domingo, 6 de maio de 2012

Dia da Mae


eu sei que disse que so reabria o cantinho na segunda, mas cheguei mais cedo a casa (ainda ontem) nao havia motivos para a vida nao continuar para a frente...

A pessoas que faleceu ja era tio do meu marido, mas com 18 anos de casamento e mais 3 de namoro, digamos que estamos quase a atingir um quarto de vida, vida essa que juntou duas familias e criou uma só!!!

Bem... hoje nao é dia de falar em tristezas... hoje é dia de alegria, embora para mim dia da mae sejam todos os dias desde o momento em que existe a concepçao ...

9 meses (no meu caso foram sempre 39 semanas), em que passamos por os mais variados sentimentos, o amor é sempre o que prevalece, mas quando o meu primeiro filho nasceu,depois da minha experiencia traumatica, o meu primeiro sentimento foi de vitoria... consegui o que tinha perdido da primeira vez... depois foi olhar para o seu rostinho e pensar "Diogo, quem és tu??"...

Apaixonar-me á primeira vista?? ... se eu vos disser que o meu primeiro sentimento foi de medo de nao saber cuidar daquele pequeno ser que dependia de mim para tudo..nao vos estou a mentir... senti um medo terrivel de ficar sozinha em casa com omeu filho, senti-me incapaz,senti o terror de nao ser boa mae... E se o meu filho nao gosta de mim?? 

Mas ser mae é isto mesmo nao é?? 

passou 1 mes, 2 .... e a  cada dia o amor que eu senti desde o começo aumentou... amo muito menos os meus filhos hoje que amarei amanha, pois esse sentimento constroi-se no dia a dia, amanha é um novo dia é mais um reforço desse amor...

Enfim 11 meses depois nasceu o meu morenaço... olho negro corde azeitona cabeludo (ao contrario do irmao de olho azul e carequinha), as duvidas foram diferentes, mas o cansaço foi a dobrar...

Hoje eles sao a 5ª geraçao (tive o prazer de ainda conviver com os meus bisavós maternos), 2 geraçoes ja se foram, mas tive o prazer de saber que os meus filhos ainda falam da minha avó, que a conheceram, que embora ainda fossem pequenos 4/5 anos ainda se lembram dela me perguntam por ela, procuram-na nas estrelas... e a saudade doi dentro de mim... só a saudade... as boas recordaçoes, quando as lagrimas invadem os meus olhos... nao é por ela que eu choro, é pelas saudades que tenho dela, saudades do seu abraço, saudades do seu sorriso, saudades da melhor amiga que algum dia eu tive na minha vida, saudades porque a vida passa... saudades porque as horas tornam-se dias, os dias meses e os meses em anos

Hoje quando olho para tras, eu pergunto-me como é possivel ainda ontem vi o meu filho mais velho branquinho com restos de sangue a colocarem-no na minha barriga e daqui a pouco mais de 2 meses vou-lhe festejar os 8 anos...

Ainda ontem descobri que 3meses depois de ter tido o primeiro filho o segundo vinha a caminho...

E daqui a 1 mes vou-lhe festejar os 7 anos...

Mas eu  nao sou mae so hoje... fui mae a partir do momento em que eles nasceram, amanha continuo a ser mae, amanha volto a receber uma rosa (sim eles nao podem passar ao pe de flores porque apanham logo uma para a mae), serei mae em 2012, 2013... todos os dias...

Mas também sou mae quando ralho, quando castigo, quando digo simplesmente NAO, ou fico zangada, nessas alturas ainda sou mais mae,porque lhes quero transmitir os valores correctos, o respeito, a amizade o amor pelo proximo e acima de tudo o respeito pelas pessoas mais idosas...


Faz parte do nosso instinto como humanos e também dos nossos amiguinhos patudinhos, a minha Natasha acabou de ser mae (dia 24 de Abril), olhem o carinho e o amor com que ela institivamente aperta os seus filhotes num abraço que os une, tal como os abraços que nos unem com os nossos filhos...

MAE, UM DIA

Um dia o amor estendeu as maos para o nada
e abriu espaço
Um dia o amor estendeu as maos para o homem
e abriu-se o encontro
Um dia o amor se tornou vida da tua vida MAE
e eu existi
Mae o ceu sem confins revela-me o teu amor
A vastidao do mar mostra-me a tua bondade
As altas montanhas refletem o teu heroismo
A profundeza dos vales espelha a tua humildade
A beleza das flores traduz o teu caminho
Tudo isso encerras dentro do teu grande coraçao
e silenciosa, serena, sorrindo
continuas labutando no quotidiana da vida
Um dia o amor tornou-se vida da tua vida
e eu existi
Obrigado MAE!!!!



Ora bem... ontem quando cheguei fui colocada fora dacozinha pelos homens aqui da casa... OK... nem quero ver pensei... 
Fui presenteada com este bolinho... uma tentativa (um pouquinho falhada) de copiarem um bolo que eu tinha visto e achado muito bonito na "Mulher Moderna na cozinha" deste mês...

Nao ficou exactamente igual... mas o que conta é a intençao :D

Bora lá para a cozinha que eu vou dar-vos a receita!!! Nao esqueçam o avental!!


Vamos á despensa buscar:

para o doce de ovos: 

250 gr de açucar
8 colheres de sopa de agua
8 gemas
1 colher de sobremesa de manteiga

Preparaçao na Bimby: - preparem a calda de açucar adicionando a agua e o açucar programando 17 minutos, temperatura varoma, velocidade 1 1/2. Quando acabar o tempo deixem arrefecer um pouco.

Desfaçam as gemas com um garfo, e deitem a calda de acucar em fio mexendo sempre. Coloquem a borboleta nas laminas e programem 5 minuto, temperatura 100º velocidade1.
Com a maquina em andamento juntem as gemas em fio pelo bucal  e deixem acabar o tempo.
Quando acabar, retirem logo para um recipiente e adicionem a manteiga, depois é so utilizar.

De forma tradicional- juntem o açucar com a agua e mexam, levem ao lume. Quando levantar fervura retirem e deixem arrefecer um pouco. Coloquem as gemas numa tigela, mexam bem e verta o açucar em fio, coem por um passador e levem a lume brando, mexendo ate engrossar um pouco, retirem, adicionem a manteiga, mexam ate derreter. deixem arrefecer mexendo de vez em quando.


Para o bolo vamos á despensa buscar:

6 ovos
0,5dl de agua morna
0,5 dl de oleo
100 gr de amendoa moida
200 gr de farinha
1 colher de cha de fermento em pó
(para o bolo de chocolate retiram-se 10 gr de farinha e adiciona-se as 10 gr em cacau em po)

Vamos lá meter a mao na massa:

Batam as claras em castelo e reservem.
Batam bem o açucar com as gemas e adicionem-lhes o oleo e a agua morna.
Alternem a amendoa moida com a farinha e o fermento em pó e as claras em castelo, envolvendo-as delicadamente.

Levem ao forno pré aquecido a 180º,cerca de 40 minutos.

Se quiserem fazer como eles fizeram fazem agora a mesma receita mas como eu referi em cima tiram 10gr de farinha e adicionam 10 gr de cacau em pó. O procedimento é o mesmo.

Eles ainda cozeram uma placa de massa folhada que usaram para separar os dois bolos.

Depois de frio, montaram o bolo, colocando doce de ovos, depois a massa folhada, cobriram com mais doce de ovos e por ultimo adicionaram o bolo de chocolate, verteram o restante creme de ovos por cima e enfeitaram com frutas frescas a gosto (morangos, kiwi e laranja) e depois com pepitas de chocolate escreveram MAE.

Derreteram chocolate de culinaria 85% cacau no microondas e3 com uma colher deixaram cair em fio formando arabescos pelo bolo todo!!!

E pronto... este ano o bolinho deste dia foi feito pelos meus homens!!!



Sirvam-se de uma fatia!!!

Espero que gostem da sugvestao!!

Beijocas

Margarida

Fonte: "mulher moderna na cozinha" Maio 2012

8 comentários:

Moranguetes disse...

Olá, que belo bolo ! Ficou diferente mas bonito !
Feliz dia da mãe também para ti.
Quando poderes vista o meu blog, também gostava que fosses minha seguidora.
Beijinhos e obrigada.
http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/

Andréa disse...

QUERIDA MARGARIDA QUE POST RICO, LINDO, CHEIO DE SAUDADES, E BONS SENTIMENTOS!
NA VIDA TUDO PASSA SÃO COM AS PERDAS QUE APRENDEMOS A GANHAR E A VALORIZAR O QUE TEMOS, MESMO QUE SEJA POUCO, QUE AS VEZES SE TORNA MUITO.
VOCÊ TEM UMA FAMÍLIA LINDA, É UMA GRADE MULHER, ESPOSA E MÃE, ALÉM DE UMA GRANDE AMIGA, MESMO SENDO VIRTUAL NOS TRANSMITE SINCERIDADE E COMPANHEIRISMO.

FELIZ DIA DAS MÃES QUE DEUS ABENÇOE A SUA VIDA SEMPRE!
BJS ♥

Paula Vieira disse...

Feito e muito bem feito, devia estar uma delícia, beijoca

Cris disse...

Um beijinho Margarida :) Adorei o bolinho !

Anouska disse...

Antes de mais os meus sentimentos. E agora os meus parabéns: 2 filhos em 11 meses! Mereces bem o bolinho, que ficou lindo porque de certeza que foi feito com muito amor ;)

Josy disse...

Margarida querida sinto muito por seu tio. Que Deus o ilumine e ampare. Amiga, vc me deixou com lágrimas nos olhos com seus relato de amor aos seus pequenos, lindo lindo. Amei. O poema tbém é lindo, aqui dia das mães é domingo que vem. Parabens querida. Bjocas

B. V. disse...

Isso é ser mãe saber quando deve ser dura e quando deve ser branda, parabéns mãe e a toda a família.
bj

saboracasa disse...

gostei muito do texto :) Quando ia para servir-me de uma fatia já tinha acabado ;(

beijocas