terça-feira, 10 de abril de 2012

Amendoas da minha infancia



Fazer este post e deixar-vos esta receita faz-me viajar no tempo e voltar á minha infancia....

Faz-me lembrar as maos que me ensinaram a cozinhar e a amar a cozinha,a reconhecer as texturas,os sabores as cores que mais saltam aos nossos olhos!!

Fez-me voltar no tempo (quase 40 anos atras) em que a electricidade mal vinha um ventito se apagava logo e tantos jantares fizemos á luz das velas..
Fez-me lembrar o meu porto seguro os braços que me deram carinho e me seguraram com todo o jeiito... mais ninguem sabia tomar conta de mim... ninguem me podia dar banho... só a minha avozita...




Horas e horas no fogao (a lenha) a fazer tanta coisa boa para mim e para os meus primos... e estas amendoas eram as iguarias da Pascoa, o melhor ovo de chocolate que nos podiam dar...
Nao sei porque é que esta pascoa me lembrei delas... se calhar porque a saudade aperta, porque ja passaram 2 anos desde que ela se foi... nao sei... busquei e rebusquei e no meio das minhas receitas passadas em folhas soltas como tantas folhas da nossa vida encontrei-a... escrita com a minha letra de criança


E hoje é assim que vos deixo a receita... Acho que dá para ver.... pelo menos 30 anos este papel já tem... foi escrito naqueles blocos de folhas de carta que comprávamos quando os telefones ainda eram uma raridade e so sabiamos noticias pelas cartas que tao ansiosamente 
 esperavamos todos os dias!!



Espero que gostem deste meu sabor de infancia

Beijocas

Margarida

13 comentários:

Ratolinha disse...

Que bela iguaria docinha, sem dúvida!
E se nos faz relembrar os tempos de infância, melhor ainda.
Que têm um aspecto maravilhoso têm...
beijinhos

Felismina disse...

Que saudades me deu da minha avo, que fazia uma tarte de maça no fogão a lenha que era uma delicia! Belas recordações. Estas tuas amendoas devem ser uma verdadeira delicia!

Bjs.

Papinha Doce disse...

Adorei este teu post e as tuas recordações, também me trouxe algumas a mim.
Bjinho

Doce Final Feliz disse...

oh, ainda não comi umas amendoazinhas este ano!!!! que desejos..
bjus
Cila

O Cantinho da Sophia disse...

Já comia uma :) Estão com muito bom aspecto!
Beijinhos

Rachel disse...

São dessas relíquias que não abro mão, amiga!
Tenho alguns papéis iguais a este guardados, uns são até difíceis de se abrir...rs!
Receitinha anotada, aqui temos uma franquia que tem um quiosque no shopping que faz essas maravilhas, mas assim dá pra fazer um montão.
Grata pela partilha!
Bjuss!!!

saboracasa disse...

que bela maneira de voltar à infância :)

Josy disse...

Olá minha amiga portuleira, não venha com histórias, pois vc tem muitas receitas deliciosas aqui tbém, és uma grande cozinheira mas modesta hehe. Desculpe a minha ausência, essa semana e feriado foram muito corridos, com visitas em casa então jé viu né? Essas receitas que nos faz voltar a infância são as minhas preferidas, gostei muito dessas amêndoas, já são uma delicia, dessa forma melhor ainda, tenho uma de amendoim quase parecida com esta. Seu bolo vinagreiro abaixo ficou muito bonito tbém amiga, gosto muito de lemon curd e deve ter feito muito sucesso. Bjos queridóca, ótima semana pra ti

Gisela disse...

Margarida, nada nos sabe melhor que as receitas de familia. Também gosto muito de procurar no meu livrinho de receitas o que fazer.
Gosteu muito das tuas amêndoas, devem ser uma perdição, daquelas que se come um atrás da outra até acabar
Um beijinho

As Receitas da Selene disse...

Essas são as melhores. Também me lembro de as comer.

Beijinhos

Andréa disse...

HUMMMMM.......ME ENVIA UM SAQUINHO VIA SEDEX, RSRS.
SENTI O GOSTINHO AQUI, QUE DELICIA AMIGA, ISSO É
BOM DEMAIS!
ESTAS RECEITAS DE FAMÍLIA SÃO ÓTIMAS E MUITO
PRECIOSAS!
BJS ♥

Lina disse...

Olá, Margarida!Gosto tanto de cadernos de receitas! Engraçado, diários nunca tive, mas cadernos de receitas tive muitos. Quando vim para Portugal, há quase 24 anos, trouxe um caderno com as minhas receitas preferidas, e ainda o uso. Adorei ver a tua letra de criança e esta receita com cheirinho de infância!
Beijinhos

sandra neiva disse...


Querida Margarida,

Adorei o blog, todo ele cheio de coisinhas maravilhosas, mas estas amêndoas...devem ser realmente deliciosas, ´não tardarei a exprimentar.
Convido-a a visitar o meu cantinho.

Obrigada,

Beijinhos

http://Thatcakesweet.blogspot.pt/