quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Panga de cebolada gratinado

Este foi o nosso almoço no domingo... Claro que o meu marido começou logo a reclamar... "Ora bolas comer peixe ao domingo, ao domingo come-se uma comidinha mais bonita... e coisa e tal,e tal e coisa e nhum nhum,,," mas eu como sempre fiz os ouvidos moucos e a dona do fogao e da cozinha naquele dia era meu portanto... tinham de comer o que me estava a apetecer.... e nao a ele... mas da proxima eu deixo-lhe a placa e o forno, as colheres de pau e as facas ou os pirex e os tachos....

Reclamaçoes á parte, eu ja tinha o meu panguinha descongelado e tudo preparado, ja tinha pensado como havia de o fazer (nada de receitas especiais nem nada de muito trabalhado) ficou assim:


INGREDIENTES:



  • 4 Postas de panga
  • 10 batatinhas
  • 3 cebolas
  • 2 ovos
  • 3 dentes de alho
  • 1 fio de azeite
  • 1 folha de louro
  • 5 ovos
  • 0,5 litro de leite




PREPARAÇAO:

Coza as batas em rodelas com o peixe e dois ovos em agua temperada com sal.

A meio da cozedura ( nao deixe as batatas ficarem totalmente cozidas, deixe-as ferver mais ou menos 10 minutos, o tempo de cozer os ovos).

Enquanto isso faça uma cebolada, corte as cebolas em meias luas ou as rodelas, lamine os alhos e adicione o azeite e a folha de louro, e deixe cozinhar em lume brando.

Retire as batatas do lume e escorra-as, desfaça o panga e adicione á cebolada, corte os ovos cozidos também em rodelas e adicione á cebolada, mexa bem e deixe cozinhar mais cerca de 5 minuto para que o peixe tome o gosto da cebola.

No fundo de um pirex disponha as batatas em rodelas e por cima deite as cebolada com o peixe.

Bata os restantes ovos com o leite e deite por cima do preparado anterior (aqui pode enfeitar com azeitonas, com cheiros verdes a seu gosto) e leve ao forno pre aquecido a 200º até estar bem douradinho.



Sirva acompanhado com uma saladinha.

Espero que gostem da minha sugestão!!

"A amizade é semelhante á felicidade
Se a perdemos descobrimos o vazio que ficou
No lugar onde havia um valioso tesouro
Florido!"

Beijocas

11 comentários:

Ilda Pinho disse...

Adorei, o aspecto está delicioso!!! Bjs ;)

belinha disse...

Deve ficar bastante bom.
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.com/

Tixa disse...

Um belo aspecto! Beijinhos

Mónica disse...

Margarida ele reclamou mas comeu eheheh é sempre assim com fominha vai tudo :) e tu despachaste a panga :)

Beijinho

NATÉRCIA disse...

Margarida, gostei muito da tua receita e finalmente colocaste letras que dá para se ver...um beijinho.

Josy disse...

Margarida minha Portuleira preferida, pois se tivesse peixes todos os dias em minha casa eu não acharia nada ruim. Amo peixes de paixão e seu pratinho ficou tentador, o aspecto está excelente. Miga não resolvi minha pendência ainda no Correio acredita?
Pois pode acreditar....bjocas além mar

Salsa Verde disse...

Ficou bem linda e é super interessante esta receita.
Beijinhos,
Lia.

Andréa disse...

COMO ASSIM O MARIDO RECLAMOU? ESTA RECEITA TÁ BOA DEMAIS, EU ADOREI!!!
BEIJOS.......

Andréa disse...

COMO ASSIM O MARIDO RECLAMOU? ESTA RECEITA TÁ BOA DEMAIS, EU ADOREI!!!
BEIJOS.......

são33 disse...

GOSTEI DESTA SUGESTÃO ,UMA MANEIRA DIFERENTE DE COZINHAR AS FILETES.
BJS

Executiva de Panela disse...

rs rs rs Tenho certeza que depois de provar esta panga tão caprichada, a barriguinha do seu marido agradeceu! O prato ficou apetitoso! Beijos, Paula