quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Queques de Banana e canela

Humidos e doces, podem adicionar frutos secos ou pepitas de chocolate para introduzir variaçoes á receita!

Estes queques sao mto bons, eu pessoalmente gosto mais deles no dia seguinte, mas isso vai depender de cada um de vcs!

Eu antigamente torcia o nariz sempre que me diziam que um bolo levava banana, nao sei bem o que pensava, mas olhem, desque que fiz o pao de banana e chocolate, mudei completamente de opiniao, e com estes queques foi exactamente o mesmo:



INGREDIENTES:

  • 350 gr de farinha de trigo sem fermento

  • 3/4 da colher de cha de sal

  • 1 1/2 colher de cha de fermento em pó

  • 1/2 colher de cha de bicarbonato de sodio

  • 2 colheres de sopa de canela em pó 

  • 160 gr de açucar em pó

  • 375 ml de soro de leite

  • 1 ovo

  • 1/2 colher de cha de essencia ´de baunilha

  • 70 gr de manteiga sem sal derretida ( se usar manteiga com sal nao coloque o sal que a receita pede)

  • 400 gr de bananas esmagadas




PREPARAÇAO:

Pre aqueça o forno a 170º.

Coloque a farinha, o açucar, o sal, o fermento em po, o bicarbonato de sodio e a canela numa taça grande e bata com uma batedeira ate que todos os ingredientes estejam bem misturados.

Coloque o soro de leite, o ovo e a essencia de baunilha num copo misturador (ou no liquidificador)e misture para ligar todos os ingredientes. Junte á mistura da farinha e bata ate que todos os ingredientes estejam incorporados.

Deite a manteiga derretida e bata ate ficar incorporada. Envolva as bananas com uma colher de pau para ficarem homogeneamente distribuidas.

Com a ajuda de uma colher, deite a mistura nas forminhas de papel enchendo-as ate dois terços e polvilhe com um pouco de açucar em po e canela por cima.

Leve ao forno pré aquecido durante 20-30 minutos, ou ate ficarem com um tom castanho dourado e a massa estiver fôfa ao toque.

Deixe arrefecer ligeiramente os queques no tabuleiro antes de os transferir para uma grelha para arrefecerem completamente.



Esta receita foi tirada do meu livrinho "confeitaria hummingbird" receitas de sonho!

Espero que gostem!!!! Aqui em casa adoramos...

22 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Que lindos amiga, eu dantes também torcia o nariz agora adoramos por cá...bjokitas

Josy disse...

Pois eu sempre gostei de bolos que se adicionam bananas, desde pequenita amiga. Suas queques ficaram lindas, e como vc gosto mais delas no dia seguinte. Por que será hehehe. Esta receita é boa, e sua dica das pepitas de chocolate deram-me verdadeira água na boca. Gostei Portuleirinha...bjinhos

O meu pensamento viaja disse...

Margarida, que saudades!
FELIZ ANO NOVO!!! Que todos, mas mesmo todos, os teus projetos se concretizem.
Beijo, linda!

são33 disse...

POR ACASO NUNCA COMI ATÉ PORQUE É UM FRUTO QUE NÃO APRECIO.
MAS ACREDITO QUE EM DOCES FICA BOM.
OS TEUS TEM MUITO BOM ASPECTO
BJS

mariana/receitas para a felicidade disse...

Olha que apetitosos e fofinhos ficaram amiga Margarida porque não participas com esta receita no passatempo RAR do "Cinco Quartos de Laraja"?
Pensa nisso e boa sorte minha linda!
Beijokas docinhas!!

paty disse...

Hummmm Margarida, que bons que devem ter ficado e de banana são mesmo bons :))
Beijinhos

Elsa disse...

Pois eu não torço o nariz a estas tuas delicias.
Beijinhos

Ivani disse...

Margarida minha querida!
Que lindinhos os seus queques de banana,nem preciso dizer que gosto demais de bolo de banana não é?? rsrs
Hoje estamos em sintonia!kkk
Adorei amiga.
Boa Noite querida.
Beijinhos

Doce Final Feliz disse...

que deliciosos queques!!!

bjus
Cila

Nelinha disse...

Tem canela? É bom de certeza!!!

Beijocas

Executiva de Panela disse...

Hmmmmm... Uma das melhores combinações: banana com canela! Os quelques estão com um aspecto tão fofo e fresco! Parecem deliciosos. Beijos, Paula

Diana disse...

Esses queque estão me perseguindo. Terei de fazê-los
bjos

Luisa Alexandra ♥ disse...

Os teus queques ficaram mesmo apetitosos, os meus parabéns!

Continuo à espera da tua resposta acerca do nosso assunto, queria resolver isto. Manda-me mail por favor.

Luisa Alexandra ♥ disse...

.

Viciante disse...

Olá!

Tém um óptimo aspecto! Eu sou como tu, também torço o nariz a doces com banana mas no outro dia fiz uma tarte magnifica e fiquei rendida. Vou experimentar estes queques um dia destes!

Bjs

Ângela disse...

Olá Margarida,

Banana... canela... só podem estar uma delícia!!!! Like Like Like :)

Beijinhos
Ângela

Sofia.Lopez disse...

Ficaram uma maravilha Margarida!! Gostava mesmo era de poder comer já um ou dois hehe
Levo a receita ;)
Beijinho

Blog da Tarde disse...

Huuum!!!
UM 2012 ESPECIAL PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA!!!
DA UMA PASSADINHA LA QUE TEM NOVIDADES PARA VOCÊ!!
http://blogdatardee.blogspot.com/2012/01/hoje-eu-fui-assim-especial-festa.html

Daniel Deywes disse...

Lindos e deliciosos, eu também tenho uma receita semelhante ... foi bom lembrar

abraço e feliz 2012

Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com

Mary - Strawberrycandy disse...

Que queques apetitosos!
Beijinhos
Bom ano 2012.
www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

Xana disse...

Já experimentei algo do género e são mesmo mto bons :)

argas disse...

Que aspecto lindo!