segunda-feira, 9 de abril de 2012

Bolo vinagreiro com lemon curd


Olaaaaaaaaaa meus amoures... espero que essa Pascoa tenha sido passada na Sta paz do Senhor... por aqui, foi dividir entre as duas familias, a da minha parte e a da parte do meu marido, mas isso acontece sempre quando nos casamos nao é??

Pois eu sei quando virem o meu post vao pensar... Ora bolas andamos fartas doces da Pascoa e esta ainda nós tras mais bolos....

Este bolo foi presença na mesa de domingo de Pascoa.. é um bolo que eu ja conheço ha muito tempo, mas com lemon curd foi a primeira vez que fiz... alias minhas amigas foi a primeira vez que fiz limon curd e fiquei completamente viciada... adorei!!

Bora lá meter a mao na massa???? andem comigo...


Vamos á despensa buscar:

4 ovos

2 chavenas de cha de açucar

2 chavenas de farinha (eu usei fecula de batata)

1/2 chavena de agua

1/2 chavena de oleo (usei de amendoim)

2 colheres de sopa de vinagre (usei de cidra)

1 colher de sopa bem cheia de fermenro em pó

Bora meter a maqo na massa:

No liquidificador batam bemos ovos com a agua, o oleo e o vinagre.

Misturem o açucar, a farinha (fecula) e batam bem ate obter uma massa lisa.

Por ultimo colocamos o fermento.

Vertemos a massa para uma forma previamente untada ( a nosso gosto a forma) e levamos ao forno pre aquecido cerca de 40 minutos ou ate fazer o teste do palito e este saia limpo.

Passamos ao lemon curd, vamos buscar:

4 gemas

125 gr de açucar

2 e 1/2 sumo de limao esprimidos na hora

2 colheres de sopa de manteiga

1 pitada de sal

2 colheres de sopa de raspa de limao

de forma tradicional:

Num tachinho batam as gemas com o açucar, ate obter uma mistura homogenea, adicionamos o sumo e a raspa dos limoes, a manteiga e o sal.

Levamos ao lume medio mexendo sempre ate engrossar, nao podemos deixar ferver para nao talhar. Fica muito amarelinha .

Na bimby:

Coloque no copo o açucar e pulverize 20 segundos/vel. 9, adicione as cascas de limao e rale 15 segundos/vel. 9

Adicione a manteiga, o sumo dos limoes e programe 1 minuto vel.2 .

Adicione as gemas e programe 7 minitos 80º vel.2

Eu usei logo em cima do bolo, piquei o bolo todo com um garfo, á medida que ia picando deitava bocadinhos de lemon curd em cima para que este se infiltrasse no bolo.

Se nao se usar logo, coloca-se em frascos fechamos hermeticamente e guardamos no frio, usamos quando precisamos.

Decorem o bolo a gosto, eu usei rodelas de limao!!!


Espero que gostem da sugestao... é um bolo simplesmente maravilhoso que se derrete na boca e o sabor do lemon curd é qualquer coisa de bom... experimentem mesmo... vale a pena!!

Beijocas

Margarida

7 comentários:

Felismina disse...

Que bom, o lemon curd é uma delicia!

Bjs.

Andréa disse...

QUERIDA MARGARIDA,
GOSTEI DO NOVO VISUAL DO BLOG FICOU BEM MAIS BONITO.
BOLO COM SABOR CÍTRICO É BOM DEMAIS, FICOU COM UM ASPECTO DELICIOSO E MUITO LIDO!
BJS

O Cantinho da Sophia disse...

Tem um aspecto delicioso!
Beijinhos

mariana/receitas para a felicidade disse...

Imagino o bom que devia estar esse bolinho Margarida e que bem deve saber com o lemon curd que eu muito aprecio.
Hás-de experimentar também o orange curd hummm igualmente delicioso

beijinhos e obrigada por partilhares!!

As Receitas da Selene disse...

Olá, não conhecia esta receita. Bolo com vinagre deve ser bommm ;)

Beijinhos

Mónica disse...

Margarida não me digas que usas-te a bimby? :) :) é um milagre eheheheh
Delicioso este bolo.

Beijinho

Catarina Silva disse...

Parece óptimo! Eu também adoro Lemon Curd! Desde a primeira vez que fiz adorei!
Beijinho
Catarina

http://clarasemneve.blogspot.pt/
http://www.facebook.com/ClarasEmNeve