terça-feira, 12 de junho de 2012

Legumes em camadas



Bom dia meus amores!!!

E hoje chegamos ao dia do prato principal... Escolhi este prato por ser tao simples e façil de fazer,mas que fica simplesmente delicioso.

Surgiu a ideia de o fazer na sexta feira á noite, e isto porque,como eu ja vos tinha contado da festa dos meus filhos, fizemos cozido á portuguesa para o almoço, e sobrou carne, alguma congelamos outra nao... e entao eu estava com um tuperware dela no frio e tinha de a usar...

Abri o frigorifico, e olhei para dentro...

Uma corguette dançava alegremente, bem na frente dos meus olhos, um grupo de tomates batiam o compasso da musica, os pimentos verdes e vermelhos davam o colorido á festa, e tudo isto desfilava em frente aos meus olhos, quando achei que tinha tudo o que precisava eis que me aparecem as cebolas a chorar desesperadamente pensando que eu nao iria usa-las, ao grupos dos desesperados juntou-se os alhos e o louro... Eita pessoal que grupo tao estranho,enquanto uns se apresentam a rir e a dançar os outros choram que se farta... Pensava eu que ja tinha visto de tudo... eis quando solenemente de um sitio bem recôndito  do frigorifico se me apresenta uma personagem elegantemente vestida de negro e se coloca bem na frente dos meus olhos...ehehee Imponente no seu traje e querendo ser o centro das atençoes lá apareceu a beringela...

Meninas... nao me fiz rogada peguei em tudo o que me apareceu á frente e:

Bora lá para a cozinha preparar uns legumes em camadas!!!.. Aviso.. nao esqueçam o avental, que eles ao entrarem dentro do jacuzzi (leia-se alguidar) para o seu banhinho salpicam tudo!!!


Este prato nao tem nada que saber... pega-se em 10 batatas pequeninas (daquelas que assamos a murro) e cortam-se em rodelas grossas ou so ao meio. 2 courguette e 1 beringela dividem-se em 2 e cortamos fatias generosas de cada uma delas, 3 cebolas cortadas em rodelas, 2 tomates cortados tb em rodelas 2 tiras de pimento verde e 2 de vermelho cortadas em cubos, Carne de frango e porco cozida e desfiada.

Em filinha, algumas rodelas de batatas cobriram o fundo de um pirex, para cima destas saltaram os tomates fatiados e alguns quadrados de pimentos, depois foi a vez de uma cebola ás rodelas se juntar á festa, 2dentes de alho laminados fizeram-lhe companhia e uma folha de louro, impacientes juntaram-se algumas tiras de courguette e beringela,que fizeram uma cama super fofinha para a carne desfiada se deitar, as restantes tiras de berigela e courguete serviram de lençois, outra cebola desfe-se em tiras em cima destas e a ela juntaram-se mais 2 alhos laminados e uma folha de louro, os quadrados restantes de pimento vieram colorir o pirex e as batatas dispuseram-se delicadamente por cima, temperem com flower pover, mostarda em grao, ramo de cheiro verde (tomilho, tomilho limao,hortela chocolate, salsa, limonete e oregaos), sal, 1 fio de azeite e um copo de vinho branco (eu usei branco casal garcia).

O forno que ja estava pré aquecido a 180º abriu a porta e o pirex deu entrada na sua sauna de luxo cerca de 45 minutos...  A meio do tempo dei uma mexidela ao assado porque as batatinhas de cima ja estavam muito coradinhas... revoltou-se comigo mas nao faz mal...

E como a alface nao quis ficar de fora,foi servida juntamente com os legumes em camadas


Pronto... Mesmo revoltado foi um prato super apreciado aqui em casa e a repetir muitas e muitas vezes!!!

Espero que gostem da sugestao!!

Beijocas

Margarida

14 comentários:

são33 disse...

ADORO LEGUMES E ACHEI ESSA SUGESTÃO UMA DELICIA,TEM TUDO PARA ME AGRADAR.
BOA TERÇA-FEIRA.
BJS

Natércia disse...

Olá querida Margarida!
Os teus legumes ficaram um verdadeiro luxo e certamente muito bons...um beijinho.

Mónica Silva disse...

Margarida que bela pratada de legumes, devem ficar uma delícia.

Beijinho

Salsa Verde disse...

Uma verdadeira delícia!
Beijinhos grandes,
Lia.

O Cantinho da Sophia disse...

Tem muito bom aspecto esta refeição. Muitos beijinhos

Felismina disse...

A mim parecem-me muito bem, este legumes em camadas!

Bjs.

mariana/receitas para a felicidade disse...

Que colorida e apetitosa essa tua festa de legumes Margarida

beijinhos!!

Andréa disse...

Amiga,
uma receita simples, porém muito apetitosa
e agrada a muitos paladares inclusive o meu
que delícia!

Beijinhos ♥

luci disse...

E ficou um prato lindo eu adorei Margarida beijos

tila disse...

Margarida, tão bem carinhosamente explicado, que até dá vontade de ir já para a cozinha... e fazer.
Bjkas

Cozinha de Mulher disse...

Que lindo!! Amei a receita e o modo como foi postada..
Quase morri de rir com as cebolas choronas.. srsrsrs
Beijinho
Sheila

Josy disse...

Adorei a revolta dos legumes e sua histórinha tão gostosa de se ler minha amiga, e que festa boa fizeram-se com os músicos, dançarinos e chorões, gosto de toda essa turma e ficaram lindos e deliciosos sem dúvida nenhuma. Beijinhos

Fê Dayrell disse...

Parece muito gostoso vou fazer esta semana com toda certeza.
bjo

Moranguetes disse...

Olá amiga ! Que comidinha deliciosa !
Muito bom. Obrigada pela partilha.
Beijinhos