sexta-feira, 30 de março de 2012

Queijo vegetariano



Bom dia meus amoures, este queijinho ja uns tempos que saiu da minha cozinha, já foi comido, ja voltei a fazer e agora tenho sempre no frio uma infinidade destes queijos com diversos sabores que fazem as delicias dos meus filhos e marido!!!!

A receita veio do blog da Rute e tenho que vos ser sincera... foi a primeira vez que eu usei a Bimby... pois... usei a bimby e nao... nao me mordeu... meteu um cadito de medo e durante 15 minutos estive ali de pedra e cal junto dela... mas lá correu tudo bem!!!

Eu vou deixar-vos a receita base que tb a podem ver no blog da Rute embora eu ja tenho feito com ervas aromaticas!!!

Bora lá para a cozinha?



VAmos á despensa buscar:

3 Chavenas de Água

1 chavena de Tremoços cozidos e com casca;

4 colheres de chá de Agar-agar;

2 colheres de sopa de Maizena;

1 colher de café Sal fino;

2 colheres de sopa Óleo de linhaça; (eu nao tinha oleo de linhaça usei de amendoim, mas tb pode ser de soja)

1 colher de sopa de levedura de Cerveja;

1 colher de sopa de sumo de Limão

2 colheres  de sopa de  Leite em pó (de preferencia de soja... eu nao tinha pois nao consegui encontrar usei do leite em po normal)

Pimentão doce em pó (paprika).



Bora lá meter a mao na massa:

No liquidificador triturar bem a agua com os tremoços ate virar leite (atençao, nao tirar a casca do tremoço hem???), bem triturado.

Adicionem os restantes ingredientes ( á excepçao da paprika) e voltem a triturar bem.

Agora quem tem BIMBY , vira este preparado para a cuba e programa 15 minutos, velocidade 4 temperatura 100º, quando começar a engrossar deixem ferver mais um pouco, eu por acaso deixei fazer os 15 minutos, ou seja quando retirei o queijo ele vinha quase pronto a comer.

De forma tradicional sim, eu nao sou invejosa, so porque tenho uma Bimby emprestada continuo a lembrar-me de quem nao tem, levem o preparado liquidificado dentro de um tachinho ao lume brando, mexendo sempre ate engrossar.

Untem dois recipientes com oleo ou azeite... (eheheheh, os meus têm mesmo a forma de 1/4 de queijo e com buraquinhos e tudo ehehehheh).

Vertam o preparado lá para dentro e deixem arrefecer antes de levar ao frio.

Ao fim de uma hora (e se gostarem) desenformem um deles e polvilhem o recipente com paprika (pimentao doce), voltem a enformar o queijinho e depois é so servir...

Esqueci de tirar foto do de pimentao... pois o meu marido nem deixou migalha... è um queijo muito saboroso podemos usa-lo em pizzas, para  gratinar... é igual em tudo e simplesmente come-se sem peso na consciencia!!



Espero que gostem da sugestao, e um muito obrigado á querida Rute, se nao conhecerem o blog dela cliquem no nome e nao se vao arrepender, pela partilha de receitas taooooooo deliciosas!!!

Beijocas

Margarida

7 comentários:

Felismina disse...

Vou fazer Margarida, ficaram com um aspecto apetitoso!

Bjs.

são33 disse...

MARGARIDA ESSE QUEIJO PARECE BEM APETITOSO.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Érica disse...

Bem diferente este queijo, fiquei curiosa para sentir o sabor.
bjs

Josy disse...

Jpa tinha visto esse queijinho no blog da Rute Portuleira querida. Achei muito interessante a adição dos tremoços. Deve ter ficado delicios e vc fez com perfeição. Bjocas amiga querida, ótimo final de semana

telmiii-ta' disse...

Oi Margarida.

Nao recebeu nada? Mas eu ja enviei duas vezes email. Veja na caixa de Spam. E depois diga me alguma coisa ta? Beijos

Andréa disse...

DEMOREI MAIS CHEGUEI PARA COMER UM PEDACINHO DESTE QUEIJO SAUDÁVEL E DELICIOSO!
AMIGA QUE RECEITA SHOW, BOA DEMAIS!

TENHA UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO!
BJS D ♥

RUTE disse...

Olá Margarida!
Finalmente nos mostras o teu queijinho de tremoço que mais parece queijo emmental devido às concavidades que conseguiste moldar no queijo. Ficou tão giro. Engana qualquer um!

Tive pena de não ver as variedades com ervas e etc e tal. Também me preparo para fazer uns queijos vegetais diferentes. Depois vês.
Beijinhos. Bom fim-de-semana.
Rute