quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Bucho à minha maneira

Bem eu nao sei se toda a gente conhece ou pelo menos ja ouviu falar... Bucho recheado.

O bucho não é mais que o estômago do porco , que após ser bem lavado o deixamos a marinar em agua com cascas de laranja, louro, sal , e uma mistura de ervas aromáticas a gosto.

Geralmente eu deixo o bucho nesta marinada de um dia para o outro.

Aqui na zona existe um bucho típico que é feito numa  vila que fica a mais ou menos 7km da minha terra que é Vila Cova do Alva, mas a diferença entre o meu e o deles é que eu uso e abuso das ervas aromáticas e não coloco o sangue do porco dentro do bucho.

Então o meu saiu assim:

                              (isto é o estomago do porco (bucho) assim que eu o tirei da panela)

INGREDIENTES:



  • 1 Bucho de porco
  • 500 Gr de carne magra
  • Ervas de Provença
  • 6 dentes de alho
  • Mistura de pimentão e louro da Margão
  • 1 fio de azeite
  • cascas de laranja
  • 1 haste de alecrim
  • 3 piripiri 
  • Vinho tinto Q.B.
  • Arroz Q.B.
  • Sal

                                               (depois de frio o aspecto que tem por dentro)


PREPARAÇAO:

De véspera corte a carne em pedaços bem pequeninos e coloque dentro de uma bacia juntamente com o bucho bem lavado, adicione todos os temperos e ingredientes (excepto o arroz) e deixe ficar a marinar de preferência de um dia para o outro.

No dia seguinte retire o bucho e adicione o arroz cru a gosto (eu usei mais ou menos 250 gr) á mistura da carne e da marinada.

Retire as cascas da laranja e comece a encher o bucho com o preparado de arroz e carne.

Com uma agulha grande e fio de cozinha coza o bucho tendo o cuidado de não deixar nenhum buraco a descoberto.

Terminada esta operação, já devemos ter ao lume uma panela com agua a ferver onde vamos colocar o bucho, tendo previamente o cuidado de o picar com uma agulha em vários sítios para que as costuras não rebentem.

O meu levou cerca de 2h a cozer, mas a forma mais fácil de ver se o bucho está cozido é quando ele deixa de deitar o molho de dentro dele e a agua começa a ficar limpa.

Retirem, deixem arrefecer e sirvam se for como refeição acompanhado por exemplo com batatas fritas tendo o cuidado de levar o bucho cerca de 30 minutos ao forno a 30º, tb podem servir como entrada e aí serve-se frio... deixo ao vosso critério!!!



Espero que gostem!!!

Beijocas

23 comentários:

Tixa disse...

Nunca cozinhei esta parte do porco.
É uma boa sugestão para experimentar.
Beijinhos

argas disse...

Essa é daquelas coisas que ...não :) Mas acho excelente postares receitas assim tradicionais! bjinho

Mónica disse...

Ai Margarida eu já almoçava, adoro bucho mas já faz uns anos que não como, além disso nunca comi recheado sempre cozido só com molho verde como petisco mas também iria ser aprovado assim porque gosto mesmo muito.

Beijinho

Ratolinha disse...

Nunca experimentei comer bucho recheado. Já comi cozido com molho verde, estufado e até frito, mas recheado nunca me passou pela cabeça.
beijos

paula MARIANA disse...

Ai Margarida por acaso nem aprecio nada, nadinha amiga hehehe mas olha quem me manda a mim ser esquisita hihihi

obrigada por partilhares, beijinhos!!

Isabel disse...

Olá Margarida,
aqui está uma iguaria que nunca provei. Penso que o que comi mais parecido com esta especialidade foi a morcela de arroz (será?). Já tinha visto nalguns blogs que o bucho (ou maranho?) é característico da zona centro do País e louvo toda a cozinheira que não deixa morrer as nossas tradições gastronómicas, partilhando generosamente os seus saberes. Beijinhos.

Carla disse...

Olá,
Obrigada pelas palavras no meu blog.
Deve ser delicioso este bucho, já provava um pouquinho, posso?
bjs

Nárwen disse...

Olá Margarida,
obrigada pelo comentário no meu blog.
Estive a "cuscar" o teu blog e gostei muito do que encontrei. Tens receitas deliciosas e práticas. Mas o que mais gostei foi dos teus gatinhos, adoro gatos...tenho 4 e gostava de ter muitos mais.

Beijinhos

Josy disse...

Portuleira linda e saborosa sua refeiçao deve ser, embora eu não aprecie bucho e nem miudos sabes né.? Mas a minha tia que mora comigo virou até os olhinhos quando viu sua receita e já me pediu pra fazê-la kkkkk
Obrigada pelos versinhos sempre tão carinhosos. Bjos amiga querida

Pauluxa disse...

Olá,
Venho agradecer a tua visita e fiquei encantada com ambos os blogues, tens coisas muito bonitas no teu outro blogue com óptimas sugestões.
Est de culinária tem sugestões muito boas, Obrigada por gostares do meu humilde cantinho.
Beijinhos grandes

Miriam disse...

Olá Ana Margarida,

Que receita diferente...aqui já comi o bucho de bode recheado...deve ser parecido e é muito bom....

Feliz Quinta...
1000 Beijokinhas

Gisela disse...

Margarida, costumo comprar um enchido em Monchique, a que chamamos molho, e é feito nesse bucho,também com carne e arroz mas leva sangue. É tão bom!!!
O teu é diferente mas também deve ser delicioso.
Um beijinho

Saltapocinhas disse...

olá margarida!
obrigada pela visita.
o teu blog também é muito interessante e tb já sou seguidora. beijinhos

Andréa disse...

AMIGA PRA MIM ESTA RECEITA É NOVIDADE,GOSTEI DA SUGESTÃO,PARECE APETITOSO!

VIM TRAZER UM BEIJINHO PRA VOCÊ!
FICA COM DEUS!

saboracasa disse...

Comi bucho recheado com arroz e carnes em Guimarães quando estive lá a estudar e adorava: Iamos a uma tasca muito familiar,não me recordo do nome, a esposa fazia esta iguaria, muito bom! nunca mais comi ...

beijocas
Paula

Renata Boechat disse...

Margarida,

Agradeço seu carinho e sua gentileza no EternosPrazeres

Deixo meu carinhoso abraço,
Com votos de felicidade a voce, e sucesso ao seu blog!

Renata Boechat

Sérgio Gomes disse...

Margarida tanto tempo sem te deixar aqui uma mensagem! Desculpa!!!
Eu adoro bucho e este que tu preparaste ficou com um aspecto magnifico, bem que comia um bocado!

Beijos.

O meu pensamento viaja disse...

Margarida, vim visitar-te e já sou seguidora.
A tua cozinha é muito criativa e, estou certa, vai ser uma inspiração para mim.
Por exemplo, nunca tinha ouvido falar deste prato e gostava de o provar.
Será que é típico da região onde vives?
Continua a surpreender-nos, fugindo ao trivial.
Beijinhos
Nina

Sandra Reis disse...

Margarida, não tem falta nenhuma, sei que você está aqui nesse mundo que infelizmente só temos oportunidade de compartilhar um pouquinho. Teu blog está lindo e tenho visto as belezinhas do Nuvem de Algodão lá no Facebook.
Um beijo bem grande e bom fim de semana

Sophy disse...

Bom dia!!!

Andava pela net à procura de bucho recheado, em tempos vi uma reportagem na tv do bucho aí da Vila do Alva... já dei formação há muitos anos atrás aí... moras num sítio lindíssimo!!!

Sonia disse...

Olá Margarida, vim aqui conhecer sua cozinha, e achei muito acolhedora.
Sabe, meu marido gosta muito de bucho, mas até agora só preparei de boi aos pedaços.
Assim não conhecia, gostei de você ter postado a sugestão.
Voltarei sempre para ver as novidades, estou te seguindo.
Beijos

Formiguinha disse...

Oi Guidinha;

adoro o bucho do porco mas nunca cozinhei. De todas as vezes que comi foi cozinhado por outras pessoas.
Adorei o aspecto do teu e deu-me cá uma vontade de comer:)

Bom fim-de-semana!
Beijinhos da Formiguinha

Irene disse...

Queriad Margarida, só mesmo tu para um post destes...
Eu adoro bucho!!!!!!!! Só não o faço desta forma..É diferente....
Beijocas