sábado, 24 de março de 2012

Massada Mediterranica


Bom dia meus amores!!!

Hoje trago uma receita (eu acho que ainda nao é repetida, pois eu trouxe receitas do outro blog para este ) mas é uma receita por demais versatil podem adicionar tudo o que quiserem e fazer sempre de maneira diferente, muitas vezes eu aqui em casa faço-a para aproveitar peixes ou mariscos que tenham sobrado ou que estejam a passar a validade...

Esta foi mesmo numa pressa... tinha saido com o meu marido e quando cheguei a casa, nao sabia o que havia de fazer, ja era tarde e tudo valia!!!

Frigorífico aberto, despensa rebuscada, procura de temperos... agua a ferver em cima do fogao...

Bora lá para o fogao:



Vamos precisar de:

1 couguette

1 lata de cogumelos´

6 ovos

1 lata de lulas de conserva

1 pacote de massa de lacinhos ( ou outra a vosso gosto)

1 lata de atum

Azeite (eu usei azeite aromatizado com alecrim, tomilho e tomilho limao, remessa caseira)

Ervas aromaticas sabores mediterranicos

1 lata de salsichas (usei da aves para o peso na consciencia nao ser tao grande)


Bora lá meter a mao na massa:

Nada mais simples minhas queridas/meus queridos... um tachito de agua a ferver em cima do fogao, com os ovos a cozerem lá dentro... ao lado um tacho normal também com agua a ferver... viramos lá para dentro a massa e a corgurtte cortada em pedaços. Deixem cozer a massa ate quase ficar sem agua (opsss esqueci-me coloquem uma pitada de sal).

Numa taça corte as salsichas em rodelas, adicione os cogumelos, o atum, as lulas de conserva e os ovos tambem estes cortados em pedaços... podem deixar uns para enfeitar por cima.

Se a massa ainda tiver agua, verta-a para um passador e deixem escorrer bem.

Virem-na para a taça onde estao os outros ingredientes, temperem-na com azeite e ervas aromaticas (se tiverem frescas é melhor, mas se forem secas também dá, eu por acaso usei das secas por causa dos coentros).

Mexam muito bem e está pronta a servir... 

Esta massa tem a vertente se ser versatil como eu ja vos disse, podem usar os mais diversos ingredientes ao vosso gosto... mais legumes  como soja, rebentos de bambu, broculos, couves cortadas em juliana, cenouras, beringela, podem usar varios tipos de peixe ou se gostarem mais restos de carne estufada, delicias do mar, camarao, milho cozido... o que a vossa imaginaçao quiser, onde a deixarem ir... por exemplo numa noite fria de inverno podem usar molho bechamel ou natas salpicarem com queijo e levar ao forno a gratinar ou entao com maionese...

Eu em casa para nao ficar com tanto peso na consciencia, costumo fazer uma maionese que aprendi com o Chef Nuno Queiroz, é tao boa como a de compra ou como a que fazemos em casa, mas tem menos calorias:

1 chavena de leite se soja

Sumo de um limao

Oleo de soja, girassol ou amendoim q.b.

No liquidificador colocam o leite e começam a bater em velocidade baixa, pela abertura adicionam o sumo do limao e aumenta-se a velocidade e em fio vai-se adicionando o oleo ate obtermos a consistencia desejada... Como podem ver fica como a outra!!!









Desculpem o meu post hoje ser tao grande, mas espero que vos agrade!!!!

Beijocas

Margarida!!!



Sem comentários: