quinta-feira, 17 de maio de 2012

Perninhas de frango ao brandy


Boa tarde meus amores!!!

Puxa hoje estava a ver que nao chegava cá. Hoje comemora-se o "dia da espiga" ou quinta feira da ascençao, um grande feriado em tempos idos quando as pessoas se juntavam em grandes piqueniques aqui na minha terra, hoje ja poucos sabem da origem desse dia, ja poucos dao o seu passeio matinal ou de fim de tarde para apanhar a espiga, a propria origem é um pouco incerta, cre-se que esta tradiçao nas antigas tradiçoes pagãs e esteja ligada á tradiçao dos Maios e das Maias.
A espiga apanhada neste dia é composta por espigas de varios cereais, que simbolizam o pao, flores campestres como os malmequeres que simbolizam o ouro e a prata, as papoilas com a simbologia de amor e vida, raminhos de oliveira que simbolizam azeite, paz e luz, videira que simboliza o vinho e a alegria e por fim o alecrim com a simbologia da saude e da força. Esta espiga era colocada atras da porta de entrada e só deve ser tirada no dia da espiga do ano seguinte.

O dia da espiga era também o dia da hora e consideraqdo o dia mais danto do ano , um dia em que nao se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque ao meio dia tudo parava, "as aguas do ribeiro nao correm, o leite nao coalha, o pao nao leveda e as folhas cruzam-se e era nessa hora que se colhia as plantas para fazer a espiga.

Em dias de trovoada , queimava-se um pouco de espiga para afastar os raios, lembro-me perfeitamente de ver a minha avozita faze-lo (ela saba que eu tinha pavor de trovoada) e rezava a Sta Barbara, tenho pena de3 tantas vezes a ter ouvido dizer a reza a Sta Barbara e nao a saber, ha tradiçoes que eu acho que nunca se deviam perder, mas é de boas recordaçoes que a vida é feita, porque das más nós so temos de tirar liçoes para a vida!!!!

Bom chega de paleio, hoje trago uma uma receita que fiz ás 3 pancadas e saiu muito boa, muito boa mesmo, provada e aprovada aqui em casa!!!

Bora lá para a cozinha?? nao esqueçam o avental




DA dispensa precisamos:

2 embalagens de pernas de frango

2 calices de brandy

3 dentes de alho

1 pitada de flower power

1 pitada de condimento de damasco, tamara e canela da margao

1 colher de cafe de costarda em pó

sumo de 1 limao

1 dl de mel

um ramo de cheiros verdes

Sal

RISOTTO

4 cenouras

1 cebola

1 calice de Brandy

2 dentes de alho

1 cebola

Risotto q.b.

Sal

Vamos lá meter a mao na massa:

Eu deixei as pernas de frango temperadas na hora do almoço, com os ingredientes acima descritos.

Á noite quando cheguei, virei-as para um pirex e levei ao forno ate estarem douradinhas e bem passadas, antes de servir retifiquei os temperos.

Enquanto elas estavam no forno preparei um risotto de Brandy tb, num tachinho adicionei um pouco de azeite, piquei a cebola e laminei os alhos, deixei em lume brando mais ou menos 5 minutos. Enquanto isso ralei as cenouras e adicionei ao refogado, refresquei com o brandi,temperei com sal e deixei ferver mais 10 minutos.

Adicionei o risotto e tapei com agua a ferver, deixei cozinhar ate estar bem cremoso...

Servi a acompanhar as perninhas de frango  e uns broculos salteados!!!


Espero que gostem da sugestao!!

Peço desculpa pelo enorme texto do inicio, mas sao dias como este que um dia encheram as paginas em branco do livro da minha vida e gosto de vez em quando de as ler... sao saudade, carinho e amor, infancia liberdade, conhecimento da escola da vida, daqueles que nao sabem ler nem escrever mas seguem os passos da natureza, olhando para o sol e as estrelas e conseguindo ver o que nós precisamos  de aparelhos diversos para ver!!!

Beijocas

Margarida

8 comentários:

Paula Vieira disse...

Por mim estás à vontade, podes continuar a escrever, gosto muito de os ler. Também essas perninhas, do frango, claro..., devem estar saborosas.

Beijoca

paula

Natércia disse...

Olá Margarida!
O frango ficou de se comer e chorar por mais...amei o teu texto da espiga e todas e suas origens tempos que já foram pois estes malvados da Troika vão tirar tudo o que a gente tinha antigamente. Um beijinho muito grande com as maiores felicidades para ti e toda a família:))

Érica disse...

Adorei conhecer a tradição.
Este frango ficou bem apetitoso.
bjs

são33 disse...

ESSES PERNINHAS FICARAM EXCELENTES,DE CERTEZA QUE NÃO SOBROU NENHUMA.
BJS

Maísa disse...

Acho que haveria um desencontro Margá, porque eu estaria cá na tua cozinha me deliciando com essas pernocas de frangotes...delícia!
Muito legal essa tradição da espiga...muito interessante!beijkas

Josy disse...

Minha querida amiga, voce não tem nada que se descupar de textos longos, é tão gostoso bater papo assim com as amigas através de textos gostosos como esse, ainda mais carregados de boas recordações, e a história da espiga não conhecia, gostei muito. E essa receita, que delicia amiga, com essa pernocas e o risotinho. Fiquei curiosa com o condimento de damasco, tamara e canela, não conhecia, aposto que dá um sabor delicioso. Bjos querida e ai de vc se passar na Maísa, na Andréa e não parar em Campinas ai de vc..ai ai ai

Romy Almeida disse...

Que giro Margarida!!!
Também tenho algumas recordações dessa tradição... mas foi há tanto tempo (eu era criança) que já nem me lembrava :)
São tradições pagãs que até fazem muito sentido :)
A igreja adotou muitas delas e que agora fazem parte da sua história!!!
Gostei de relembrar... obrigada :)

Quanto à receita, gostei é claro!!!
Franguinho sabe sempre bem e bem temperado, sabe melhor ainda :)
Bjokas e bom fim de semana

mariana/receitas para a felicidade disse...

Pois eu gostei muito de ler esse texto e saber um pouco mais do dia da espiga Margarida, obrigada pela partilha,


beijinhos e desde já BOM FIM DE SEMANA!(EU VOU ATÉ AO ALENTEJO)