sexta-feira, 17 de junho de 2011

Bolo da Rainha de Saba com amendoas

                 Este é um classico bolo frances, o seu nome romantico é tudo aquilo que se julga ter sido a Rainha do Saba, que roubou o coraçao do Rei Salomao - negro, rico e tentador. Coberto com cacau mto escuro, o centro deste bolo é suave e humido- que mais posso dizer? Duma prespectiva funcional nao coza demasiado o bolo pois ficará mto seco. 

                Confesso que o meu deveria ter ficado mais 10 minutinhos no forno, mas como foi a primeira vez que eu fiz esta delicia... nao ficou propriamente bem... mas posso garantir-vos que o sabor deste bolo é simplesmente divino... 

              O sabor do bolo melhora a cada dia que passa - pode guarda-lo num recipiente hermetico durante 4 dias.  (em minha casa claro está que nao o posso conferir porque um bolo desaparece num picar de olhos)







INGREDIENTES:

  • 100 gr de chocolate preto 60-70% cacau (eu usei 70% cacau)

  • 100 gr de manteiga sem sal, amolecida

  • 100 gr de açucar amarelo claro em pó + uma colher de sopa adicional

  • 2 colheres de sopa de rum ou café (eu usei café, porque gosto do sabor do café e do chocolate incorporados)

  • 1/4 de colher de chá de essencia de amendoa amarga (eu usei a mesma quantidade de amendoa amarga que era a unica coisa que tinha em casa)

  • 3 ovos, separados

  • 50 gr de amendoa em po

  • 1 pitada de sal

  • 50 gr de farinha sem fermento

  • 2 colheres de sopa de cacau amargo + algum para polvilhar o bolo






PREPARAÇAO:

         Aqueça previamente o forno a 180º. Unte uma forma sem chaminé e forre-a com papel vegetal que tb deve untar.

        Derreta o chocolate em banho maria.

       Bata a manteiga com o açucar ate obter um creme fofo e esbranquiçado, adicione enquanto bate o rum ou o café e a essencia de amendoa, seguida das gemas adicionando uma de cada vez. Rapidamente envolva o chocolate derretido na mistura e misture as amendoas moidas enquanto bate.

        BAta as claras com a pitada de sal ate formar picos moles, polvilhe com a colher de sopa de açucar adicional e continue a bater ate ficarem em castelo. Vá juntando colheradas da mistura de chocolate, utilizando uma colher de metral para separar bem, depois envolva metade das claras. Adicione a farinha peneirada com o cacau e envolva cuidadosamente. Finalmente envolva as restantes claras.

       Verta a mistura para a forma espalhando-a uniformente. deixe cozer durante 20-25 minutos. Verifique aos 20 minutos- o bolo deverá ter crescido e deverá estar pouco firme no meio, mas bem firme dos lados. Retire do forno e deixe arrefecer durante 10 minutos. Descole os lados e vire para o prato de servir.

        Deixe arrefecer completamente e polvilhe com cacau amargo.






    Como já em cima referi o meu bolo deveria ter estado mais uns 10 minutinhos no forno, mas isso nao aconteceu, e como foi a primeira vez, da proxima ja sei como fazer, espero que apreciem a sugestao!!!!

13 comentários:

Célia disse...

Está com aspecto fantástico, com aquele chocolate derretido por dentro. Ficou tipo fondant.

Felismina disse...

Hummmm, olha que assim mal cozido não ficou nada mal...

Bjs.

silvia disse...

Só de olhar para ele já estou com fome!!!
Obrigada por partilhar.
Beijinhos

M. disse...

Hummmmmmm, muito bom!!! O ideal para roubar o coração de um homem que goste de doces ;)
Beijinhos,
Madalena

Ana Rita disse...

Nem posso olhar para esse bolo pk começo logo a babar me...Se morasses mais perto ia bater te á porta ao lanche!!!

Bjoka
Rita

Andréa disse...

MARGARIDA QUERIDA,
OBRIGADA PELOS RECADOS AS MENINAS ENTRARAM NO MEU BLOG E COMPREENDERAM, QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE!

E ESSE BOLO É UMA TENTAÇÃO MARAVILHOSA!!

UM GRANDE BEIJO,
ANDRÉA.....

Josy disse...

Margaridinha, eu já ouvi falar na Rainha de Saba, mas em bolo nunca, e olha ele me pareceu o petit gateau, que delicia, esse chocolate derretido me deu vontade de sair correndo daqui e pegar um avião supersonico, mas não adiantaria, por que qdo chegasse ai ja não teria sobrado nada, gostei desse bolo amiga, o petit gateau tbém, se deixa muito tempo, fica seco, se deixa pouco não cozinha direito por dentro, tem que ter técnica, o seu me parece delicioso e lindo...Mil beijinhos
500 de ontem e 500 de hoje rsrsrs

paula MARIANA disse...

Olha só que bolo delicioso
fizeste tu minha amiga Margarida
e está tão apetitoso
que se pudesse ia já para a minha barriga.

(pensavas que só tu fazias versos hehehe)

Beijinhos e tem um grande fim de semana!!

Especiarias Doces disse...

Nossa, que vontade!!!!
Beijinhos,
Fernanda.

Ivani disse...

Margarida, que bolo tentador amiga!
com esse chocolate bem úmido...nossa perfeito!
Bom final de semana amiga.
Bjks

Catarina - ReceitaseSaboresdoMundo disse...

Margarida,
Nunca ouvir falar desse bolo... Mas que esta com um aspecto delicioso esta : )

Beijinhos!

Send by Android 4G

Ana disse...

Aspecto fantástico!
Beijinhos.

Diana disse...

Apaixonei por esse bolo
Já está entre meus favoritos
valeu por compartilhar
bjos