sábado, 26 de maio de 2012

Salada de favas com atum fresco



Boa tarde meus amores!!
Como eu ja tenho comentado com vcs, aqui em casa tudo quanto (ou melhor quase tudo) comemos de vegetais sao da nossa safra pessoal, estas favinhas sao disso exemplo, colhidas hoje pela manha... pois ha muito que eu andava a olhar para elas e a pensar que tinha de apanhar umas para fazer uma salada... Aqui gostamos de favas de toda a maneira e feitio, mas eu confesso que cozidas com ovo e peixe para mim sao um petisco daqueles!!... Adoro!!!

Bem mas vamos lá deixar de conversa e..,

Bora lá para a cozinha fazer uma bela salada de favas... Haha.. ja sabem... nao esqueçam o avental...


Vamos á despensa buscar:

1 kg de favas

4 ovos

1 posta de atum fresco com cerca de 450 gr (podem sempre usar outro peixe da vossa preferencia)

Sal

1 folha de louro

2 dentes de alho

Azeite q.b

Bora lá meter a mao na massa: Ao lume coloquem uma panela com agua, e dentro desta coloquem os ovos  as favas, temperem com sal, as folhas de louro  os alhos laminados, deixem cozer bem as favas... retirem e conservem em local aquecido...

Na mesma agua onde cozeram as favas cozam o peixe.

Depois, é so virar para uma travessa de servir,desfiar o peixe, e cortar os ovos em pedaços pequenos, temperar com azeite (e quem gostar tb pode pôr vinagre) mexer bem e decorar a gosto( eu reservei um pouco de ovos migados que dispôs por cima da travessa) e acompanhar com uma saladinha se for do vosso gosto!!!


Espero que gostem da minha sugestao...

Aqui em casa é provada e aprovada!!!


Bem minhas queridas  amadas amigas blogueiras, o selo do meu primeiro aniversario esta aqui novamente porque vou responder as umas questoes...

Cada uma que quiser participar,escolhe uma das sugestoes:

Entrada

Sopa

1º prato

Sobremesa

Estao mais que á vontade se quiserem fazer o menu completo força nisso!!!

Os lincks com as vossas participaçoes eu gostava que colocassem numa mensagem no blog, para eu depois no dia fazer algo interessante, nao coloque restriçoes a nada, podem usar e abusar da vossa imaginaçao e dos alimentos que quiserem...

E desde já o meu muito obrigado por me ajudarem a tornar esse dia especial!!

Beijocas

Margarida






7 comentários:

Josy disse...

Portuleira minha amiga, já provei as favas e gostei muito. Essa saladinha com eles, ovos e atum, é bem ao meu gosto. Gostei muito. Amiga sabia que vc errou 2 mntiras minhas do desafio Acertastes só uma hehehe. Mas amanha ou segunda eu falo quais são. Não entendi ma coisa no aniversario do blog, escolhoum prato, ou todos se quiser e te aviso qual foi o escolhido certo? Depois vc diz: Os lincks com as vossas participaçoes eu gostava que colocassem numa mensagem no blog, para eu depois no dia fazer algo interessante. Então os pratos que vamos fazer não é para apresentar no dia 9? Entrei no msn pra saber se vc estava mas como semore não estava,, ora ora. hehe. Bjocas

Maísa disse...

Margarida
Adorei sua super saladinha, verdadeira delícia e fazendo a colheita no próprio quintal melhor impossível...beijão

Gisela disse...

Uma receita que nunca me lembraria de fazer, mas deve ser muito bom
Um beijinho e bom fim de semana

Duxa disse...

Olá Margarida, eu (ainda) não gosto de favas, mas se provasse as tuas iria começar a gostar.
Gostei da receita bem apetitosa!
Beijocas e bom fim de semana.

tila disse...

Margarida,
Se há coisa que não suportava em pequena eram as favas, agora adoro. e como de qualquer maneira, A tua salada vinha mesmo a calhar....
Bjkas

Moranguetes disse...

Olá Margarida ! Que bela ideia me deste para fazer favas !
Obrigada pela tuas visitas ao meu cantinho, fico muito contente por gostares das minhas ideias.
Beijinhos e obrigada.
http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/

Josy disse...

Até agora to esperando sua resposta viu Portuleira fugida...bjos