terça-feira, 22 de maio de 2012

Pao Ciabatta


Boa tarde meus amores... o sol brilha lá fora e os passarinhos voltam a cantar de tao contentes que estao...

Antes de passar á receita de hoje quero agradecer á:











Lina (proxima a escolher a cor para o dia 21 de Junho... Lina dia em que começa o verao... sol, calor)!!!


Pela vossa participaçao nao blogagem das cores... a escolhida pela nossa querida Josy para o mes de Junho é a querida Lina... Logo que ela lançe a cor eu e todas que participamos divulgaremos... quem quiser ainda se pode juntar a nós... quantas mais melhor.. as nossas cozinhas estao abertas a quem connosco (desculpem estar a falar em nome de todas... nao quero parecer presunçosa) quiser conviver, trocar uma prosa ou simplesmente beber um cafezim uma fatia de bolo... 

Bom a receita de hoje vem quase que preaparada de compra... é Uma marca de pao que ha no Lidl que é o Ciabatta.. Vem preparado para a MFP,mas como nao tenho foi a querida Bimby que fez o trabalho todo!!!

Bora lá para a cozinha fazer um pao Ciabatta??? Nao esqueçam o avental!!!


Da despensa precisamos de:

500 gr de farinha Ciabatta

1 colher de cha de azeite/ oleo de nozes (usei azeite pq nao tinha oleo de nozes)

360 ml de agua morna

Bora lá meter a mao na massa:

Na Bimby: Deitar a agua e o azeite no copo e programar 3 minutos/velocidade2/temperatura37º

Depois de terminar o ciclo, adicionar a farinha pelo bocal e programar velocidade espiga/15 minutos.


Tradicional: Para o pao sair como deve ser, tem de ser  com uma sova e murro por todo o lado ate obter uma massa super fina ... ehehehehe... isso eu deixo para a minha batedeira.

Brincadeirinhas á parte: Coloquem as 500 gr de farinha Ciabatta numa taça, adicionem a colher de cha de azeite e os 360 ml de agua morna. Misturem bem a massa com as varas de espiral da batedeira á potencia maxima durante 5 minutos, ate obter uma massa lisa.

Nesta altura eu verti a massa para uma forma de bolo ingles previamente untada e levei ao forno pre aquecido a 45-50º durante 45 minutos para levedar.

Findo esse tempo aumentei a temperatura do forno para 220º e deixei cozer aproximadamente 25 minutos.

Tirei do forno... e nao resisti... foi logo duas fatias seguidas, assim, sem manteiga, nem doce, nem nada... comi e soube mesmo bemmmm...



Espero que gostem da sugestao... Aqui em casa está provada e mais que aprovada!!

Beijocas

Margarida




13 comentários:

Ana - Lady ao fogão disse...

Paosinho caseiro!! adoro :)

bj

Sandra Batista disse...

Olá Margarida
A bimby fez e fez muito bem, a horas do lanche e a ver esta beleza comia já uma fatia!
Ficou perfeito,
beijinho

Fê Dayrell disse...

Gosto muito deste pão e o seu ficou com aspecto maravilhoso.
bjo

Érica disse...

Hummm! Ficou perfeito e delicioso.
bjs

Paula Vieira disse...

A esta hora, já não deve haver nem um cadinho, para contar a história... pudera está tão bonito!
Beijocas

Paula

luci disse...

Adoro comer pão quentinho,deve ter ficado delicioso beijos

Andréa disse...

AMIGA,
MAS ESTE PÃO FICOU LINDO DEMAIS, O ASPECTO SUPER GULOSO E FOFINHO, HUMMMMMM...DELÍCIA!

BEIJINHOS ♥

Lenita disse...

Olá Margarida para quem como eu não tem todas essas máquinas dá algum desalento pensar em fazer estas receitas maravilhosas de pão! Um dia sei que me irei atrever, e sova-lo como fazia a minha avó, á mão mesmo.
Bjs

Josy disse...

Nossa que linda Ciabatta, nunca fiz vc acredita? Preciso fazer, uma vez provei e estava deliciosa. Ficou linda a sua, Portuleira. Aliás amiga, para de cozinhar e vai fazer as malas, pega seus miúdos e zarpa pra cá logo ora ora. Bjos querida miga

são33 disse...

BELO PÃO, TAMBÉM JÁ FIZ E GOSTEI.
BJ

Felismina disse...

Margarida ainda não experimentei este, na proxima ida as compras vai ter que vir comigo!

Bjs :)

Lina disse...

Olá, Margarida! Não me tinha apercebido que o próximo dia da blogagem é 21 de Junho! Já escolhi a cor, estou a fazer o texto, assim que tiver pronto vou publicar! Estes dias tem sido uma loucura se eu pudesse fazer uns 3 clones de mim, dava jeito!
E este pãozinho também dava muito jeito, com um pouco de compota por cima, hummm!
Beijocas

Xana disse...

Shi que coisa tão apetitosa :)
beijinhos amiga