uso uma daquelas da tefal que tem um ponto vermelho para sabermos quando está quente) coloquei um pouco de gordura de canola e deitei metade da massa, com as maos fui ajeitando até formar um disco (podem fazer como a Aninha que usou papel de aluminio) recheei com metade do queijo e por cima coloquei a restante massa, que ajeitei de forma a fechar. Levei a frifideira ao lume e deixei que dourasse de ambos os lados (nao mais que 5 minutos de cada lado), para virar usei um prato no auxilio.

Virei para dentro de um pirex.





O Molho:

*1/2 cebola picada
*500ml de polpa de tomate (eu usei a minha caseira preparada para pizzas e bolonhesa)
*1 ramo de cheiro verde
*4 dentes de alhos picados
*1 lata (grande) de cogumelos
*1 fio de azeite
*flor de sal a gosto

Na frigideira, coloquei um fio de azeite, piquei a cebola e os alhos bem fininhos adicionei ao azeite e levei a lume brando ate que a cebola ficasse macia, juntei o ramo de cheiro verde, o sal e deixei incorporar mais um pouco, de seguida foram os cogumelos laminados deixei cozinhar por 10 minutos em lume brando e por ultimo a polpa de tomate (se usarem a de compra coloquem 1 a 2 colheres de sopa de açucar por causa da acidez do tomate), mexi bem e deixei apurar por mais 10 minutos. Joguei o molho em cima do polpetone e polvilhei com o restante queijo ralado.

Levei ao forno por mais ou menos meia hora!


Enquanto isso, o meu pepineiro ja começou a contribuir com a safra dos pepinos e tinha dois em casa, decidi acompanhar o polpetone alem das abobrinhas assadas com uma salada de tomate e pepino.

para tirar um pouco a acidez ou o gosto meio amargo do pepino, eu costumo ao descasca-lo deixar sempre bocados da casca aquem e alem, e depois corto em rodelas bem fininhas para dentro de uma tigela cubro-o com agua e adiciono uma mao cheia de sal, deixo ficar assim mais ou menos entre meia a 1 hora, depois arranjo de forma normal, deito a agua fora e tempero com sal, vinagre e azeite, ontem adicionei 6 tomates em rodelas.


No fim de tudo feitinho, foi so servir e ver o que os "esquisitoides" diziam do menu... Calaram-se e como quem cala consente, presumo que tenha sido aprovado... Por mim foi mais que aprovado, adorei o polpetone e ainda mais servido com as abobrinhas assadas que ficaram um charme e muito gostosas !


Espero que gostem da sugestao... e Aninha... eu bem disse que ia fazer uma das suas receitas em breve  ehehehehhe !!!

Beijocas





22 comentários:

são33 disse...

Margarina mas que delicia de refeição voçê aqui tem.
Adorei tudinho...
Bom fim de semana
Bj

Felismina disse...

Tem muito bom aspecto!

Bjs.

Guloso e Saudável disse...

Olá Margarida,
Fez uma ótima escolha de receita, da Josy, feita pela Aninha e refeita pela Margarida, só poderia ficar maravilhosa, assim como as alterações, o acompanhamento e ainda feito em forno a lenha, delicia.
Bom final de semana, beijo,
Vânia

Patanisca disse...

Obrigada pela visita ao meu blogue e pelos comentários ao meu livro. Um grande beijinho.

Ana Claudia disse...

Bom dia Margarida. Aqui quem vos escreve é o Junior, marido da Aninha. hoje ela mandou o link do seu blog pra eu ver.. Ela ficou toda toda com seu comentario a respeito do polpetone. Achei muito legal também. Sabe, estamos com muita vontade de conhecer essa colina onde moras. Essa terra traz minhas origens. aninha ja deve ter te contado. Não temos data, mas isso não importa. Qualquer hora desembarcamos nessa terra linda pra conhecer-vos, e tb conhecer os vossos restarurantes como vc diz que porta sim porta sim tem... Abços..Junior

Cozinha de Mulher disse...

Bom dia Minha amiga!!!
Hummmmm que você e a Aninha estão mesmo querendo me matar de vontade de comer esse Polpetone...
Ontem babei enquanto lia o dela.. agora estou aqui desejando essa delícia maravilhosa...
Ficou lindo demais minha amiga...
E esse molho??
Hummmmmmmmmmmm mil vezes hum..

Também quero!!

Eita que as férias estão chegando em?
Que delícia... aí você aproveita pra se divertir por nós duas viu?
Beijinhos e uma sexta-feira linda pra você..
Sheila

luci disse...

Margarida que prato divino ,ficou lindo fiquei imaginando o sabor e já deu fome e não é hora do almoço ainda.
Bom final de semana beijos

Ana Claudia disse...

Amiga querida! Quanta honra! Que prazer é para mim ver um prato no seu lindo blog, ainda por cima com a explicação de onde vem o polpetone recheado, lógico que achava que eram os italianos que trouxeram a receita! isso que é cultura!!
Gostei da ideia da troca da carne, vou preparar de novo assim, deve ficar muito gostoso!
Até as crianças gostaram e aprovaram, isso é ótimo, me deixa mais feliz!! rsrsrs...
Beijos grandes!! Bom final de semana!!
Aninha

arte da sadhia disse...

hummmm que delicia margarida querida ...eu adoro polpetone e abobrinha kkk aqui no brasil é paixão nacional ..parabens pela receita amiga bjinhos

Andréa disse...

É MINHA AMIGA,
AQUI AS FÉRIAS JÁ ESTÃO CHEGANDO AO FIM, LOGO O MEU FILHO JÁ VAI PARA SUA ROTINA.
ONTEM VI ESTA RECEITA NO BLOG DA ANA CLAUDIA FIQUEI TENTADA, QUALQUER DIA VOU FAZER ESTA RECEITA TBM ALÉM DE PRÁTICA, FICA COM UM ASPECTO DELICIOSO!

BOM FINAL DE SEMANA JUNTO A SUA FAMÍLIA!
BJS ♥

Lylia disse...

QUe legal, Margarida.Essa integração entre os blogs é muito rica.A gente aprende muito e faz ótimas amizades.
De repente nos sentimos bem próximas de vocês, aí em Portugal.
Bj e bom fim de semana,
Lylia

marijose disse...

ummmmmmmmmmm, que rica¡¡¡¡¡, quedo un plato estupendo, y muy sabroso¡¡¡, besos

Fê Dayrell disse...

Perdi esta receita ontem, mas ainda bem que vc a trouxe aqui hoje, estou de joelhos para comer este polpetone, vou levar a receita e com toda certeza vou fazer.bjo

Cris disse...

Tb fiquei com ela debaixo de olho!!! :D

Deve ser excelente mesmo!!!
Beijinho e bom fim de semana !!!!!

Josy disse...

Margarida minha flor que delicia ficou seu polpetone, a Aninha usou algumas alterações e voce tambem, gostei muito das duas, e vc fez com carne de porco que adoro.Qualquer dia vou provar com carne de porco, adorei seus temperos, com certeza ficou saborosa, ainda mais acompanhada com essas delicias dos deuses assadas. Muito gostosa sua refeição, os seus esquisitóides podem ter estranhado de primeira, mas na segunda vez com certeza vão acostumar e gostar como nós. Adorei saber um pouco mais sobre o polpetone, muitas coisas não sabia. Obrigada pela menção ao meu bloguito.
Quanto ao siri, é isso mesmo amiga, é a carne de carangueijo, muito saborosa.
Bjos minha amiga querida, excelente final de semana

Sofia.Lopez disse...

Olá Margarida!! :)
Que bom saber que estás quase, quase de férias!! Vais ver que depois é só aproveitar o lado bom da vida, com a família, sem horários e passear muito :))

Gostei desta receita, não conhecia o Polpetone, e, pelo nome, também pensava que fosse italiana :) Ficou com um aspecto delicioso!
Foste buscar inspiração a dois blogs muito bons, elas são muito queridas! :)
Beijocas e bom fim de semana

Mãos de prata disse...

Uma ótima receita e com muito bom aspeto.
Bj
Márcia

anapaulaml disse...

Olá Margarida,

Fizeste muito bem, porque se não eu nunca teria conhecido este pitéu.

Aboborinha é courgete, certo?

Adorei este prato e quanto a esquisitos tenho 2, mas quem cozinha manda e pronto.

beijinho e bom fim de semana.

Artes da Mel disse...

Margarida que delicia de polpetone! O seu e o da Aninha estão de arrasar!
Bjss
Mel

Lenita disse...

Olá Margarida,
Estou com um sorriso nos lábios depois de ler o teu post!
Esquesitoides, ahahah! Por aqui por vezes também tenho 1 (o marido), mas come que remédio tem, ou corre o risco de ir fazer uma sande, ihihih!
Nunca fiz esta receita, fiquei com vontade.
A interação entre blogues é uma maravilha!
Bjs

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto disse...

olá Margarida,adorei seu blog e suas receitas venha conhecer o meu ficaria muito feliz com sua visita
cozinhaterapiavovoszinha.blogspot.com

Miriam disse...

Olá Margarida,

Que delicia de polpetone, a salada também gostei muito....

Feliz fim de semana!!!
1000 Beijokinhas