quarta-feira, 28 de março de 2012

Bacalhau á Gomes de Sá exotico



Bom dia meus amores...

Antes de mais quero pedir desculpa por ontem nao ter passado pela maioria dos vossos cantinhos, confesso que espreitei e tal... mas o tempo para comentar fugiu... 

Hoje prometo que passo pelas vossas cozinhas todas...

Bom, ontem foi daqueles dias em que cheguei ás 17h e nao sabia o que ia fazer para o jantar... Ora bolas... lá fui eu á arca ver o que por lá havia e como sempre o fiel amigo estava de olho em mim...

Como nao precisamos descongelar ta pronto a entrar no tacho ou na panela, nao pensei duas vezes, saiu bacalhau para o jantar.

Entao bora lá comigo para o fogao:



Vamos lá meter a mao na massa:

Começei por colocar uma panela com agua ao lume e lá dentro 6 ovos. Descasquei 6 batatas grandes e cortei-as em rodelas grossas, juntei-as aos ovos. Enquanto esperava que fervessem 10 minutos para adicionar o bacalhau, descasquei 8 cebolas medias cortei-as em rodelas para dentro de um tachinho, adicionei 2dl de azeite, 3 dentes de alho laminados, 1 folha de louro, 1 pimento cortado em quadrados, uma courguette tb cortada em bocadinhos, temperei com flower power e uma pitada do misto de condimento de tamara, canela e damasco. Tapei o tacho e deixei cozinhar lentamente, passados 15 minutos retifiquei os temperos (sal).



Depois do bacalhau aferventado coloquei-o num refractario, ao centro, dispôs as batatas em seu redor.

Reguei com a cebolada, e por cima dispôs os ovos cortados em metades e umas azeitonas.



Levei ao forno cerca de 20 minutos e depois de estar tudo douradinho servi acompanhado de espigos de couve salteados com alho e azeite.


Lá em casa foi provada e aprovada... uma refeiçao que saiu de um momento em que eu nao sabia o que fazer para o jantar e olhem todos gostaram e repetiram.

Espero que vcs também gostem da sugestao

Beijocas

Margarida

7 comentários:

Felismina disse...

Ficou com certeza muito aromatico o teu bacalhau!

Bjs.

tila disse...

Muito bom aspecto....
Bjkas

Mónica disse...

Margarida essas ideias de ultima hora é quando saem os melhores jantares :)

Beijinho

Andréa disse...

MINHA AMIGA,
QUE DELÍCIA DE BACALHAU, EXÓTICO MELHOR AINDA, BOM DEMAIS!

QUANTO A TUA PERGUNTA, BEIJINHO É UM DOCE DE LEITE CONDENSADO E COCO. EU COLOQUEI O LINK DA MOCOCA PARA VCS VEREM O BEIJINHO PRONTO. FOI O MELHOR SORVETE QUE JÁ TOMEI FICOU BOM DEMAIS!
BJS ♥

Josy disse...

Eis ai um jantar que eu não dispensaria Portuleira querida, achei interessante esse bacalhau exótico, gostei da adição dos condimentos de tâmara, damascos e canela, deve ter dado um toque especial. Belo jantar minha amiga, belo jantar! Beijitos

Josy disse...

Eram bejitos mesmo, com gosto de palmito, acabei de mandar um pedaço agora pra minha barriga, uma faz pernoca de frango,outra salada de atum, outra bacalhau exótico, não há fome que resista, então corri a comer o penultimo pedaço de torta. Bejitos pra vc Portuleira querida

Salsa Verde disse...

Adoro bacalhau à Gomes de Sá e esta versão exótica, parece-me bem interessante!!
Beijinhos,
Lia.