sábado, 16 de junho de 2012

Lulas Mediterrânicas


Em dia de jogo da seleçao de Portugal, muita gente conseguiu ver o jogo do principio ao fim... eu o primeiro golo ouvi-o no carro enquanto esperava pelos meus filhos, o segundo ouvi os " GOLOOOOOOOO" num café que ha aqui proximo da minha casa... O terceiro demorou a vir...

Eu tinha deixado lulas a descongelar,quando cheguei a casa, as "damas" ja tinham tirado toda camada de gelo que as cobria e estavam ali... viscosas e brilhantes a espera do rumo que eu lhes ia dar...

15 minutos sentada a ver o jogo,a ansiedade a aumentar.... o arbitro apita para intervalo...

" O que é que eu vou fazer com vcs?"

Toc... toc... trimmmmmmmm... 

Ei... Calma, as ideias surgem de onde menos se espera,mas logo a bater á porta e campainha nao era  necessário ...Abri a porta... nao era nenhuma ideia... era a minha mae a chamar os meus filhos.. eles foram... e com eles devem ter levado todas as ideias porque eu continuava sem saber o que fazer...

Estufadas com batata cozida???
Naaaa.. banal...
Estufadas com arroz???
Hummm... todos gostam... mas... continua a ser rotina
lembrava-me todo o tipo banal de se cozinhar lulas... mas eu queria algo diferente...

E o tempo passava... Eu olhava para as lulas, a Bimby olhava para mim... e as lulas enfim... de tentaculos descaidos esperavam... esperavam...

Chiufff.. Chiufff.. (cheirei) vim ao alpendre da casa...as minhas aromaticas, deliciavam-se com os raios de so e emanavam delas todo o seu cheiro divino... Cheiro a mar... Cheiro a sul da Europa, Cheiro a Grecia, ... Cheiros Mediterrânicos,e como Portugal estava a jogar com uma selaçao nordica,... Pronto fez-se luz... "já sei"


Recomeça o jogo... Numa azafama continua, lavo e corto em rodelas cerca de 1 kg de batatinhas pequenas, e coloco-as num pirex, por cima coloco um mix de ervas aromaticas (oregaos, tomilho, tomilho limao, cebolinho, o recem chegado caril, limoncello e salsa) salpico com uma pitada de sal, rego com um fio de azeite pico 3 dentes de alho e levo ao forno pré aquecido a 180º. 

A Dinamarca marca um golo... furiosamente descasco uma cebola, corto-a em meia-lua,e coloco no copo da bimby, os 2 dentes de alho nem se atreveram a dar palpites, descascaram-se e juntaram-se á cebola, um fio de  azeite bem nacional (digo isto pq é azeite caseiro) regou-os.
O Cris falha um golo certo de baliza aberta... Vermelho de raiva aproxima-se um pimento que sente o seu orgulho ferido, e corta-se em tiras, prgrama-se a bimby 30min/vel2/temp 100º (quem nao tem cao caça com  gato, e coloca dentro de um tacho a cebola picada, os alhos o azeite e o pimento e leva aolume brando)...

Mais um golo do Cris que é falhado e entre resmungos e palavras pouco apropriadas na boca de uma dama (note-se nada de asneiras), aparece-me descontraidamente um pimento verde... verde de esperança, Junta-se em quadrados ao que ja estava na bimby.... Como quem nao marca sofre... a Dinamarca marcou... Ohhhh Deus... barafustei, ralhei, encostei-me á tv podia ser que assim ouvisse melhor... tamanho era o aparato que dou por 2 elementos vegetais a espreitarem pela porta entreaberta do frigorifico... Hooo la..la... Nesse exacto momento... Portugal deixa o jogo empatar... fiz um massacre total...peguei na beringela cortei-a ao meio sem do nem piedade, fiz cubinhos e adicionei na bimby... nao se ficou a rir a couguette fi-la em rodelas e tb ela se foi juntar aos restantes elementos... A temp da bimby aumentava e o meu desespero tb... fui buscar um Mix de ervas aromaticas e la foram tb para dentro com uma pitada de flor de sal 2folhas de louro e as lulas que ja estavam cortadas em pequenos pedaços.

Deixei terminar o programa!!
(no tacho adicionam-se os ingredientes tal como para a bimby e deixam-se as lulas cozinhar cerca de 30-40minutos, em lume brando e com o tacho tapado).

As batatas vao-se mexendo de vez em quando ate estarem bem douradinhas.

Eu nao conseguia parar quieta... eu sentava-me levanta-me... eu acho que era melhor que estar num cinema a ver uma comedia, resmungava com o Paulo Bento.. Chamava nomes aos jogadores...Fiz em pedaços uma bela de uma alface vinda directamente do meu quintal e quando estava com a verdinha na mao... Eis que Portugal marca o golo que nos dá a vitoria, é caso para dizer que no banco estava a soluçao... Mais contente acabei de arranjar a alface, virei as lulas para o pirex das batatas e levei ao forno por mais 20 mintos... 


E bem contente lá servi as lulas Mediterrânicas com uma bela saladinha...

Mas enquanto esta azafama toda se passava havia quem na sua inocencia dormisse descansadamente sem me ouvir ou ligar nenhuma ao que eu dizia:


A Marota!!!

Espero que gostem da sugestao...Aqui em casa é para repetir mais vezes!!!

Beijocas

Margarida



8 comentários:

Cristiana disse...

lindo grande reportagem adorei e deviam estar optimas essas lulas hummmmm beijocas Margarida

Paula Vieira disse...

Bem já me ri a valer com este relato meio cozinhado meio futebolado, espetaculo mulher!

E no fim ganhámos um belo prato e o jogo!

Opto pelo prato, pois do futebol não levo nada...

Beijocas, e venham mais delicias bimbo/futobolisticas...

Cozinha de Mulher disse...

Nossa!! A carinha tá ótima..
Gente!!
Amei a Marota..
Aqui também temos dois gatinhos fofos e preguiçosos que amam um bom sofá.. rsrr
"O Dean e a Bolinho de Arroz"

Beijinhos Margarida..

Cris disse...

hihihihi
Eu por mim adorei!!! Adoro lulas :P
Deviam estar muiiiito saborosas :)

Beijinho!!!!

luci disse...

Eu adoro lulas e já anotei a receita,o gatinho é muito fofo beijos

Rachel disse...

Hahaha...adorei a narração, ainda bem que terminou tudo bem!
As lulas parecem ter ficado deliciosas, também depois de tanto esmero...rs!
Bjuss!!!

são33 disse...

GOSTO MUITO DE LULAS E ACHEI A TUA SUGESTÃO UMA DELICIA.
BJS

Josy disse...

Ai amiga, ri muito com vc, o nervoso que passou com
o jogo, não te impediu de fazer uma delicia, e pra comemorar a vitória, saiu melhor que o esperado não é? Ficaram deliciosas suas lulas acompanhadas com as batatinhas.Gostei muito e adorei a gatita, muito fofa. Bjos.bom domingo