terça-feira, 1 de novembro de 2011

Torresmos á minha maneira/Bolo tropical com Romã

Primeiro de Novembro... feriado... Dia de todos os Santos, dia em que se lembra quem já não está entre nós... para mim não faz sentido , pois as pessoas que eu amo (sim porque continuo a ama-las apesar de já não estarem fisicamente junto de mim) não preciso de um dia especifico para me lembrar delas.. lembro-me sempre das alegrias, sim porque o tempo apagou as más recordações e ficaram só as saudades, saudades substituídas pela alegria de um dia essa pessoa ter feito parte da minha vida... 

Bem deixando isso para lá, há um ano atrás neste dia tb eu estava internada... (memorias que já lá vão e confesso que de vez em quando ainda sinto saudades da camaradagem que existiu entre mim e as minhas companheiras de quarto), ou das historias malucas que eu inventei para passar o tempo e que ficaram registadas no outro blog!!!!

Neste dia a cerca de 3km daqui da minha terra fazem uma feira, que é a feira de todos os Santos e é usual todos os anos irmos lá comprar a carne para fazer os torresmos, pois aqui na minha região as pessoas ainda ligam muito ás tradições e confesso que o meu marido tb, então neste dia todos os anos aqui em casa o menu é torresmos com batatas cozidas... A diferença que eu faço da tradição, é que faço questão de comprar só a parte da febra e 2 ou 3 tiras de entremeada para dar um pouco de sabor, um pouco de fígado, e nada de sangue, e confesso que não utilizo as gorduras e sim as ervas aromáticas o que lhe confere um sabor um pouco mais exótico mas muito mais saudável.

Antes de vos passar a apresentar a receita, olhem só quem foi o primeiro a sentar-se á mesa:



Ora bem, aqui estão então os meus torresmos, preparados para irem para a mesa:


INGREDIENTES;



  • 7 Dentes de alho
  • 400 Gr de carne de porco da febra
  • 250 Gr de entremeada
  • 150 Gr de fígado de porco
  • 1 haste de alecrim
  • Ervas de Provença a gosto
  • Sal q.b.
  • 1 fio de azeite
  • Vinho Q.B. (eu quando tempero os torresmos costumo tapa-los com vinho)
  • Mistura de louro e pimentão doce da Maggi
  • 2 piri-piris 


PREPARAÇAO:

Eu faço os meus torresmos muito rapidamente, corte a carne em pedaçinhos pequenos (sim porque eu faço questao de comprar as peças inteiras para poder escolher o que quero) e coloco dentro de uma bacia, pico os alhos, e adiciono os restantes ingredientes, cubro com vinho tinto, mexo bem e reservo cerca de 1 hora (confesso que o sabor fica diferente de nós os temperarmos de vespera, mas como só compro a carne no dia, deixo-a marinar cerca de 1H, depois levo ao lume brando cerca de 45 minutos, mexendo de vez em quando, nao adiciono agua nem nada, o vinho com que os temperei é suficiente para os cozer. Entretanto cozo as batatas e sirvo com os torresmos acompanhados de couve Portuguesa.



Bom e como nao podia deixar de ser tinha que fazer uma sobremesa, e desta vez como tinha em casa mousse de manga, experimentei o bolo de bolacha com a mousse de manga e tenho que vos dizer que me surpreender pois é uma sobremesa deliciosa, o bolo fica mesmo bom:



INGREDIENTES:

  • 4 Pacotes de mousse de manga
  • 3 pacotes de bolacha tipo maria torrada
  • Café Q.B
  • 1 Romã

PREPARAÇAO:

Prepare a mousse seguindo as instruçoes da embalagem.

Faça o bolo como se faz o bolo de bolacha que todos conhecemos, e enfeite com a romã.

Este bolo com a mousse de manga torna-se um bolo bastante exotico e com a frescura da romã  acabamos por comer um pouco alem da conta, mas é muito bom mesmo, das melhores combinaçoes que eu fiz ate hoje!!!





Espero que gostem... e agora vou dar uma voltinha pelos vossos cantinhos pois estou em falha!!!

Beijocas

7 comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

UAU QUE DELICIA DE TORRESMOS ACHO MARAVILHOSO SEGUIR AS TRADIÇÕES FAÇO COMO VC SIGO E ACHO MUITO LINDO!TBM NUNCA ME ESQUEÇO DOS MEUS FAMILIARES E AMIGOS MORTOS SEMPRE ME LEMBRO COM CARINHO E AINDA CHORO DE SAUDADE DE MEU IRMÃO,MAS A VIDA É ASSIM E VAMOS SEGUINDO FELIZES POIS AINDA ESTAMOS AQUI!
BEIJO

são33 disse...

HA ANOS QUE COMO TORRESMOS A MINHA MâE EM ANGOLA FAZIA MUITAS VEZES.
ADOREI ESSE BOLO DE BOLACHA E MANGA...QUE DELICIA.
BJS

Lina disse...

Olá, Margarida! concordo plenamente com o que dizes no primeiro parágrafo. Não há dia especial para lembrarmos de quem gostamos, esteja ou não fisicamente connosco e muito menos gastar imenso dinheiro em flores e vaidades vãs e nem uma oração ou pensamento ter para quem já se foi, mas cada um age como quer. Os teus torresmos tem bom aspecto, mas o que mais me encantou foi o bolo de bolacha, prático e bem original a combinação dos sabores. Óptima ideia!
Beijinhos

Josy disse...

Ai Ai como eu queria ser esse gatito safadinho esperando por uma bocada nesses torresmos. Adoro torresmos miga
E esse bolo? nunca comi bolo de romã, que delicia deve ter ficado. Além de tudo lindo. Gostei de tudo miga querida...bjocas

Lari/Jê disse...

AMEI O BLOG!!!

Bom feriado!

Beijinho Jê

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Uma refeição muito agradável amiga...muito mesmo...adorei....bjokitass

Mónica disse...

Guidinha tu agora colocas aqui as refeições completas e isso abre-me logo o apetite :) gostei de tudo para mim é perfeito!

Beijinho