quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Arroz de legumes com atum fresco

Ontem passei pela peixaria aqui da sta terrinha e encontrei atum fresco... coisa rara... nunca vista... e como eu nunca tinha provado decidi experimentar...

Mas nao me apetecia estar a grelha-lo, entao fi-lo na frigideira e acompanhei com um belo arrozinho de couve:


INGREDIENTES:


  • 2 bifes de atum
  • 4 cebolas
  • 1 tomate maduro
  • 3 dentes de alho
  • ervas aromaticas a gosto
  • 1 folha de louro
  • 1 fio de azeite
  • sal a gosto
  • 1 tira de pimento
  • cogumelos frescos
  • 1/4 de repolho
  • arroz q.b.




PREPARAÇAO:

Coloque numa frigideira 2 cebolas cortadas em rodelas, 2 dentes de alho, a folha do louro, um fio de azeite, as ervas aromaticas, o tomate cortado em cubos e o pimento também cortado em cubos, deixe refogar por 10 minutinhos em lume brando, rectifique os temperos.

Enquanto isso corte os bifes de atum em cubos e findos os 10 minutos adicione ao preparado da frigideira assim como os cogumelos cortados em pedaços.

Tape (eu tenho uma frigideira com tampa) e deixe cozinhar lentamente cerca de meia hora, um pouco antes de terminar a cozedura rectifique os temperos.

Entretanto prepare o arroz, picando a cebola e o alho finamente para um tacho, regue com um fio de azeite deixe refogar ate a cebola ficar translucida.

Corte o repolho em juliana  e adicione ao refogado, tempere com sal e adicione a agua necessária para cozer o arroz, deixe levantar fervura e adicione-o. Tape o tacho deixe cozer por 5 minutos findo esse tempo rectifique os temperos, desligue o lume e deixe o arroz acabar de cozinhar com o tacho tapado.

Sirva a acompanhar o atum!!! Cá em casa foi provado e aprovado lololo... apesar de ao inicio todos fazem má cara... Mas temos pena, se sou eu que cozinho.... :D




E como nao podia deixar de ser aqui ficam mais uns trabalhinhos que eu fiz para a minha lojita:








Carteirinhas feitas em fuxico e com a tecnica do origami em tecido!!!

Beijocas a todas/os

11 comentários:

Felismina disse...

Olá, Margarida que bela sugestão nós deixas hoje, gosto muito de atum e se for fresco melhor ainda...
Ficaram lindos os porta-moedas!

Bjs.

Andréa disse...

OLÁ QUERIDA!
O MEU E-MAIL É luziandrea@yahoo.com.br
PODE FICAR A VONTADE E ME ESCREVER QUALQUER HORA, GOSTO MUITO DE VOCÊ,A MINHA MÃE TMB TEM O SOBRENOME ABREU SOMOS PARENTES, RSRS.
RECEITA NOTA 1000!

BEIJÃO DA AMIGA,
ANDRÉA..

Moni disse...

Margarida que arroz delicioso e com atum fresco hummm :)
As carteirinhas estão lindissimas.

Beijinho

Formiguinha disse...

Olá Guidinha!

Também nunca comi atum fresco mas qualquer dia faço como tu e arrisco provar. Pelo menos de aspecto ficou fantástico.

E fantásticos são estes porta-moedas. Tás artista!
Para mim pode ser o vermelhinho com o dinheiro é que hoje já são 28:):):)

Beijinhos da Formiguinha

Sandra Batista disse...

Belo arrozinho e com atum que gosto tanto...ficou muito apetitoso!
Beijinhos

Sandra Batista disse...

Ficou uma delicia de arroz e com atum que gosto tanto, que maravilha!
Beijinho

Josy disse...

Ai que delicia de refeição Portuleira, vc sabe que amo peixes, fiquei na vontade agora, e saio daqui com água na boca. Lindo prato aiaiai. Os fuxicos estão uns mimos..Bjocas

Catarina - ReceitaseSaboresdoMundo disse...

Ana Margarida,
Ficou com um aspecto delicioso : )
Ja me servia de um pratinho... As bolsas ficaram lindas, ameiiii

Beijinhos

Carla disse...

às vezes lá em casa também fazem má cara quando me lembro de fazer experiências, mas como dizes e muito bem quem cozinha lá em casa somos nós por isso....
Este teu arroz está com muito bom aspecto, e devia estar saboroso
Parabéns
Bjs

Josy disse...

Poxa Portuleira até que enfim vc apareceu...Sumiu menina, por onde andavas hem!! Ja estava com saudades de vc, entrava no msn e nada da portuguesinha....Ai ai que andastes aprontando hehehe...bjokas novidades?????

Irene disse...

Os teus trabalhos estão lindíssimos Margarida!!! parabéns!
A sugestão do atum, também não é nada má, não senhora!!
Bjocas