terça-feira, 6 de março de 2012

Bacalhau com estragao



No domingo estava sem saber o que havia de fazer para o almoço, aí lembrei-me de umas belas postas de bacalhau que tinha na arca... era para ser bacalhau com broa (Caseirinha que a minha sogra me tinha mandado na vespera) mas quando fui por ela, tanto pai como filhos ja ma tinham comido toda... bem ha que improvisar, pois nao me restava outra alternativa, devido ao facto dos meus filhos andarem na catequese, eu ás 10:30 tenho que ter tudo em ordem para depois irmos á missa com eles e quando chegarmos o comer estar feito... Bem lá fui eu revistar o frigorifico ver o que havia de legumes para gastar... 
De repente lembrei-me que tinha  o estragao a precisar de ser aparado.. olha que bem... nem mais nem menos saiu um bacalhau com estragao... e foi provado e aprovado por todos aqui em casa!!


INGREDIENTES:
  • 4 postas de bacalhau
  • 2 cebolas
  • 1 alho frances
  • 1 pimento verde
  • 3 dentes de alho
  • folhas de estragao a gosto (podem usar frescas ou secas)
  • sumo de 1 limao
  • 1 bom bocado de azeite
  • 1/2 caldo Knorr de peixe
  • Sal a gosto
  • 2 tomates
  • 2 folhas de louro




PREPARAÇAO:

Cortei o alho frances, as cebolas, os alhos, o pimento e o tomate em rodelas, e com eles tapei o fundo de um tabuleiro.
Dispus as postas do bacalhau por cima desta cama de legumes, temperei com louro e as folhas de estragao cortadas fininhas, adicionei o 1/2 caldo de peixe e as folhas de louro.
Reguei com azeite, de forma a quase tapar as postas do bacalhau.
Levei ao forno cerca de 45 minutos, servi com batatas cozidas e uma saladinha


Espero que gostem da minha sugestao!

O estragao é uma especiaria (tempero) tipico da culinaria francesa e é utilizado para realçar o sabor de certos ingrediente e alimentos. O sabor da folha de estragão é adocicado e ao mesmo tempo levemente picante, lembrando, mesmo que brevemente, o cheiro e gosto do funcho(também conhecido como erva-doce, marantro, finóquio). As folhas do estragão, assim como as de outras ervas utilizadas na culinária podem ser usadas tanto verdes e frescas quanto secas, dependendo sobretudo do que exigem as específicas receitas.

Beijocas 

Margarida




6 comentários:

Josy disse...

Portuleira minha querida vim correndo aqui buscar o beijo carinhoso que acabou de me deixar
Voce sabe que o bacalhau me deixa com água na boca. Como ele de qualquer jeito até dentro da sopa (kkk)
Menina eu te conto sempre fui mal de verso e poesia, ja dizia a minha tia (kkk)
Então vou parar por aqui agora, senão vc vai virar as costas e ir embora ( ave maria kkkk)
Vai ser mal de rima lá na Conchinchina né miga kkkk
Enfim, adorei seu bacalhau, ficou lindo e o estragão eu adoro, assim como a erva doce tbém. Gostei muito portuleira querida, obrigada pelos versinhos (lindos) que vc deixou. Bjocas

mariana/receitas para a felicidade disse...

Gosta a Josy e gosto eu amiga pois a um bacalhau nunca faço cara feia hehehe

beijinhos!!

Ângela disse...

Gosto de Bacalhau de todas as formas e feitios! E com estragão deve ter resultado numa muito boa combinação!
Beijinhos

Sofia.Lopez disse...

Lol Margarida...eu vou contar o que se passou...
fui ao teu post e vi s teus caracóis...e li que tinha passado por aqui um bacalhau, e eu pensei "bacalhau?" não vi...pois não, o tempo ontem foi escasso (hoje também, mas...) e foi isso, "escapou-se-me". Mas claro que retrocedi nos posts e vim logo à procura dele!!
Gostei da forma como sempre de "desenrascas"...apesar de não haver broa, o teu bacalhau saiu na mesma e de certeza que ficou uma delícia e bem aromático!!
Beijinho
Agora vou aos caracóis! :)

Andréa disse...

MINHA AMIGA,
NÃO TEM COMO NÃO APROVAR ESTA BELA RECEITA, BACALHAU É UM PEIXE QUE NINGUÉM RESISTE. A TUA RECEITA ESTÁ APROVADÍSSIMA BOA DEMAIS!
OBRIGADA POR SEU CARINHO NO MEU BLOG EU AMO A TUA VISITA, VC MORA NO MEU ♥
BJS

Xana disse...

Já experimentei esta mistura, e fica óptimo :)
K belo aspecto...