quinta-feira, 14 de junho de 2012

Improviso de atum e palmitos


Sabem daqueles dias em que chegam a casa e estao a contar com uma coisa para o jantar e á ultima da hora têm de fazer outra???

Pois comigo minhas amigas aconteceu isso aqui ha dias, na hora do almoço tirei um frango do congelador e a ideia era faze-lo ao jantar... quando cheguei a casa, esbaforida, depois de um dia daqueles em que aturamos adolescentes que com o aproximar do final do ano começam a ficar mais irrequietos, dou com o frango ainda meio congelado (eu costumo deixar as coisas a descongelar na primeira prateleira do frigorifico)... se eu ja estava stressada, nem imaginam como eu fiquei quando vi aquilo...

OMG QUE VOU FAZER PARA O JANTAR???

- toc... toc.. toc...
- hã??
-toc..toc..toc..
Este barulho fez os meus filhos virem ter comigo á cozinha e 3 "palermas" de boca aberta olhavam para a porta da despensa... A medo fui abrir e deparei-me com uma cena por demais sorrialista...,dois frascos de feijao frade, 1 lata de palmitos batiam a toda a força na porta, prateleiras abaixo desciam 2 latas de atum... as cebolas em carreirinha saiam do seu cesto, os dentes de alho que dormiam profundamente foram acordados pelas picadelas das folhas de louro... As batatas contagiadas por esta febre de seleçao dentro da caixa delas faziam a onda...
Ora nao tardou muito para que em cima da minha cabeça se acendesse uma luz.. -"uma ideia brilhante" - disse eu...
-" Nao mae... fui eu que acendi a luz da despensa - !!!! :(

Ideia brilhante ou nao saiu um improviso de atum e palmitos que foi de comer de joelhos e chorar por mais!!!

Bora lá fazer este "improviso" nao se vao arrepender... tragam o avental se nao usarem a bimby 

Assim que eu coloquei agua num alguidar 7 batatinhas saltaram lá para dentro e 5 ovos foram logo de seguida,banharam-se e quando estavam prontos, as batatas partiram-se em 4 e junto com os ovos saltaram para o cesto da bimby que ja tinha agua dentro foi só programa-la 20min/vel2/temp100º, temperar com sal e deixar o programa acabar (quem nao tem bimby leva um tachinho ao lume com agua temperada com sal e coze as batatas e os ovos mais ou menos por meia hora).

Num pirex, colocam-se as batatas e reservam-se.

2 cebolas saltaram para dentro do copo da bimby, 3 dentes de alho, 1 tira de pimento verde, 1 tira de pimento vermelho, na sua elegancia vestida de preto vem tb 1 beringela, e 1 courguette nao quis ficar de fora, 2 folhas de louro e 1 cheiro de ramo verde, aproximaram-se timidamente e com as maos no nariz atiraram-se para o copo sem olhar para traz, 1 fio de azeite quis juntar-se á festa e 1 pitada de sal, programa-se a bimby 25 min/vel 1/ temp 100º (Num tacho refogue as cebolas, com os alhos, o fio de azeite, adicione as tiras de pimento, a courguette e a beringela cortadas em pedaços, adicionem o louro e deixem cozinhar cerca de 30 minutos em lume brando).

A meio do tempo, 2 latas de atum vieram a correr e juntaram-se á festa, bem como 1 latinha de palmitos e os ovos que cozeram partidos em bocados (A meio do tempo adicionem as latas do atum e de palmitos bem como os ovos partidos em pedaçinhos).

Ao pirex onde estavam as batatas muito sozinhas, juntaram-se 2 frascos de feijao a que chamamos de frade ehehehe, e por cima deita-se o "improviso de atum"


E ao improvisado jantar ainda a alface e o tomate se quiseram tb juntar!!!

E eis a historia de um jantar improvisado que saiu melhor que se tivesse sido pensado... aqui provaram e aprovaram...

Espero que gostem da sugestao (agora que o verao se aproxima fesquinha tb fica muito boa)


Beijocas

Margarida

9 comentários:

Felismina disse...

Que delicioso improviso! Gostei do texto.

Bjs.

Cris disse...

ehehehhehe e que rico improviso !!!
Beijinho grande :)

Natércia disse...

Margarida és sempre a mesma mas olha já dá para eu fazer uma boa risada logo pela manhã, com tudo o que te aconteceu foi um belo jantar e devia estar maravilhoso pois o atum despensa apresentações...um beijinho.

M. disse...

Maggie, mas que maravilha de improviso, tão apetitoso!!! Por acaso tenho ali uma lata de palmito ;)
Beijinhos,
Madalena

Andréa disse...

Minha amiga,
muitas vezes já aconteceu comigo tbm, as carnes ficam congeladas e não dão tempo de descongelar p/ hora das refeições.
gostei muito do teu improviso que delícia!
Você encontrou palmito por aí, que bom!

bjs ♥

Cozinha de Mulher disse...

Oi Margarida... Além de receitas ótimas, o melhor é o modo que você escreve..
Eu amo ler suas histórias..
Um beijo e que delícia em??
Sheila

luci disse...

Margarida eu adorei o post estou rindo até agora,gostei muito da sua receita atum e palmito é tudo de bom beijos

Lenita disse...

Olá Margarida,
que texto divertido!
Estes improvisos por vezes resultam muito bem, foi o caso deste... que bom aspeto tem!
Bjs

Josy disse...

Uma idéia brilhante?? Não mãe, fui eu que acendi a luz da despensa kkkkkkkkkkk, essa morri de rir amiga, estou adorando suas divagações em sua cozinha. Muito fofo. E que pratinho improvisado mais gostoso Portuleira minha amiga. Dece ter ficado delicioso Gostei demais. Bjocas