sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Risotto de camarao co legumes/ Bolo sem farinha

Bem, aqui no meu trabalho temos por costume ter o radio ligado e geralmente a nossa estação de eleição é a Radio Comercial... kkkkk, pois ontem a um dado momento minhas queridas eles disseram que era o dia do homem cozinhar... Hummmm olha só que bem me iria saber chegar a casa ensinar os filhos a fazer os tpc's e sentar no sofá junto da lareira a brincar com os filhotes e os miaus (coisa que o meu marido costuma fazer), mas aproveitei-me da situação e coloquei o desafio ao maridao, com as devidas promessas de não me deitar fogo á cozinha, e ele aceitou... KKKKKKKKKKKKKKKK.

Retirei do congelador o que iria ser o jantar e ele perguntou-me se não podia haver sobremesa... pois bem , eu e os meus filhos andávamos de olho num bolo que eu tinha descoberto num  blog e que era super simples de fazer e dei-lhe a receita... porta da cozinha fechada ... mas sempre de ouvido á escuta a ver quando seria necessário chamar os bombeiros... mas ate que correu bem.

Primeiro prato Risotto de camarão com legumes:



INGREDIENTES:



  • 1 embalagem de cenouras baby
  • 1 pacote de ervilhas
  • 1 fio de azeite
  • 1 pacote de sopa de cebola
  • 2 copos de vinho branco
  • 3 dentes de alho laminados
  • 2 pacotes de camaroes (ele usou dois pq os camaroes que eu tinha em casa eram pequenos)
  • Risotto

PREPARAÇAO:

Pois bem minhas amigas a porta da cozinha estava fechada logo eu não tive acesso á forma como ele fez o Risotto  mas creio que meteu dentro do tacho todos os ingredientes (excepto o Risotto) temperou com sal e a sopa de cebola, regou com o vinho e deixou levantar fervura. Antes de pôr o Risotto presumo que tenha adicionado 2 copos de agua e deixou levantar fervura, adicionou o Risotto, baixou e lume e deixou cozinhar lentamente ate obter um creme brilhante


Enquanto isso eu numa das minhas andanças pelos blogs encontrei no blog da Dona Sonia : http://blogdadonasonia.blogspot.com/ (se nao conhecem, passem por lá tem receitas fantasticas e a deste bolo é sem duvida maravilhosa e lá em casa é bolo para se repetir mais vezes pois todos gostaram apesar de ter sido o marido a fazê-lo:



INGREDIENTES:

  • 6 ovos
  • 3 colheres de cacau em pó
  • 3 colheres de margarina
  • 6 colheres de açúcar
  • 1 colher de fermento
  • 1 pacote de coco ralado
  • 1 lata de leite condensado cozido
  • Nozes picadas a gosto
  • chocolate meio amargo (200 Gr)
  • 1 pacote de natas
  • Metades de nozes para enfeitar


PREPARAÇAO:

Bata todos os ingredientes no liquidificador excepto o leite condensado cozido, as nozes, o chocolate e as natas.

Verta o preparado para uma forma sem chaminé e leve ao forno a 180º cerca de 20 minutos (se deixar estar mais tempo o bolo fica muito seco), desenforme e deixe arrefecer.

Abra o bolo no sentido horizontal e recheie com o leite condensado cozido, polvilhe com bocados de nozes grosseiramente picadas (guardando algumas metades para enfeitar), tape o bolo.

Leve ao lume um tacho com as natas, e quando estas estiverem quentes (sem ferver) retire do lume e deite lá para dentro o chocolate partido em pequenos pedaços e mexa ate obter um creme homogéneo. Verta sobre o bolo e decore com bocados de nozes. Leve o bolo um pouco ao frio.

E assim foi um jantar feito pelo meu mais novo chef de cozinha lá de casa... acho que me vou habituar ao sofá kkkkkkkkkk:


                          (esta fatia é para vcs, sirvam-se á vontade)

Espero que gostem... beijocas

18 comentários:

paula MARIANA disse...

Mas que marido prendado Margarida saiu-se muito bem e está de parabéns pois fez um rico jantarinho.
Levo a fatia de bolo que está mesmo a chamar por mim de tão guloso hummm...

beijinhos e tem um optimo fim de semana!!

Josy disse...

Margarida querida, obrigada por me avisar, esqueci de verdade do fermento mencionar kkkkk
Obrigada amiga, já arrumei...
Mas que história é essa de dia do homem ir pra cozinha??? Aqui não tem essas coisas não!! E que sucesso fez ele em sua cozinha Portuleira, o risoto ficou perfeito e acredito que delicioso. Parabéns para o maridoco. Passou no teste kkkkk
Quanto ao bolo, vi no blog da Sonia, ela tem ótimas receitas mesmo e me interessei nesse bolo sem farinha. O seu ficou um espetáculo de lindo miga
Parabéns viu? Gostei muito das duas receitas...bjocas vou levar minha fatia....hummmmmmm

NATÉRCIA disse...

Margarida parabéns ao marido pois fez uma boa figura...tudo ficou exlente eu gostei muito...um beijinho a todos que cozinharam resto de boa semana.

Miriam disse...

Olá Margarida,

Temos que instituir mais dias dos Maridos na cozinha...adorei a ideia rsrsrsrsrs.

E olha que o seu marido se deu muito bem na cozinha hem???

Tudo ficou perfeito...adorei!!!

Feliz Sexta!!!
1000 Beijokinhas

Andréa disse...

OLÁ MINHA QUERIDA!
DUAS BELAS RECEITAS PARA FECHAR A SEMANA,ARRASOU!

TENHA UM FIM DE SEMANA ABENÇOADO!
BEIJÃO......

Salsa Verde disse...

Olá Margarida,
Obrigada pela visita e simpático comentário e obrigada por me dares a conhecer o teu cantinho cheio de receitas deliciosas!!
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.

Felismina disse...

Os meus parabéns ao marido, ele merece! Que belo jantar e a sobremesa, hummmmm eu levo essa fatia comigo!

Bjs.

Papinha Doce disse...

Olá Margarida,

esse bolo sem farinha deixou-me curiosa, tenho de experimentar.

Bom fim de semana
Beijinho

Tixa disse...

São demasiado coisas boas!
Beijinhos

Especiarias Doces disse...

Amiga, obrigada pela fatia de bolo que você ofereceu. Está tudo com uma cara de delicioso.
Beijinhos doces,
Fernanda.

Mónica disse...

Margarida que grande sorte tiveste, calhou-te bem :):)
O bolinho também fiucou lindo, vou levar um bocadinho dessa fatia :)

Beijinho e bom fim de semana

Ângela disse...

Olá Margarida,
ora aqui está uma boa sugestão para quando algumas coisas acabam na despensa, nomeadamente a farinha, e ainda não se teve tempo de ir às compras! E que aspecto delicioso!

Beijinhos

Sofia.Lopez disse...

Olá Margarida!
Gostei muito das 2 sugestões...ficaram bem deliciosas :))o bolo está uma tentação...
Um beijinho e bom fim de semana!
Os teus miaus são tão fofos!!

Pauluxa disse...

Olá,
Ficou muito boa esta refeição e com um aspecto bem delicioso.
Beijinhos grandes e bom fim-de-semana

Ginja disse...

Que bom ter o marido a cozinhar! É sempre bom um miminho desses. O bolo está lindo :)
Um beijinho.

Xana disse...

bem, super prendado o maridão :).. E que bela surpresa ao chegar à cozinha e ter o jantar prontinho e delicioso :)
beijinhos e bom fim-de-semana

Nárwen disse...

Adorei as duas receitinhas...por um lado, sou fã de risotto e adoro camarões...por outro, adoro bolo de chocolate.
O aspecto de ambos ficou fantástico, parabéns.

Irene disse...

Huuum, obrigado! Aceito sim senhor! Está divino!!!
Bjocas