quinta-feira, 5 de abril de 2012

Bolo de Alcool


Bom dia meus amores... 

Antes de começar o meu post... queria dizer-vos que hoje é o ultimo dia para o desafio da pascoa para nos darem a conhecer as tradiçoes das vossas terras... e ate agora só a Mariana é que me mandou resposta... era suposto ser o meu post de amanha... ainda temos o dia de hoje!!!!



Nao, nao estou doida... e nao nao fiquei doente ontem e por isso nao fiz post.. nao fiz post porque tive uma actividade fora da escola com os meus alunos e quando cheguei a casa dei uma volta pelos vossos cantinhos e fiz este bolo que é qualquer coisa de delicioso....

Antes de mais quero dizer-vos que o alcool usado é aquele que nos usamos para desinfectar as feridas... 
Eu falei com a minha prima que é enfermeira e ela disse-me que nao havia problema nenhum, que era a mesma coisa que colocar vodka, whisky ou qualquer outra bebida que leve alcool.

Esta receita foi dada por a querida Amiga Maria Joao Franco... uma amiga que é um doce lá do FB, e claro vcs estarao a fazer todos as mesmas observaçoes que eu fiz... ALCOOL?? ALCOOL DAS FERIDAS??? AQUELE ALCOOL  ETILICO??? NAOOOOOOOO.... Sim... o bolo é simplesmente fantastico e é a repetir e repetirlá em casa sem duvida nenhuma... muito bom mesmo....

Mas... querem aprender a faze-lo??

Bora lá comigo para o fogao:


Bora lá á despensa buscar:

200 gr de manteiga em temperatura ambiente

250 gr de açucar (usei 200 e ficou mto bom)

250 gr de fecula de batata

5 ovos

4 colheres de sopa de alcool 

1 colher de sopa de fermento em pó (usei colher de sobremesa)

Pepitas de chocolate
 (opcional, a receita original nao tem nada disso , eu é que coloquei por causa dos meus filhos)


Bora lá meter as maos na massa:

No meu caso foi mesmo meter as maos na massa... a minha batedeira queimou... Sei tenho a Bimby.. mas deixa-a estar quietinha lá no cantinho por enquanto...

Começem por bater as claras em castelo firme. Reservem.

Batem a manteiga com o açucar ate deixar de sentir o granulado deste,adicionam as gemas uma a uma batendo bem entre cada adiçao.

Vertam o Alcool, a fecula de batata peneirada com o fermento e as pepitas envolvidas (assim elas nao se acomulam no fundo da forma) e mexam bem ate obter uma massa homogenea.



Por ultimo adicionem as claras batidas em castelo envolvendo delicadamente.

Vertam o preprado para uma forma a vosso gosto, previamente untada e levem ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 45 minutos ou ate o palito sair seco!!!

E voilá... 

*Meninas, é um bolo que podem fazer sem medo, podem comer á vontade ate porque como leva a fecula de batata é um bolo que se derrete na boca e fica humido, nao sei explicar o sabor, só sei que é sensacional e que pela experiencia que tive lá em casa o bolo desapareceu num apice... e ja pediram para repetir...!!!

Nao tenham medo do uso do alcool etilico pois é em quantidades minimas e ao ir ao forno como todas sabemos o alcool evapora!!!!

Espero que gostem da minha sugestao

Beijocas

Margari

14 comentários:

A Autora do blog disse...

Uma receita diferente que, resulta num bolo com muito bom aspecto.
Não conhecia a receita.

http://asvezescozinheira.blogspot.pt

Felismina disse...

Um bolo com um ingrediente diferente!
Quanto ao passatempo e perguntei se não podia ser uma receita, já publicada no blog!!! Não me respondeste :(. Como só vou fazer o meu pão-de ló para esta Páscoa, sabado e o cabritinho no domingo não queria estar a fazer a meio da semana, certo! Se der diz que ainda faço o post!
Bjs.

Felismina disse...

Margarida fui ver o post do desafio e como puseste lá o meu link, suponho que possa por uma receitinha já publicada no meu cantinho, mas que não pode faltar na mesa de Páscoa que este ano será na minha casa. Desculpa lá o atraso e qualquer coisa amiga!

Bjs.

Formiguinha disse...

Olá Guida:)

É uma receita algo estranha... mas já vi outras receitas a ter ingredientes que nunca imaginei utilizar que acredito que seja possível. E pelo aspecto parece delicioso:)

Votos de uma Santa Páscoa!
Beijinhos

Viciante disse...

Olá!

Que receita curiosa! Fiquei com vontade de experimentar!

Querida não respondi ao teu desafio da Páscoa, porque muito sinceramente aqui na minha zona não há grandes tradições de Páscoa! Nem sequer sei se o folar é tradicional...

Bjs

paty disse...

Hummmmmm que belo bolinho Margarida acredito que seja uma delícia :))Beijinho e uma Páscoa feliz!!

M. disse...

E pois fizeste muito bem, Ana, o bolo parece delicioso!!! Mas... será que dá moca??? ;)))
Beijinhos,
Madalena

são33 disse...

COM UM CAFÉ E JÁ TERIA UM LANCHE PERFEITO.
BJS

O Cantinho da Sophia disse...

Que receita interessante! Nunca tinha ouvido falar, mas parece delicioso realmente.
Beijinhos e Boa Páscoa

Lenita disse...

Estou a rir, a rir forte! Voçce tem a Bimby queitinha num canto, ahahah! Eu não tenho a famosa bimby de que todos falam, para além de me parecer caríssima acho que iria ficar ao canto em pouco tempo.
O seu bolo é um mistério, nunca tinha visto uma receita assim! Ficou maravilhoso, que pena não poder provar.
Boa Páscoa. Bjs.

yrs54 disse...

Esse sem dúvida é novidade, gosto de desafios, vou fazer. Bjs e Feliz Páscoa!!!

Josy disse...

Nossa que diferente esse bolo Margarida. Nunca ouvi falar em bolo com alcool só poderia saber dessa novidade por essa minha amiga mesmo!! hehe. E tendo fécula de batata com certeza ficou super macio. Gostei.
Margarida peço desculpas pelo desafio da Páscoa, esqueci completamente e agora já não dá mais tempo, me perdoe, juro que das cores não vou me esquecer. Espero que me perdoes. Uma Feliz Páscoa pra vc e sua familia

Andréa disse...

QUERIDA MARGARIDA,
É UMA RECEITA DIFERENTE, GOSTO MUITO DE EXPERIMENTAR NOVAS RECEITAS E ESTA É UMA DELAS. NUNCA COLOQUEI FÉCULA DE BATATA NAS MINHAS RECEITAS. O ÁLCOOL É UMA GRANDE NOVIDADE.
QUANTO AO DESAFIO, PRA MIM É DIFÍCIL ASSUMIR COMPROMISSO, O MEU TEMPO É CORRIDO, HOJE MESMO O MEU DIA FOI CHEIO E AINDA ESTÁ SENDO, TIREI UM TEMPINHO PARA VISITAR VCS, E VER AS NOVIDADES.
DESCULPE-ME POR NÃO PARTICIPAR, GOSTO MUITO DE VC.

BEIJINHOS, FICA COM DEUS!

RUTE disse...

Amiga, só consigo dar-te o post amanhã de manhã. Hoje já não tenho pinga de sangue. Faz-nos o favor de só publicares o teu artigo no final de dia 6.
Beijinhos.
Rute
P.s.-Alcool??Alcool das feridas!!! Agora conseguiste ser triplamente mais original do que eu :)