quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sopa de Feijao Rude



Agora nesta altura começamos a recolher determinados alimentos do campo, uns que ao inicio se comem verdes e mais tarde secos como é o caso do feijão, mas também costumamos apanha-los em meio termo nem feijão verde nem ainda seco, é a altura é que os grãos  do feijão estão muito inchados e chamamos de feijão rude.

Ora apanhei um  balde deles, alguns congelei e com outros decidi que ia sair uma bela de uma sopinha de feijao rude com couve galega ou portuguesa (por outras palavras couve do caldo verde) que também tenho no meu quintal:



Aqui está o aspecto do feijão rude.

INGREDIENTES:


  • 400 gr de feijao rude
  •  2 cebolas
  • 1 abobora bebe (ou manteiga)
  • 4 batatas
  • 0,5dl de azeite
  • 2 dentes de alho
  • sal a gosto
  • couve portuguesa partida como para caldo verde

PREPARAÇÃO:

Coloque todos os ingredientes, excepto a couve, numa panela tape com agua, tempere com sal e azeite e deixe ferver.

Enquanto isso corte as couves bem fininhas (tb podem optar por comprar couve ja preparada que existe á venda nos supermercados, eu como tenho no quintal uso caseiras e corto-as na hora com a maquina).

Reduza a mistura da sopa a puré, se ficar muito grossa adicione mais um pouco de agua, deixe ferver, rectifique os temperos e adicione a couve.

Deixe cozer cerca de 10 minutos e sirva bem quentinha.

Eu costumo tirar sempre para o lado antes de triturar a mistura uns feijões inteiros que depois adiciono aquando coloco a couve, mas isso deixo ao vosso critério.


Hoje deixo-vos com um fatinho de bebe que fiz já a pensar no inverno, fiz em malha fantasia com uma só agulha:




8 comentários:

Moni disse...

Guidinha a fatia do bolinho esta guardada para ti :) e para mim uma tigelinha dessa sopa ao almoço era o ideal :)

Beijinho

paty disse...

Hummmm, uma sopinha dessas ao almoço calhava mesmo bem, tem um ar delicioso :))Beijinho

paula MARIANA disse...

Agora que vem aí o frio ainda é mais dificil resistir a uma bela sopinha, quente e reconfortante.

Beijinhos amiga e tem um BOM DIA!!

Josy disse...

Portuleira minha querida
Meu beijo vim buscar
E olha que bela sopinha aqui vim encontrar.
Que surpresa gostosa
Esta linda refeição
Sabes minha querida que adoro sopa de feijão
Minha poeta preferida
Lindas palavras me deixou
Adoro quando me visitas
Sua amizade me conquistou
Saiba voce minha amiga
Que também estás no meu coração Pois amigas como voce
Hoje em dia não se encontra não
Confesso que não sei fazer rimas Poetisa igual tu não conheço
Mas tentei lhe passar em rimas
O carinho que te ofereço

kkkkkkkkk Vc não sabe quanto tempo demorei só pra fazer essas trovinhas kkkk
Bjokas amiga, adorei a roupinha do neném

Andréa disse...

UMA SOPINHA É TUDO DE BOM, AQUI ESTÁ FAZENDO UM FRIOZINHO ESTA SOPA CAI MUITO BEM, HUMMMMM!
LINDA A ROUPINHA,PARABÉNS!
OBRIGADA PELO CARINHO, AMO SEUS COMENTÁRIOS!

BEIJÃO!

Irene disse...

Olha eu já comia um pratinho dessa tua sopa de feijão rude!!!!!
bjocas!
Parabéns por estas coisinhas lindas que tens aqui......

Elsa disse...

Esta sopinha deve ser bem reconfortante e deliciosa...
Gostei muito dos teus trabalho de malha, a minha mãe também gosta muito de fazer estas coisinhas lindas.
Beijocas

Lina disse...

Que delícia de sopa, Margarida! Cá em casa nunca falta sopa, até no Verão, quanto mais no Inverno. O fatinho do bébe está muito fofinho!
Beijinhos