sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Iogurtes Caseiros

Neste tempo ja nao se justifica nao ter uma iogurteira em casa, mas confesso-vos que ja andei a namorar algumas, mas ainda nao me decidi a comprar, mas via nos vosso blogs tantas receitas de iogurtes que queria imenso também faze-los.

Ora a minha mae, que tb é doidinha por cozinha, costuma comprar (tal como a filha) imensas revistas... numa dessas revistas que me escapou ao meu olhar e nao ao dela, vinha um artigo a falar sobre os beneficios do iogurte e como podemos faze-lo em casa sem ter iogurteira...


 Meti mãos á obra (ate aposto que vcs ja estao cansadas de saber estas coisas, mas eu juro que desconhecia e ainda não fui dar uma voltinha pelos blogs a ver se alguem ja tinha explicado), mas enfim... eu hoje estou feliz... os meus iogurtes saíram na perfeição... e sao deliciosos, fiz a receita basica e só fiz 6 para o caso de nao sairem bem... o que é certo é que os gourmet's mais pequenos ja comeram deles ao pequeno almoço e aprovaram!





Na revista da minha mae dizia que se nao tivessemos frasquinhos com tampa para usar papel de aluminio... Hummm nao me apeteceu e tantas lojas corri dos chineses, que numa dessas dos 300 aqui da minha terra descobri uns potezinhos todos giros para arrumar as especiarias.... Ora nem pensei mais, sao granditos, mas têm tampinhas e sao todos giros, comprei 6 agora ver se lá vou comprar mais 6 para variar os aromas... Olhem só a embalagem:





INGREDIENTES:

  • 1 litro de leite gordo (pode usar meio gordo, mas o iogurte não fica tao cremoso)
  • 2 iogurte natural solido (eu usei um de marca branca para ficar mais em conta)
  • 1 medida (copo de iogurte) de leite em pó (usei da nido)
  • 5 colheres de sopa de açúcar amarelo (podem nao usar)

PREPARAÇAO:

Começe por esterilizar os copos no microondas durante 30 segundos (sem as tampas), ou entao ferva-os em agua e deixe-os secar bem.

Amorne o leite a 43ºc, eu como tenho termometro, foi facil, mas quem nao tiver tb logo ve, tem que estar um pouco mais quente que a nossa temperatura corporal.

Misture o iogurte, com o leite em pó e o açucar, envolva bem com uma vara de arames, ate deixar de ter grumos.

Adicione o leite morno e envolva todo o preparado mto bem com a vara de arames.

Verta para dentro dos copinhos, tape-os e coloque-os numa vasilha, num local quentinho tapados com uma manta polar ou cobertor cerca de 7-8 horas.

Tb pode aquecer o forno a 45º, colocar lá os copinhos, desliga-lo, e, ao fim de duas horas voltar a aquece-lo a 45ºc voltar a desligar ate os iogurtes estarem coalhados.



Eu fiz de outra forma, coloquei dentro de um tacho, envolvi com uma mantinha polar e coloquei em cima do aquecedor a oleo a noite toda, o aquecedor manteve sempre a temperatura constante de 45ºc e de manha quando me levantei os iogurtes estavam coalhados.


Levei no mínimo 5h ao frigorífico e ficaram prontinhos a comer.






Hoje já vou experimentar fazer de aromas... nham... nham... ehehehhe

Os meus gourmet's ja me pediram de chocolate... vamos ver o que vai sair!!!



Acabei ontem um poncho com restos de lãs que existiam lá em casa e ate ficou giro:







11 comentários:

Josy disse...

Portuleira minha flor, terça feira fiz iogurtes tbém kkkkk, programei a postagem adorei, foi a primeira vez que fiz. O seu ficou lindo e cremoso minha amiga, isso é uma delicia né? Gostei muito da sua receitinha viu? Adorei o poncho, ficou giro mesmo hehe...bjocas da brasilesa

Nelinha disse...

Olá Margarida

Eu também já conhecia esta tática, mas em vez de um tacho utilizo uma mala térmica (conserva melhor o calor), no entanto às vezes o calor não é constante (e deixar o aquecedor ligado a noite toda sai bem caro) não saiem tão sólidos como se pretende, mas como tb não ficam liquidos, os rapazes reclamam da textura!!!

A semana passada fui à Box do Jumbo e estava lá uma iogurteira por 14 € e comprei. Agora tb vai começar a saga dos iogurtes, eheheheh!!!

Beijocas

Felismina disse...

Na minha opinião os iogurtes feitos em casa são muito mais saborosos, ainda não me arrependi de ter comprado a minha iogurteira...
Belos frasquinhos tu arranjas-te!

Bjs.

Moni disse...

Margarida que grande estreia nos iogurtes, ficaram super cremosos.

Beijinho e bom fim de semana

Andréa disse...

OLÁ QUERIDA MARGARIDA,
A TEXTURA FICOU MARAVILHOSA, EU VOU TER QUE FAZER, NÃO TENHO IOGURTEIRAS TBM, MAS A SUAS DICAS E RECEITA NÃO TEM COMO ERRAR.
OBRIGADA PELO CARINHO NO MEU BLOG,VOCÊ É UMA PESSOA LINDA E ESPECIAL QUE MORA EM MEU CORAÇÃO!

BEIJOS E ÓTIMO FIM DE SEMANA!

Lina disse...

Os teus iogurtes tem muito bom aspecto!Tenho visto muitos iogurtes nos blogues, mas ainda não me convenci a comprar uma iogurteira.
O poncho está bonito e quentinho para o Inverno.
Beijocas

Papinha Doce disse...

Fizeste bem em explicar esta técnica do iogurte, eu não conhecia e tab não tenho iogurteira.

Beijinho

Ps- Gostei do poncho

sandra santos disse...

Ficou muito bonito!!! eu tambem faço assim coisinhas dessas para casa.. assim gastamos o que h+a..

argas disse...

Ficaram mesmo bons!

Formiguinha disse...

Olá Margarida!

Mas que ricos iogurtes :)
Por acaso já sabia esse processo de fabricar iogurtes mas nunca experimentei. Estou à espera que marido me ofereça uma máquina para os fazer. Já faltou mais.:)

Boa semana!
Beijinhos da Formiguinha

Irene disse...

Adorei o teu Poncho!!!Lindo!
Bjocas