segunda-feira, 9 de julho de 2012

Broa de Mistura



Bom dia, bom dia *\o/*... e mais uma semana que começa, mais uma segunda,... Gente estamos a 9 de Julho, supostamente verao... VERAO??? onde??  aqui chuvisca, as temperaturas estao baixas 16º (confesso que eu nao gosto de ondas de calor, ondas so do mar) bolas... assim tb nao!!! Aff isto está tudo trocado, ja nao sabemos quando é inverno, quando é verao, a primavera com as suas temperaturas amenas, quase passou despercebida, nao fossem aquelas flores mais teimosas que enfeitam os campos tornando-os num mar branco ou amarelo, quase nem davamos pela sua existencia... o Outono tb esse que nos prepara para o frio do inverno passou um pouco ao lado, nao fossem as "quentes e boas" das castanhas apregoadas pelas ruas da baixa da cidade de Lisboa, ou as arvores de folha caduca que começaram o seu lento streap tease, tornando a terra num tom de castanho, caindo silenciosamente com a menor brisa!!!!

Bom devaneios á parte... como prometido aqui fica um "slid" da festa de aniversario dos meus filhos, que acabam por ser uns "baita" sortudos, tem festa no ATL, tem festa no dia do niver em casa, e ainda tem festa para os amiguinhos em casa num final de semana festejando assim os anos dos dois... haja mae que aguente ehehehehe... eu ate vos digo queridas, descobri musculos no meu corpo que ao longo de 38 anos me passaram despercebidos e na noite de sabado para domingo descobri que eles estavam lá, sacode, nunca tive tanta cãmbria na minha vida!! :S



Bom, como uma das iguarias que ia haver nos anos eram franguinho e coelho de churrasco com "barbecue" ja aqui postado, ... Eu tinha que fazer pao... mas um pao que agradasse a gregos e a troianos, e com grelhado so podia ser uma broa caseira, mas nao aquela broa com milho e trigo, queria uma broa com mistura, muita mistura de farinhas... e olhem sem me aperceber juntaram-se junto de mim um pacote de farinha de soja (marca continente, mas podem usar outra marca), 1 pacote de pao "ciabatta" do Lidl, farelo de milho amarelo, 1 pacote de farinha de trigo... ohoh.. mais um pacote de fermento... e minhas lindas sem lhes dar tempo sequer de desaparecer arrebatei os pacotes das farinhas para dentro de um alguidar tamanho XXXXL e sairam estas broinhas que todos gostaram e muito!!

Bora lá comigo para a cozinha com um alguidar (gamela, antigamente usavamos gamelas que nao eram mais que umas taças quer redondas, quadradas ou retangulares em madeira onde se amassava o pao de milho) que vamos amassar uma broa dos deuses!!

Têm MFP??? que importa??? eu tenho Bimby mas meti as maos na massa, porque broa para ser broa tem que ser amassada á mao e cozida em forno de lenha!!!

As quantidades minhas queridas foi a olhometro, mas vou dizer-vos mais ou menos o que usei:


*400 gr de farinha "ciabatta"
*100 gr de farelo de milho amarelo
*1 pacote de fermipan (ou outro)
*300 gr de farinha se soja (eu uso do continente porque tem sementes misturadas)
*sal
*Agua tepida Q.B.
*Farinha de trigo Q.B.

Deita-se cerca de 3L de agua tepida num alguidar, adiciona-se o sal, as farinhas e o pacote de fermento, amassa-se bem, vai-se adicionando farinha de trigo ate obtermos uma massa que se descole das maos, mas nao pode ficar muito rija.

Tapa-se com um pano branco e deixa-se levedar ate quase triplicar de volume (a minha levedou cerca de  3horas)

Enquanto isso tina ja o forno de lenha quente moldei bolas com as maos (as minhas deram broas quase de 1,5kg) e levei ao forno em tabuleiros forrados de papel vegetal, convem que o forno esteja bem quente para que cresçam bem.

Para sabermos se estao cozidas, pegamos numa broa e batemos com a ponta dos dedos por baixo, se o som que ouvirmos for  oco entao a broa está cozida!!!



E o aspecto dela é este... ja estou avisada, nao querem mais pao de compra... querem paozinho deste todos os dias... oa meus filhos adoram... e entao quentinha a sair do forno com manteiga... delicia dos deuses!!!

Espero que tenham gostado da minha sugestao!!

Beijocas



23 comentários:

Paula Vieira disse...

Tudo tudinho 5 *****, adorei, Tchim tchim amiga, muitas felicidades para todos.

Esta broa está divinal, como tudo aliás.

Beijocas

Paula

Guloso e Saudável disse...

Olá Margarida,
É verdade, o tempo anda muito mudado, é preocupante e os governos parece que pouco fazem...
Ótima a broa, parece muito macia, ficou linda.
Boa semana, beijo,
Vânia

Cozinha de Mulher disse...

Bom dia Margarida..
Que coisas mais apetitosas e deliciosas..
A festa deve ter sido um sonho em?
E esse bolo dos Smurfs? Gente!! Tudo de lindo..
Quanta guloseima..
Menina queria eu estar por aí.. srsrsrs
Imagino a alegria do João e do Diogo.. Por esses sorrisões dá pra ver o quanto amaram..

Beijinhos minha linda e uma semaninha linda pra você..
Sheila

Simplesmente Martha disse...

que deliciaaa amei!

luci disse...

Eu adorei Margarida fiquei com vontade experimentar que delícia.
Boa semana beijos

Sabor no Prato disse...

Hummmm, que gostoso! Esta sua broa parece bem macia. Gostei.

Boa semana. Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br

Andréa disse...

QUERIDA MARGARIDA,
E LÁ VAMOS NÓS PRA MAIS UMA SEMANA O TEMPO ESTÁ VOANDO!
QUANTAS DELÍCIAS TEVE NA FESTINHA DO SEU FILHO, COM CERTEZA FOI SUCESSO COM OS CONVIDADOS E COM A FAMÍLIA!
SONHEI QUE EU ESTAVA NA FESTA, RSRS, FOI MUITO ENGRAÇADO ATÉ A MARIANA ESTAVA LÁ, É COMO SE EU CONHECESSE VCS DE VERDADE.
A TUA BROA FICOU SUPER FOFINHA, ADOREI!

BEIJINHOS E ÓTIMA SEMANA!

marijose disse...

tienes razon Margarita, este año nos quedaremos sin verano, ese pan esta de vicio, no me extraña les guste tanto atu familia, besos

Romy Almeida disse...

Deve ter sido mesmo uma festança :)
Para começar adorei as tuas broas... ficaram lindas e bem fofinhas como eu gosto :D
Desejo muitas Felicidades para os teus meninos e muitas festas futura... e cheias de gostosuras como essa :P

Bjokas

arte da sadhia disse...

oi querida tudo bem??? que broa divina parabens eu amooo broa e vc é do brasil ?? pois vi uma postagem sua com pão de queijo??? boa segunda feira ..bjão

Fofura de Cupcake & Cia disse...

Nossa! Que delícia Margarida.. Deu água na boca :9
Beijinhos ;*

Cris disse...

Hummmm que pãosinho bommmmm ... Quando te visitar vou "cobrar" um pãosinho desses !!!Adoro pãoooooo hihihihih
Beijinho grande ;)

Formiguinha disse...

Olá Dona Guidinha:)

Que bela festa fizeste aos teus meninos. Parabéns!
Tanta coisa boa que era só deliciar-me:)
A broa tem muito bom aspecto e sendo eu uma adoradora de broa não iria resistir.

Boa semana!
Beijinhos

Simplesmente Martha disse...

que deliciaa amei!

Sofia.Lopez disse...

Olá MArgarida!
A broa está com um aspecto mesmo caseiriho e apetitoso, gostei muito!
QUanto aos slides...tanta coisa boa!! Gostei de tudo, desde os doces, à carne, as bebidas...muito bom! Ah e a ideia de nos mostrares assim está mesmo original! :)
De certeza que os teus meninos ficaram muito felizes com tudo o que fizeste para eles e com a mãe que têm, são uns sortudos :)
Beijinhos e boa semana!

Ratatuis disse...

Gostei muito do aspecto do seu pãozinho, padeira Margarida!
E já agora diga-me uma coisa: A Margarida é portuguesa ou brasileira...
Beijinhos

Felismina disse...

O pão ficou com muito bom aspecto!
Isso é que foi festejar.

Bjs.

O meu pensamento viaja disse...

Que pãozinho apetitoso!
beijo

Josy disse...

As broas ficaram com um aspecto fofo e delicioso Margarida, bem caseirinhas. Adorei o slide, cada delicia hein! Não é a toa que estás tão cansada. Os meninos devem ter amado. Lindas fotos o bolo ficou lindo com os nomes dos seus pequenos. Valeu a pena né miga? Bjos boa semana e me espera que vou até sua horta pegar todas as abobrinhas que por la tiverem hehehe. Bjocas

Debora disse...

Oi Margarida, estamos no inverno e ontem veio com tudo!!O solzinho veio hoje gelado que só!!Fiz pão aqui também com as meninas esse fim de semana,e adorei o seu, deu uma vontade de ir aí comer!!Um beijo amiga

são33 disse...

ESSA BOA ESTA PERFEITA.
E JÁ SE COMIA.
BOA SEMANA
BJS

Mayara disse...

Oi Margarida. Que pãozinho gostoso. Imagino molhadinho no azeite.. Obrigada pela visita. Beijos..

anapaulaml disse...

Olá Margarida,

A festinha do filhote correu bem? A tua broa parece-me muito boa, mas o que a torna especial é o forno a lenha! Gostava tanto de ter um!

beijinhos