domingo, 20 de maio de 2012

Lasanha de courguette e bacalhau!!


Ola meus amores... Boa tarde... se bem que boa tarde vai depender da perspectiva de cada um uma vez que ha quem goste de chuva (como eu) e ha quem goste do calor do verao... Eu preferiro as estaçoes amenas ou mesmo o tempo frio... neve.. Amo neve!!!

Bem eu depois de um almoço que me soube muito masmesmo muito bem, estou aqui acompanhada pelos meus 7 miaus que dormem tranquilamente junto a mim ao quentinho do fogao de lenha que crepita lentamente... tornando o ambiente acolhedor... Sei estamos a 20 de Maio... é verdade, tenho o fogao de lenha aceso e garanto-vos que este ambiente sabe mesmo mesmo bem!!!

Bom chega de tanto paleio... hoje estava sem saber o que fazer para o almoço ate que andei a dar uma vista de olhos nos blogs e deparo-me no blog da Paula me deparei com uma lasanha divinal... 

Hummmmm nao tinha placas de lasanha em casa... bem... vamos lá improvisar... lembrei-me de 2 courgurttes que tinha no frigorifico... se bem pensei melhor o fim.... Vamos lá fazer uma lasanha de courguette!!

Bora lá para a cozinha!!! Nao se esqueçam do avental!!!



Da despensa precisamos de:

2 courguettes laminadas no sentido do comprimento

Migas de bacalhau (eu usei congeladas)

2 cebolas

1 lata de coraçoes de palmito

2 folhas de  louro

4 cenouras raladas

1 fio de azeite

2 dentes de alho

1 queijo fresco

1 cerveja

1 raminho de cheiro verde (tomilho, tomilho limao, limoncelo, oregaos, hortela chocolate, salsa)

1 embalagem de 500ml de bechamel

1 embalagem de mussarella ralado

Bora la meter a mao na massa:

Na bimby: Coloquei o azeite, a cebola e os alhos picados, o louro, programei 5 minutos/temp 100º/vel 2. Findo o tempo adicionei as cenouras raladas (ralei no ralador) e refresquei com a cerveja e adicionei o queijo fresco cortado em pedaços, programei 5 minutos/temp 100º/vel 2. Deixei ferver ate terminar o tempo.

Programei a temp Varoma/ vel colher/ 10 minutos, pelo bocal fui adicionando o ramo de cheiros verde, os palmitos cortados em pedaços e as migas do bacalhau, deixei que o molho apurasse bem e no final do tempo retifiquei os temperos (eu so adiciono sal quando9 cozinho bacalhau depois deste estar quase pronto pois pode nao estar bem dessalgado), se o molho ainda nao estiver bem apurado voltem a programar a temp. varoma / vel colher e mais uns minutinhos logo vêm como está.

Modo tradicional: faz-se um refogado com o fio de azeite, a cebola e os alhos picados e deixa-se refogar em lume brando cerca de 5 minutos mexendo de vez em quando. Acrescenta-se as cenouras raladas, e refresca-se com a cerveja e adiciona-se o queijo fresco cortado em pedaços, deixa-se cozinhar por em lume brando por 10-15 minutos e por ultimo adiciona-se os palmitos cortados em rodelas e as migas de bacalhau, deixa-se ficar ao lume ate o molho apurar, retificam-se os temperos.

Enquanto isso dispôs algumas tiras de gouguettes no fundo de um pirex.

Por cima coloquei o preparado de bacalhau, espalhei mais courguette, depois mais bacalhau, ate terminar os ingredientes, eu terminei com uma camada de courguette.

Vertam o molho bechamel por cima, polvilhem com o queijo ralado e levem ao forno a 180º ate estar bem douradinho...

E assim fiz uma lasanha sem ter massa de lasanha em casa, foi muito apreciada, acompanhados com uma salada apesar de todos os vegetais que ja tinha a lasanha.



 Bom quanto ao que vao ver a seguir é so para vos mostrar um desastre culinario kkkkkkk..... O meu querido marido tem a mania que agora tb quer ser cozinheiro... mas OHHHHHHHh minha gente... nem seguir as instruçoes da embalagem dos pudins boca doce ele sabe... kkkkk sairam estes desastres de morango e baunilha!!!


Eu remediei a situaçao enchendo pequenos copos com as duas misturas e ate fez um efeito bonito...kkkkkk... bem quanto á receita nao vale a pena colocar porque todo o mundo sabe fazer um pudim... mesmo sem seguir as instruçoes das embalagens!!!!


E antes de vos deixar quero dizer-vos que amanha é dia de blogagem das cores, desta vez a cor foi escolhida pela querida Josy foi o VERMELHO, a minha ja está no frigorifico á espera de vir para aqui .... kkkkkkk... A quem vai participar por favor deixem o linck da participaçao aqui no meu blog ou no da Josy para eu ir fazendo o texto com as partiçipaçoes como fiz da primeira vez...

Espero que adiram e que gostem!!!

E depois destas sugestoes e avisos todos ja devem estar fartas de ler e desejando que o post acabe...

ACABOU

Beijocas

Margarida

3 comentários:

Andréa disse...

QUERIDA MARGARIDA,
A SUA LASANHA COM ESTES INGREDIENTES SÓ PODE TER FICADO DELICIOSA, BACALHAU E ABÓBORA, HUMMMMMM......DELÍCIA!
A SOBREMESA O TEU MARIDO TENTOU, MAS DÁ PRA SABOREAR TBM, RSRS.
NÃO TENHO NADA PREPARADO P/ A BLOGAGEM NUNCA PARTICIPEI DE NENHUMA, VOU VER DIREITINHO QUEM SABE NUMA PRÓXIMA VEZ.

BEIJOS ♥

Very GoodCakes disse...

Olá Margarida,
Gostei da tua lasanha. É algo a experimentar.
Quanto à blogagem das cores, aqui vai o link da minha participação: http://chocolateeespeciarias.blogspot.pt/2012/05/bolo-veludo-vermelho-com-cerejas-e.html
Beijinhos,
Isabel (Chocolate e Especiarias)

Romy Almeida disse...

Margarida... aqui está a minha participação no passatempo deste mês
http://omeumundorobot.blogspot.pt/2012/05/blogagem-colectiva-das-cores-vermelho.html

Quanto à lasanha... adorei!! Até fica mais light lol
E se é de bacalhau fica bom de certeza :)

Bjokas e boa semana