quarta-feira, 21 de março de 2012

Crumble de Maça ou Maças encharcadas???

Bom o nome desta receita levantou-me uma duvida, porque eu tirei-a de uma teleculinaria... primeiro porque leva maça e canela  e eu adoro a combinaçao destes dois ingredientes e decidi que iria logo faze-la!!!

Lá chamavam-lhe "MAÇAS ENCHARCADAS", eu achei que nao se desviava muito do crumble, poderei estar errada nao sei... mas só vos posso dizer experimentem é simplesmente divinal!!!

Entao bora lá para o fogao???


Vamos precisar de:

1 kg de maças (a gosto eu usei das verde)

2 pau de canela


5 colheres de sopa de acuçar (opcional)

1 limao (sumo)

130 gr de manteiga (temperatura ambiente)

300 gr de farinha de trigo (usei extra fina da nacional)

4 colheres de sopa de açucar

1 gema


Vamos lá meter a mao na massa:

Descasquei as maças e cortei-as em quartos para dentro de um tachinho, reguei com o sumo de limao, adicionei o acuçar e os paus de canela, deixei ferver  lentamente, sem que o açucar virasse caramelo e as maças estivessem macias.

Numa tigela adicionei a manteiga, a farinha o acuçar e a gema do ovo e com as pontas dos dedos fiz um areado grosso.

Para um tabuleiro ou refractario virei as maças e por cima espalhei o areado (eu ainda coloquei nozes e amendoas costadas grosseiramente, mas isto foin uma opçao minha a receita original nao tinha nada disso) e levei ao forno a 190º ate que o areado estivesse bem douradinho... deixei arrefecer e servi

Provado e aprovado lá em casa!!!!

Agora que o verao se aproxima a passos largos eu imagino a maravilha que vai ser servir isto com uma bela bola de gelado!!! 

Delicia!!!

Deixo-vos a sugestao!!

Beijocas

Margarida

12 comentários:

Maísa disse...

Pois eu adorei o nome maçãs encharcadas...Encharcadas de tanta delícia!!Isso com uma bola de sorvete...eu faria a festa...beijkas

Formiguinha disse...

Olá Guidinha:)

Nunca fiz crumble mas ando com tanta vontade de experimentar:) Adorei o aspecto do teu e acredito que esteja bem delicioso.
Tenho mesmo de fazer!

Beijinhos

Andréa disse...

QUERIDA MARGARIDA,
ÓTIMA SUGESTÃO NUNCA FIZ CRUMBLE, A SUA RECEITA É NOTA 10, UMA VERDADEIRA DELÍCIA!
VOU TENTAR FAZER POIS FIQUEI COM ÁGUA NA BOCA O INTERIOR É TUDINHO DE BOM!
BJS ♥

Elsa disse...

não importa nada o nome da comidinha, pelo aspecto até sem nome se comia.
Beijocas

paty disse...

Hummmm Margarida provei á pouco tempo o crumble e fiquei fã, de maças então deve ser uma delicia, tenho de experimentar :))
Beijinhos

Josy disse...

Margarida minha amiga, ou crumble de maçãs ou maçãs encharcadas o fato é que ficou com uma aparência de babar. Adorei, amo maçã co canela, o aroma que ficou na sua cozinha hein!!! Beijinhos

Viciante disse...

Que maravilha! Adorei! estou ansiosa por fazer! Só não vou já para a cozinha porque não tenho maçãs!

Bjs

Xana disse...

Experimentei há pouco tempo, adorei...
K aspecto bom :)
beijinhos

Josy disse...

Amiga como são 21.00hs ai jáaaaaa
Aqui são 18.00 hs agora estamos com 3 horas de diferença??? Ai que chato credo...hehe...bjocas e boa noite né

Miriam disse...

Olá Margarida,

Dá para ver que está deliciosa, elas são fáceis e combinam com todas as frutas, perfeita...

Boa Noite!!!
1000 Beijokinhas

MissB disse...

Que bom aspecto... nham nham
Nunca tive coragem para fazer crumble xD tenho medo que não gostem cá em casa!

Beijinhos MissB
http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/

Cris Miyke disse...

Deve ter ficado uma delícia!!
Adorei o blog, estou seguindo!
Bjo

Cris Miyke
http://delicinhasecoisinhas.blogspot.com