sábado, 7 de janeiro de 2012

Caracois de Pepitas de chocolate

Andava eu toda entretida aqui pela net em busca de umas receitinhas novas para experimentar quando dou de caras com o blog 100% açucar e estes belos caracois...

Fiquei doidinha para experimentar pois está claro... 

Nao tenho (ainda) uma MFP entao engendrei as coisas de forma a pode-los fazer á mao...

Conclusao... os caracois saiam do forno e eram quase logo de seguida comidos... tive de dar umas palmadinhas nas maos dos pequenos e dos grandes para ao menos me deixarem alguns da ultima fornada para eu tirar fotos... olhem que foi dificil:



INGREDIENTES:

  • 2 OVOS

  • SAL A GOSTO

  • 40 GR DE AÇUCAR

  • 530 GR DE FARINHA

  • 30 GR DE FERMENTO DE PADEIRO

  • 80 GR DE MANTEIGA

CREME DE PASTELEIRO

  • 2 COLHERES DE SOPA DE AÇUCAR BAUNILHADO (EU NAO USEI, PORQUE SUBSTITUI A MAISENA POR FARINHA CUSTARD QUE JA POR SI TEM AQUELE SABOR MARAVILHOSO A BAUNILHA)

  • 65 GR DE MAISENA (EU USEI CUSTARD)

  • 1 LITRO DE LEITE

  • 4 OVOS

  • 120 GR DE AÇUCAR

  • 100 GR DE PEPITAS DE CHOCOLATE



PREPARAÇAO:

Amasse todos os ingredientes da massa e deixe repousar em local seco e quente até dobrar de volume.

Prepare entretanto o creme de pasteleiro, aqueça o leite com o açucar baunilhado reserve um pouquinho de leite. Bata os ovos com o açucar ate obter um creme fofo e esbranquiçado. Coloque a farinha em chuva e o leite que reservou. Acrescente o leite quente sem deixar de mexer e leve este preparado ao lume ate engrossar, mexendo constantemente. No final bata durante uns minutinhos com a batedeira para obter um creme mais leve e fofo. Reserve.

Divida a massa em duas, estenda-a com o rolo em forma de rectangulo, espalhe metade do creme de pasteleiro e polvilhe com metade das pepitas. Faça um rolo e corte fatias mais ou menos de 3 cm.

Repita a operaçao com a outra metade da massa.

Coloque as fatias num tabuleiro forrado com papel vegetal, cubra com um pano e deixe descansar por 40 minutos em temp ambiente.

Pincele os caracois com o ovo batido e leve a cozer em forno pre aquecido a 180º por 15 minutos.

BOM APETITE!!!! A PEQUENADA VAI ADORAR!!!

16 comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

hummmmmmmmm caracóis parecem muito saborosos!!
beijo

são33 disse...

FICARAM PERFEITAS E COM ESSE RECHEIO FICARAM UMA DELICIA COM TODA A CERTEZA.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Xana disse...

Não sei quanto à pequenada, mas eu??? Adorei :)
um beijo

Shapalmas disse...

Que delícia de caracóis,muito apetitoso...tenho certeza de que foi difícil salvar alguns pra foto,ainda mais se o pessoal dai forem loucos por pão como eu...rsss
Adorei...

Beijinhos

http://viramexeefaz.blogspot.com

Sharon

Gisela disse...

Margarida, se desapareceram assim rapido é porque estavam deliciosos. Pelo pelos o aspecto é optimo.
Um beijinho e Feliz 2012

Executiva de Panela disse...

Margarida! Seus caracóis ficaram lindos demais! Se eu estivesse aí, acho que também levaria palmadinhas na mão! rs Um beijo e parabéns! Paula

argas disse...

Ficaram lindos!!

Doce Final Feliz disse...

ola Ana,
os seus caracolitos estao muito fofinhos e com um optimo aspecto..

bjus
Cila

Atelier Glacê Real disse...

Humm...delicia de receita!
Querida amiga, estou passando por aqui pra te desejar um feliz 2012, repleto de amor, saúde, paz e muitos posts deliciosos, como este!
Beijo,
Marcela.

Mary - Strawberrycandy disse...

Olha, que mesmo sem a MFP, não te saíste nada mal,.....
Que deliciosos caracóis,não há dúvida, que os pequenos quizessem deliciar logo,...também eu queria!
Beijinhos,
Feliz ano 2012
www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Lindos caracois amiga...devem ser boins...bjs

Rachel disse...

Bom amiga, não era pra menos, com umas belezuras dessas saindo do forno quem resiste.
Uma verdadeira tortura para os pequenos, imagino o cheiro pela casa.
Delícia!
Bjuss!!!

Miriam disse...

Bom Dia Querida Amiga Margarida!!!!

Saudade de você...

Seu pão além de lindo deve estar delicioso, adorei a sugestão!!!

Feliz Semana, que o sol brilhe para todos nós!!!!

1000 Beijokinhas

Elsa disse...

Pois não admira que desapareçam tão depressa, eu de estivesse aí ajudava.
Beijoca

Romy disse...

Ficaram fantásticos :)

Bjs

Papinha Doce disse...

Ficaram com um ar delicioso, eu pessoalmente tenho sempre dificuldade em arranjar as pepitas de chocolate.

Beijinho