sábado, 30 de junho de 2012

Jaquinzinhos de escabeche


Ora entao Bom dia gente linda... nossa finalmente chegou o final de semana..

Alguém pediu mais abobrinha?

Sim?

Cortesia das minhas abobreiras lá do quintal que nos têm presenteado com 3-4 abobrinhas por dia, que fartura nao é???

Umas ja estao secas (note-se no forno de lenha, com pouca temperatura de forma a que sequem lentamente) e colocadas dentro dos respectivos frascos com azeites aromatizados a gosto para se usarem ao longo do ano, em petiscos ou mesmo na comida, outras cortadas em rodelas ou na horizontal e congeladas separadamente para ao longo do ano as utilizar em diversos pratos.

Sim, porque depois vem a safra dos tomates e dos pimentos, uns apanhados verdes, outros amarelinhos e outros deixamos que se tornem vermelhos, e mais uma nova ronda de secagem dos alimentos e mais uma vez deitar em frascos com azeites aromatizados para que se conservem ate á proxima colheita. Os tomates, levam o mesmo caminho separam-se para as diferentes utilizaçoes, uns viram compotas, outros secam-se, os mais pequeninos sao congelados inteiros, outros viram temperos de pizza ou de outras coisas!!!

E isto para nao falar na safra das frutas que entretanto tb chega a altura delas estarem prontas para a colheita, desde maças de variadissimas qualidades a peras, damascos, diospiros, framboesas,  groselhas, uvas, mirtilos... nossa nao vou inumerar tudo :S, prevejo um longo verao pela frente!!!...

Chega de tanto paleio, começo a achar que vos aborreço com o meu paleio infernal que nunca mais acaba, parece que as palavras sao como as cerejas, basta começar depois começam a fluir, se nao colocarmos um travao eu nao me calo :P....

Hoje trago uma receita de "jaquinzinhos" ora a origem do nome, eu nao faço a mais pequena ideia, também nao fiz o trabalho de casa a verdade  seja dita, pois podia ter procurado,... Que?? Nao sabem o que sao Jaquinzinhos?? Ora essa, Jaquinzinhos nao passam de carapaus pequeninos e que sao uma verdadeira delicia.

Um desses dias andava eu a folhear as minhas revistas quando me deparo com uma receita deles de caldeirada, mas como a caldeirada nao agrada a todos, eu decidi-me por uma comidinha que eu sabia que todos iam gostar, e que me lembra por demais a minha avozinha, uma mestre na arte de cozinhar, passou a sua sabedoria para a minha mae, e esta acabou por me passar a mim esse bichinho infernal que nos faz ter formigueiro em todo o corpo e que nao deixa nosso cerebro descansar sempre a pensar em novas receitas e querendo experimentar novos sabores!!!

Bora lá comigo para a cozinha, vou passar-vos a receita dos "Jaquins de escabeche"


Arranjamos 1kg de Jaquinzinhos (tirar a tripa) e vamos grelando mais ou menos 1 minuto de cada lado, retiramos para um refractário, continua-se o processo ate que acabe o peixe. Cortam-se 2 Courguettes no sentido do comprimento em finas fatias e vai-se tb grelhando, dispõem-se ao nosso gosto no refractário(eu coloquei a tapar em volta deste e o peixe ficou no meio). Reserva-se.
Numa frigideira deitamos 1 fio de azeite, 4 cebolas em meias luas, 4 dentes de alho laminados, 1 ramo de cheiro verde a gosto picado na hora, sal (eu uso flor de sal, é mais saudável) e como me sobrou metade de uma Courguette cortei-a em pedaçinhos pequenos e adicionei tb.

Levei ao lume brando e deixei que a cebola murcha-se  (mais ou menos 15 minutos), mexendo ocasionalmente, antes de retirar do lume Adicionei vinagre de cidra a gosto (cuidado ao adicionar o vinagre tem de ser lentamente e mexendo sempre para que nao nos queimemos) deixa-se ferver um pouco e rectifica-se os temperos.

Verti em cima dos Jaquinzinhos, e levei ao forno a 180º cerca de meia hora. Enquanto isso cozi umas batatinhas pequenas com a pele, e depois levei-as tb ao forno para dourarem.

Servi acompanhados de uma salada de alface e tomate!!!


Espero que gostem da sugestao, aqui em casa foi provado e aprovado, a repetir mais vezes a pedido dos filhos e do "namorido"

Beijocas

Margarida

9 comentários:

Ana disse...

Ai o quanto eu gosto destes jaquinzinhos :):)
beijinhos

luci disse...

Que prato delicioso Margarida eu fiquei babando nas frutas que você falou que tem em casa que coisa boa.bom sábado beijos

Romy Almeida disse...

Que maravilha Margarida :)
Fiquei completamente maravilhada enquanto lia o teu texto. Tanta coisa boa e tanta forma de as confeccionar... quem me dera amiga... quem tem a oportunidade que tu tens, pode-se considerar uma pessoa bem sortuda :)
Quanto à receita, há anos que não como lol
Aqui em casa são "alérgicos" a refeições desse género lol
Agora fiquei com saudades dos tempos de criança... só mesmo tu para me levares de volta ao passado lol

Bjokas e bom fim de semana :)

anapaulaml disse...

Olá Margarida,

Adoro Janquizinhos e já há muito tempo que não os encontro à venda. Fritinhos e com um arroz de tomate a acompanhar são os meus preferidos. Os seus têm muito bom aspeto, deviam estar muito deliciosos.

beijinhos

Cris disse...

Hummmm Margarida...que saudades! Já não como ha seculos... Gosto tanto.
Mas cada vez aparecem menos na praça onde costumo ir...
Fiquei mesmo com água na boca;)
Beijinho doce :)

Cozinha de Mulher disse...

Nossa Margarida!! Que delícia..
Quanto sabor..
Essa batata tá de comer com os olhos..
Amei tudão...
Um beijo e um sábado lindo pra você!!

Andréa Mota disse...

É um excelente preparo, Margarida. De dar água na boca, meus parabéns. =)

Andréa disse...

AMIGA,
É UM PRIVILÉGIO TER TANTA FARTURA NO QUINTAL, QUE
MARAVILHA, PODER COMER TUDO SEM AGROTÓXICO.
NÃO CONHECIA O JANQUIZIHO MAIS ELE TEM UM ASPECTO MUITO
SABOROSO, RSRS.

BEIJINHOS E ÓTIMO DOMINGO!

Josy disse...

Margarida querida, primeiramente parabéns pelo novo visual do blog, achei lindo. Segundamente (hehe) adorei o seu relato sobre as plantações em seu quintal. Me vi dentro dele, colhendo os frutos, as abobrinhas, pimentões e tomates, que prazer deve ser, ter tudo assim fresquinho é uma benção. Não conheço esse peixinho, mas como sou fã de peixes, com certeza iria gostar. As abobrinhas com o peixinho, mais essa salada de batatas, rendeu uma bela refeição.Gostei muito. Bjos excelente domingo amiga