quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Mil folhas de Morango

Eu sou seguidora de um blog italiano que se chama "sobremesas go go" nao me lembro ( o que é uma falha enorme da minha parte) do nome da autora do blog... Mas ela ontem tinha postado esta receitinha, e eu como tinha comprado duas embalagens de morangos, e tinha 3 placas de massa folhada em casa (como tenho sempre) a precisar de ser gasta, nem olhei para trás... maos á obra... Peço descilpa por o bolo já nao aparecer inteiro mas o senhor meu marido decidiu comer um pedaço antes da foto da praxe... homens... enfimmmm...




INGREDIENTES

  • 3 folhas de massa folhada

  • 300 ml de leite

  • 400 ml de natas frescas

  • 4 gemas

  • 70 gr de açucar

  • 4 colheres de sopa de açucar em pó

  • 40 gr de maisena (nao tinha usei farinha custard)

  • 350 gr de morangos regados com sumo de limao (eu polvilhei tb com açucar baunilhado) 

Nota: esta receita ja nao foi elaborada agora, é uma receita que eu tinha no antigo blog e aos poucos tenho andado a passa-las para aqui, nao sei se podemos usar morangos congelados.



PREPARAÇAO:

Começe por assar os discos ou rectangulos da massa folhadaem forno pré-aquecido a 200º cerca de 15-20 minutos. Reserve-as.

Aqueça o leite numa panela com umas cascas de limao.

Entretanto bata as gemas com o açucar e a maisena (no meu caso com a custard).

Quando a mistura crescer e estiver homogenea despeje algumas colheres de leite quente e misture bem, transfira para a panela do leite quente e deixe engrossar mexendo sempre. Eu no final bato sempre com a batedeira para o creme ficar mais fofinho. Deixe arrefecer.



Enquanto isso lave os morangos, seque e corte em rodelas, regue com o sumo de limao e polvilhe com o açucar baunilhado (opcional claro).

Bata as natas em chantilly e incorpore no creme anterior.

Coloque uma placa de massa folhada no prato onde vai servir o bolo e verta metade do creme, por cima metade dos morangos, coloque outra placa por cima e verta o restante recheio e morangos, tape com a ultima placa de massa folhada, decore a seu gosto, eu decorei com uns morangos costados e no meio tinham uns bombons em forma de estrela que eu tinha estado a fazer, polvilhe com açucar em pó e leve para o frigorifico até á hora de servir!!!




Espero que gostem!!!

9 comentários:

Felismina disse...

Isto deve ser uma verdadeira delicia, Margarida!

Bjs.

NATÉRCIA disse...

Margarida, ficaram 5* como tu sempre fazes...um beijinho e um bom 2012 para ti e toda a família:))

Josy disse...

Nossa Portuleirinha, que me matar logo cedo??? Que delicia de sobremesa, tendo morangos, para mim já basta, com essa massa folhada, só faltou a bola de sorvete kkkkk Ai como sou gulosa nossa!!! Amei essa receita...beijinhos além mar

Sofia.Lopez disse...

Ui que maravilha....eu compreendo o teu marido, também eu não resistia!!
Beijinhos

mariana/receitas para a felicidade disse...

Devia estar uma delicia Margarida, e quanto ao marido guloso deixa lá que eu tenho outro igual cá em casa hehehe (homens), são todos iguais pelos vistos hehehe

beijinhos linda!!

Ivani disse...

Margarida querida,adoro o doce de mil folhas!
Ficou lindo e não tenho duvidas que uma delicia também!
Bjs amiga
Ivani

Salsa Verde disse...

Parece ser uma maravilha!!
Beijinhos grandes,
Lia

O meu pensamento viaja disse...

E tem o marido toda a razão. Eu também não esperaria pela foto.
beijo

Xana disse...

lol, tem de lhe dar logo uma garfada :)...é porque estava apetitoso amiga...
Ficou mesmo fixe: )
um beijo