sábado, 12 de maio de 2012

Desafio da Xanda



(Foto do desafio da Xanda)



Ora  entao boa tarde meus amores!!!

Hoje venho participar num desafio que a Xanda do blog: http://xandaspot.blogspot.pt/ propôs e que teve a simpatia de alargar o prazo e me convidar... com o maior gosto eu o faço, pois quem ja me conheçe um pouco sabe que eu gosto destas coisas... nao para ganhar, mas pelo simples prazer de participar...Entao o desafio consiste em preparar um jantar para 4 pessoas por 14€...

Cá em casa somos realmente 4... mas eu tenho que ser sincera com vcs, se calhar eu tenho uma certa vantagem uma vez que tenho frangos, coelhos e todas essas criaçoes, e tenho t tudo quanto sao legumes... portanto... o meu jantar ficará mais baratuxo...

Bom ... tenho que vos dizer que ontem estava uma noite super quente e como tal decidimos comer lá fora... 



Bora lá para a cozinha preparar este jantar com direito a tudo!! Olhem o avental!!

Entrada:

Como entrada proponho um pao salgado de frango...

 Á hora do almoço tinham-me sobrado uns bocadinhos de frango e de bacon... pouca coisa para dar para uma refeiçao para 4 pessoas... e como ando doidinha a experimentar as novas receitinhas do pao da revista brasileira, cá vai disto... mais uma receita de pao (vcs ja devem andar enjoadas de ver tanto pao num blog):



Saiu este pao super enorme... claro que adicionei ao franguinho e ao bacon um latinha de salsichas.


Vamos á despensa buscar:

1 KG de farinha de trigo(eu usei 800 gr de farinha de trigo, 150 gr de farinha integral, 50 gr de flocos de aveia e 3 colheres de sopa de farinha de arroz)

100 gr de fermento de padeiro

2 chavenas de cha de leite

1/2 chavena de cha de margarina (usei oleo puro milho)

1 colher de sopa de sal

6 gemas

1 colher de sopa rasa de açucar

RECHEIO

Restos de frango(assado, cozido, estufado....)

Umas fatias de bacon

1 lata de salsichas

1 raminho de salsa 


Vamos la meter a mao na massa:

Dissolva o açucar com o fermento.

Adicione os restantes ingredientes e os flocos de aveia para derreterem. Bata bem.

Acrescente as restantes farinhas e amasse bem ate que a massa descole do fundo da bacia, se possivel, sove a massa 5 minutos com as maos.

Deixe descansar ate dobrar de volume.

Enquanto isso, pique a salsa bem fininha, desfie o frango, corte o bacon em tirinhas e corte as salsichas em rodelas. Misture bem.

Divida a massa em duas, uma parte maior que a outra.

Estique a massa maior ate formar um rectangulo e corte em 3 partes com a ajuda de uma faca.

Recheie cada parte com o preparado de frango, e enrole, forme uma trança com estes rolos, deixe que fiquei um pouco abertos para que a trança mais pequena se apoie na maior.

Repita a operaçao com a outra parte da massa, e coloque a trança mais pequena em cima da maior.

Deixe descansar 15 minutos e pincele com agua.

Leve ao forno pré aquecido a 180º num tabuleiro forrado com papel vegetal cerca de meia hora, ou ate estar cozida.



Depois passamos ao prato principal...

Rocambole de frango


Como eu ja vos tinha dito eu estava em vantagem uma vez que nao precisei comprar o frango para elaborar este prato, pois fazem parte lá da capoeira...

Vamos lá á receita:

 Tinha andado a dar uma cuscadela numas receitas de uma revista brasileira de tortas, salgados e companhia... a minha ideia era fazer uma torta de frango, mas o meu marido começou logo a dizer que nao lhe apetecia torta de frango (torta é uma especie de empadao de frango, brevemente eu posto aqui a receita, é que eu quero mesmo experimenta-la), e lá tive de experimentar a rocambole de frango, ficou com um aspecto delicioso:



Vamos á despensa buscar:


1 frango



100 gr de pao ralado(faço caseiro com pao rijo e ainda o aromatizo)





3 ovos (caseiros)



oregaos a gosto (da minha estufa de aromaticas)



1 cebola (do qintal)



2 dentes de alho



salsa e tomilho a gosto (da estufa das aromaticas)



1 pitada de noz-moscada



0,5 dl de azeite (tb caseiro)




vamos lá para a cozinha... nao esqueçam o avental!!!


Parta o frango em pedaços pequenos.



Num tacho pique a cebola finamente, os dentes de alho, adicione o azeite, o tomilho e a salsa, deixe refogar ate que a cebola começe a ficar translucida.



Nessa altura adicione o frango, temepre com sal e tape o tacho, deixe ferver lentamente, ate que o frango se encontre cozido.



Deixe arrefecer o frango.



Desfie o frango para dentro da picadora e moa-o.



Coloque o frango moido dentro de uma bacia e adicione , o pao ralado e os ovos, se vir que é necessario adicione mais um pouco de sal, tempere com oregaos e noz-moscada e amasse bem tudo ate que a massa fique bem ligada.



Espalhe um pouco de pao ralado numa folha de papel vegetal ou de plicula aderente e forme a rocambole.



Coloque num pirex ou num tabuleiro de barro, regue com um pouco de azeite e leve ao forno pre aquecido a 200º cerca de 20-30 minutos, ate que fique douradinha, va regando ocasionalmente com o azeite.



Eu servi com arroz feito no molho onde refoguei o frango, mas confesso que fica mto melhor servido com uma bela saladinha mista.



Espero que apreciem a minha proposta de jantar!



E vamos terminar com a sobremesa,nesta parte sou sincera é muito mais dificil agradar aqui em casa, os meus filhos só gostam de tudo o que leve chocolate, se nao levar chocolate ja nao é bom... e eu acabei por me decidir por um doce que é tipico aqui da minha terra e que é servido em qualquer altura mas em especial no verao bem fresquinho... experimentem, nao tem nada que saber e é a maior delicia!!

Vamos lá entao para a cozinha( ou melhor continuar na cozinha pois ainda nem o avental tiramos)





A Tigelada é um doce bem tipico da zona onde eu vivo e desde pequena que eu vejo as pessoas mais velhas que eu faze-lo, nas feiras de artesanato e nas pastelarias daqui de Coja é façil encontra-lo á venda, mas nao é nada comparado com o que fazemos em casa e quando acima de tudo cozemos a tigelada em forno de lenha, confesso que hoje tb nao foi esse o caso, uma vez que a fiz no meu fogao electrico de casa e claro ja nao tem o saborzinho da que eu habitualmente faço em grandes quantidades, portanto, ja sabem.. quem vier ver aqui a receita, deve coze-la em forno de lenha, este deve estar quente mas nao em demasia, senao a crosta que a tigelada apanha por cima fica muito queimada!!! Cá vai entao a receita:



Da despensa precisamos de:

1 Litro de leite (de preferencia gordo, embora eu use o meio gordo)



8 Ovos (da capoeira)




1 Limao, raspa (do limoeiro do quintal)




8 Colheres (sopa) de açucar, 1 colher de açucar por cada ovo, se quiser mais doce adicione um pouco mais.




Canela Q.B (opcional) eu nao costumo colocar





Bora lá meter as maos na massa:


Bata os ovos com o açucar a raspa de limao e a canela caso a adicione. Depois de tudo bem ligado adicione o leite e volte a bater, cuidado porque vai-se formar uma espuma e pode levar a que a mistura saia para fora da bacia, (convem que esta seja funda).

coloca-se a tigelada nas formas de barro ( ha umas formas de barro vermelho, nao sao bem formas, aqui chamam-se tachos de barro, proprios para a tigelada, eu nao usei esses, porque os meus sao mto grandes,tb ha quem faça nas formas de aluminio, eu pessoalmente nao gosto, uma vez que a tigelada vai perder todo o sabor que lhe é original, coloquei esta nos meus coraçoes de barro refractario e o objectivo foi conseguido da mesma forma, embora claro perca toda a sua tradiçao, eu heide tirar fotos dos tachos que vos falo), e leva-se ao forno bem quente (eu ponho o meu electrico no maximo) até que a tigelada se encontre cozida e bem moreninha por cima, para ver se ela está cozida, faça o teste do palito, no caso de achar que se está a queimar coloque um pedaço de papel aluminio em cima dos tachos e continue a cozedura!!



Sirva bem gelada!!!



Xanda e esta é a minha sugestao... feitas bem as contas nao gastei se calhar nem 10€...

Espero que gostem da sugestao

Beijocas

Margarida








7 comentários:

Paula Vieira disse...

Assim não vale... ele é ovos da capoeira, limão do quintal, etc e tal...mas está tudo delicioso, adorei o teu pão e essas tigeladas, até se estão a rir para mim....

Beijocas
Paula

Nelinha disse...

Cada vez tenho mais a certeza que nós que amamos a cozinha somos priveligiadas nestes tempos de crise. Esta fantástica refeição é a prova que se pode comer bem sem gastar muito.. só é preciso imaginação e muita dedicação aos tachos e panelas!!!

Beijinhos

Cris disse...

Hummmmm n sei o que gostei mais ! Mnhammmmm
Beijinhos :)

Lenita disse...

Olá Margarida, que enorme vontade de me sentar à tua mesa! O teu jantar está uma delicia do principio ao fim, adorei o pão!
Bjs

Josy disse...

Nossa amiga que festival de delicias, e vc não me convida pra essa jantar?? Adorei tudo o pão está de babar hein, levo a receita. Adorei tudo. Bjos e um maravilhoso domingo

Sandra disse...

=) Parece me muito bem!! Mas falta o selo do meu desafio ;) beijinho

Ana Rita disse...

UAU! Bem que nos podíamos ter reunido para um banquete com todas as nossas receitas! ;)