sábado, 28 de julho de 2012

Empadas com recheio agridoce/sopa de feijao


Bom dia \0/bom dia \0/ gente linda *-*, um excelente sabado para todas/os.

Antes de passar a explicar o post , vou pedir a vossa compreençao para o dia de hoje, tenho uma seguidora nova, e terei o maior prazer em ir visitar o seu cantinho, mas amanha o meu "vô" faz 90 anos e está nas minhas costas (ainda bem que sao largas eheheheeheh) a elaboraçao do bolo, e como a data o requer e ele proprio o mereçe, isso e muito mais da minha parte, eu quero que saia perfeito, entao perdoem-me se eu nao visitar os vossos cantinhos logo cedo, mas prometo que assim que eu tiver um bocado, enquanto o bolo coze, enquanto a pasta americana seca um pouco, sei lá... eu irei expreitar as vossas novidades.


As propostas que vos deixo hoje aqui, ja andavam perdidas nas fotos das proximas postagens á nao sei quanto tempo, ora ainda foram feitas no inverno. E no inverno aqui em casa nao falta a sopa, e a seguir á sopa um petisco, seja empadas, rissois, empanadas, omeletes.. qualquer coisinha para acabar de aconchegar o estomago, e naquele dia sairam umas empadas para aproveitar uns peitos de frango de churrasco que tinham sobrado de alguma outra refeiçao, sim queridas, aqui em casa estragar comida é pecado, confesso que nao faço marisco todos os dias, nem como caviar, nem as minhas louças sao de porcelana da epoca ming eheheheheheh, sou muito pratica e da forma que está o nosso pais, ha que segurar algum dinheiro pois eu tenho muito medo do futuro, e tenho 2 filhos na escola a estudar, isto para vos dizer o motivo porque o meu blog é tao simples e aparecem por aqui muitas vezes aproveitamentos de comidas. Adiante.

Bora lá comigo para a cozinha preparar umas empadas agridoces e uma sopinha de feijao que vai saber mesmo bem, quando os dias frios se aproximarem:


EMPADAS:

*3 placas de massa folhada (usei amanhecer)
*3 peitos de frango de churrasco (sobras)
*1 lata de ananás
*1 cebola media
*4 dentes de alho
*1 fio de azeite
`1 ramos de cheiro verde a gosto
*especiarias de canela, damasco e tamaras da margao
*flor de sal
*1 colher de sopa de mel.
*1 colher de amido de milho
*1 gema 




Começei por forrar as forminhas de aluminio com discos de massa folhada. com a restante fiz as tampinhas e reservei.

Levei um tacho ao lume com 1 fio de azeite, a cebola e o alho picados, deixei cozinhar em lume brando cerca de 10 minutos, ou ate a cebola ficar macia. De seguida adicionei os peitos de frango cortados em cubinhos, temperei com o ramo de cheiro verde, e as especiarias, adicionei a flor de sal e deixei tomar gosto por mais ou menos 10 minutos. Reguei com  um pouco de sumo do ananas e deixei levantar fervura, adicionei o ananas cortado finamente e por fim a colher de sopa de mel, deixo ferver por mais 15 minutos.

Desfiz o amido de milho num pouco de sumo de ananas e adicionei ao preparado anterior, deixei engrossar, retifiquei os temperos e apurei.

Recheei as empadas com este preparado, tapeia-as pincelei com a gema de ovo batida com uma colher de sopa de leite e levei ao forno aquecido ate estarem douradinhas (as minhas viram-se negras para sair ehehehe mas foi das primeiras vezes que eu usei o forno de lenha da minha casa, eu estava habituada ao forno de lenha da minha mae)


SOPA DE FEIJAO:

*3 frascos de feijao (aqui é um pouco a olhometro, porque eu tenho o feijao caseiro sempre cozido na arca)
*1 batata grande
*3 dentes de alho
*1 abobrinha
*2 cenouras
*1 cebola
*1 folha de louro
*1 fio de azeite
*1 couve portuguesa ou de corte (eu nao sei como chamam aí no Brasil, mas procurem no google para verem a imagem)


Numa panela (eu usei uma de barro, propria para os fogoes a lenha), deitei o fio de azeite, a cebola e os alhos picados, a folha de louro e deixei refogar mais ou menos 5 minutos, reguei com agua e adicionei o feijao (reservei um pouco para deixar inteiros), a batata, a abobrinha (courguette) e a cenoura cortada em rodelas, se virem que é preciso mais agua acrescentem, temperem com a flor de sal, tapa-se a panela e deixei ferver por mais ou menos 30-40 minutos.

Nesse tempo arranjei a couve, eu arranjo tudo, nao só as folhas  mas tb os caules (aqui chamamos de trabulos  ehehehehehe) cortados em cubinhos.

Quando a mistura estiver cozida, trituramos, adicionamos a couve e os feijoes reservados, deixamos levantar fervura e retifica-se os temperos, deixa-se cozer por mais ou menos 15-20 minutos e serve-se bem quentinha


Espero que gostem da sugestao de hoje.

Beijocas


16 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Oi Margarida,
Nunca saboreei as empadas agridoces e fiquei muito curiosa, pois adoro agridoce, já a sopa de feijão no Brasil e sempre bem vinda, quanto à couve portuguesa infelizmente não existe à venda no Brasil, mas é muito boa.
Beijo,
Vânia

Mãos de prata disse...

Olá Margarida: umas empadinhas bem simpáticas ( se calhar o forno de lenha não será o ideal para elas).Adoro pratos em forno de lenha e mal posso esperar por mais receitinha tuas.
Bjs
Márcia

Guloso e Saudável disse...

Margarida,
Que deliciosa responsabilidade, fazer o bolo de aniversário do seu avô, muitos parabéns para o vovô, que seja um dia muito alegre para o vovô e rodeado, mimado por todos que o amam.
Beijos,
Vânia

luci disse...

Margarida essas empadas deve ter ficado deliciosa aqui em casa também aproveito a comida não gosto de jogar fora, o que faço toda semana é o bolinho de arroz fica delicioso.
Parabéns para o seu avó,bom sabado beijos

Patricia Galis disse...

Nossa arrasou duas coisas que amo copiei a receita da empada vou tentar fazer sim, e a sopa assim que esfriar novamente.

Patricia Galis disse...

Flor só uma pergunta vc disse que as atualizações do meu blog não estão aparecendo para ti mas eu não vi ela na sua relação poderia me explicar onde o vejo pois assim copio o link para reclamar no google, obrigada bjus.

Waldir disse...

Demais as duas receitas adorei.

Rita disse...

Boa tarde de sabado!!

Lindo post pra mim diferente mas, mas um luxo de bommmmm
gostei...adoro tudo que vc tem de bonito. e gostoso de ser visto
Abração de bom final de semana
Bjuss

Cristiana urbano disse...

humm que bela paparoca, pois eu também tenho a teoria sobras sempre aproveitadas e é muito bom estas empadinhas com uma sopinha beijocas:)

Mayara disse...

Margarida, eu já tinha vindo no seu blogue hoje de manhã. Mas nem no seu nem no de ninguém consegui escrever. Fui no da Sheila tambem e nada. Mas agora deu. Gostei das empadas, mas não sou fã de sopa. Rs.. Os biscoitinho podem ir com qualquer bebida. Eu é que gosto com cafezinho.. Um bom fim de semana.,

Belocas disse...

Hoje, aqui na minha zona está um dia bem frequinho, pelo que esta sugestão até vinha a calhar,...
Bjs

marijose disse...

Hola, Margarida, esas empadas deben ter ficado moito boas e saborosas, e a sopa de freixon xa tomo nota rapidamenta da receita porque eu morro por probala,jajja, eu tamen sei falar un pouquiño portugues, e entendo perfectamente, como non, se vivo enfrente de caminha, galegos e portugueses somos primos irmas, beijos amiguiña que teñas un bo fin de semana

Léia disse...

Olá Margarida, vim retribuir sua visista e dizer que fico feliz com sua visita.Já estou te seguindo.Adoro a culinaria Portuguesa.Volte quando quiser a minha cozinha também funciona igualmente a sua.Está sempre aberta.Beijos e foi bom te conhecer.

Artes da Mel disse...

Oi Margarida! Dê os parabéns ao seu avõ! 90 anos? Que beleza!!!! Adorei as receitas....por aqui sempre faço sopas, adoro!!!
Bjs
Mel

Cozinha de Mulher disse...

Eita amiga que delícias...
Sopa de feijão aqui em casa é sucesso entre eu a Talitha.. a Ágatha não come de jeito nenhum..
Mas o seu ficou tão apetitoso.. Hummmm eu queria!!
Estou louca pra ver como ficou o bolo do vovô...
Imagino quanto carinho está colocando nessa receita..
Um beijo viu?? Que seu finzinho de sábado seja especial e seu domingo maravilhoso...
Beijo no Diogo, no João e em toda família de patudos...
Sheila

Miriam disse...

Olá Margarida,

Sopa aqui está sendo prato direto, pois está muito frio....e as empadas perfeitas adorei o toque de abacaxi....
Parabéns para o seu Vovô...
Saúde e Felicidade, ok???
1000 beijokinhas