sábado, 23 de junho de 2012

Pao Petropolis

Bommmmmm dia!!!!!

Descontraidamente aqui ha dias passeava eu pelas laterais do meu blog onde me salta a tampa, quando os meus olhos poisam em cima de umpao simplesmente divino...

Eu nao gosto nada de nada de pao (que ideia) e nao resisti...Aproveitem que a porta da Biroskinha estava aberta e a Rachel distraida e com a maior cara de pau entrei e alem de me servir de uma chavena de "cafezim" (a Rachel amorosamente tinha acabado de o passar para as suas visitas) e comer uma bela fatia de pao.... eheheheheh ... surripiei a receita e trouxe para este lado do Atlantico... 

Meninas, só vos digo.. Delicia, delicia... esse pao me matou!!! Afff paozinho gostoso gente!!!

Se apressem e bora lá para a cozinha preparar este paozinho que vcs vao comer de joelhos e chorar por mais!!!


Da despensa trazem:

*50 gr de açucar
*400 gr de farinha de trigo
*1 pitada de sal (eu uso flor de sal)
*1 pacote de fermento seco
*15 gr de manteiga
*120 gr de leite
*1 ovo
*1 gema misturada com uma colher de cha de café soluvel

Na Bimby: Coloca-se o açucar, o fermento, a manteiga, o ovo e o leite programa-se 2min/vel3.

Findo o programa adicionamos a farinha e o sal e programamos 2min/vel espiga.

Na MFP - deitam-se os ingredientes pela ordem descrita e escolhem o programa massa.

Á mao - numa tigela juntamos os seguintes ingredientes: Açucar, manteiga, fermento, ovo e o leite, bate-se bem com as espirais da batedeira, de seguida adiciona-se a farinha e o sal e voltamos a bater ate que a farinha se envolva bem.

Moldamos a massa (eu nao precisei de farinha nem nada, pois esta nao colou) e colocamos dentro de uma forma de bolo ingles e leva-se ao forno a 40º  cerca de meia hora ou ate dobrar de volume.

Desfaz-se a colher de cafe na gema de ovo de pincela-se o pao com esta mistura.

Aumenta-se a tem do forno para 180º e leva-se o pao cerca de 30min ou ate estar dourado (faz-se o teste do palito)...

Depois minhas amigas?? Depois é so comer e nao conseguir parar, é um pao que fica super leve e com um interior bem fechadinho...uma deicia que só provando se sabe o quanto ele é bom!!


Aqui em casa o pao nao sobrou de um dia para o outro para contar a historia... foi comido todo no mesmo dia!!!

Espero que gostem da sugestao!!!

Um final de semana maravilhoso.

Beijocas

Margarida

7 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Delícia!!!
Beijo

Cozinha de Mulher disse...

Nossa Margarida, eu acho incrível fazer pão em casa, apesar de nunca fazer porque morro de medo de não conseguir..
Mas acho que vou deixar o medo de lado e tentar porque me parece delicioso..
Imaginei ele quentinho saindo do forno com uma geléia de morango..
Jesus!!

Beijinhos
Shela

Lenita disse...

Hummm...que pão bonitinho!~
Tem um belo aspeto, deve ser bom mesmo, vou surrupiar a receita também!
Bjs

Romy Almeida disse...

Minha querida... o teu pão ficou com uma aparência excelente :)
Adoro o aroma do café e agora fiquei literalmente a babar lol
Vou ter de fazer ehehe

Bjokas e bom fim de semana

são33 disse...

ESSE PÃO FICOU LINDO E QUE DELICIA QUE DEVE SER...
BJS

Josy disse...

Ficou lindão seu pão Margarida amiga, esse pão Petrópolis é bem famoso por aqui, e acredita que nunca fiz? Ja passou da hora de fazer, e vendo o seu vou pensar mais sobre o assunto. Beijinhos querida um excelente domingo

Rafaela disse...

Nossa que delícia, já vi muita gente falando desse pão, com certeza vai pra minha listinha!